Agenda Cultural

Sucesso de público e crítica, o Projeto “Feijão e Melodia” recebe no dia 4/06, a partir das 13h, os cantores Leandro Sapucahy e Marquynhos Sensação no Esporte Clube Cocotá, que fica na Rua Tenente Cleto Campelo, 497- Ilha do Governador. O cantor e intérprete Ito Melodia, que é o idealizador do projeto, três vezes Estandarte de Ouro, e filho do imortal Aroldo Melodia, também recebe  intérpretes das Escolas de Samba do  Rio de Janeiro:  Emerson Dias  (Grande Rio), Leonardo Bessa (Salgueiro), Artur Franco (Imperatriz),Cinegarey (Mangueira), Zé Paulo Sierra (Viradouro) .  Todos acompanhados pela Bateria Estandarte de Ouro da União da…
O Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, promove oficina gratuita de dança afro. As aulas acontecem às  terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30; e sábados, das 10h30 às 12h. O Centro Cultural Municipal José Bonifácio fica na Rua Pedro Ernesto, 80. Informações pelo telefone (21) 2233-7754.
Frank Sinatra marcou a história da música com personalíssimas interpretações e incrível carisma. Se estivesse vivo, o astro americano, que nos deixou em 1998, teria completado 100 anos em 2015.  E é em sua homenagem que o cantor britânico Louis Hoover volta ao Brasil, com o espetáculo-tributo “Salute to Sinatra”. Ele será acompanhado por The Hollywood Orquestra, integrada por músicos com swing e musicalidade, que nos remetem aos bons tempos. O show acontecerá às 20h do dia 3/06 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura. Louis Hoover é fã de Frank Sinatra…
  Nesta sexta-feira (26/05), de 9h às 16h30, a  Biblioteca Popular Municipal Euclides da Cunha, na Ilha do Governador, oferece , aulas gratuitas de desenho e pintura com o artista plástico Valdir Pereira Augusto. O curso faz parte do projeto "A arte e o artista em primeiro plano", que também acontece às quartas-feiras, entre 13h e 16h30. A biblioteca fica na Praça Danaides, no Cocotá. Informações pelo telefone (21) 3368-7797.  
A atriz e cantora Christine Valença, recentemente de volta ao país depois de estudar dança e teatro na Broadway (NY) e participar de curtas-metragens novaiorquinos, vai participar do  espetáculo musical “78 Musical”, que estreia no Teatro Municipal de Nova Friburgo nesta sexta-feira (26/05). A atriz carioca é também bailarina, instrumentista, cantora, e artista da voz, fundadora do Grupo Novos Vórtices de Pesquisa em Artes Performativas e Tradição. Filha da cantora Hanna, reconhecida por seus shows em clubes de jazz europeus e homenagens à João Gilberto, Christine começou a participar recentemente, como colaboradora artística, produtora e atriz, do projeto sul-coreano de…
O casarão histórico da Rua da Carioca onde já foi o primeiro cinema do Rio de Janeiro - Cine Ideal -, hoje abriga a MAISON LEFFIÉ, casa de eventos que serve de palco para festas, pocket shows, casamentos e eventos corporativos. O interior do prédio foi totalmente reformado, mas mantendo a arquitetura original, inspirada na Belle Époque, e chamando atenção para a atração principal do edifício: a cúpula assunada por Gustave Eiffel, engenheiro francês que construiu a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. É nesse ambiente que acontece nesta quinta-feira (25/05), um happy hour no melhor estilo das festas…
Benjamin Grosvenor, revelação internacional do piano clássico, apresenta-se no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 21/5. Segundo o crítico Bryce Morrison, da conceituada revista inglesa Gramophone , Benjamin Grosvenor “pode ser considerado o mais notável dos jovens pianistas da atualidade”. Natural da Inglaterra, ele é internacionalmente reconhecido pelas interpretações eletrizantes e criteriosas e pelo domínio virtuosístico dos mais complexos desafios técnicos. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura. Programa: Schumann –  Arabesque  em Dó maior, op. 18 Mozart –  Sonata Nº 13 , K. 333 Beethoven –  Sonata Nº…
O Projeto Criolice, que é considerada pelos  sambistas e crítica especializada como a maior roda de samba do Rio de Janeiro, realiza show no próximo domingo (21/05), a partir das 15h, com uma homenagem ao bairro de Madureira, que completa esta semana 404 anos de existência. Conhecida com a capital do samba, Madureira é sede das agremiações Império Serrano , Portela e também conta com a Feira das Yabás e várias rodas de samba espalhadas pelo bairro. O evento acontece no Parque de Madureira, na Arena Fernando Torres. O local é um estruturado e aconchegante, espaçoso e todo coberto. Num…
A bateria Sinfonia Imperial, da Escola de Samba Império da Tijuca, está retomando sua oficina de percussão denominada “Oficina Imperial de Bateria”. O projeto, que tem como objetivo expandir e profissionalizar através da prática e da teoria todos os alunos, receberá a inscrição de homens e mulheres, toda terça-feira a partir das 19 horas na quadra da agremiação. Na sequência, a partir das 20 horas, acontece os ensaios de bateria visando o Carnaval 2018. As aulas iniciam no dia 23/05. Podem participar das aulas iniciantes que nunca tiveram contato com os instrumentos e alunos que já tenham algum domínio para…
A primeira edição do Barra Blues Festival será realizada no Shopping Metropolitano Barra entre os dias 25 e 28/05. O evento conta com shows de blues, jazz e rock, além de djs convidados para tocar clássicos da country music. O evento contará também com a presença de diversos food trucks com gastronomia variada,  além de trucks de cervejas artesanais cariocas. Diariamente haverá shows de novas bandas, às 13h, e de bandas e cantores veteranos, às 15h e às 19h. Artistas como Ivan Mariz, Bandana Blues, Duo Acoustic Blues e Indians Brothers se apresentarão no palco. O evento acontece de 12h…
A Lona Cultural Carlos Zéfiro está sempre de portas abertas para novos talentos. É por isso que traz de volta ao seu palco o Rec Music Festival, cujo objetivo é jogar luz sobre artistas da nossa música em busca de espaço para mostrar seus talentos. Com novo formato, o festival vai ocupar as sextas-feiras da Lona entre os dias 19/05 e 30/06, sempre às 18h, de graça. Serão várias etapas reunindo as bandas para interagir e trocar experiências. Trinta e duas bandas foram selecionadas dentre as inscritas na pré-seleção. Elas serão divididas em quatro sessões de audições, compondo a Roda…
A Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, em Botafogo, Zona Sul do Rio, homenageia os poetas brasileiros  nesta quinta-feira (18/05), a partir das 15h.  Além de celebrar os antigos mestres, o projeto "Encontro da Poesia"  terá a presença de escritores da nova geração, que irão apresentar os seus trabalhos. A iniciativa é coordenada por Lydia Simonato e Larissa Loretti. A entrada é gratuita. A Biblioteca de Botafogo fica na Rua Farani, 53, e abre diariamente, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (21) 2551-6911.
A Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Nova Maré, realiza atividades de recreação gratuitas para jovens e adultos das 16 comunidades que formam o Complexo da Maré. Está prevista a ampliação da programação a partir deste mês, com mais cursos e shows. De segunda a sexta-feira, das 15h às 16h e de 13h às 15h, acontecem os projetos "Nenhum a menos" e "Muda Maré", respectivamente, com aulas de músicas, complementação pedagógica e educação socioambiental. Aos sábados, das 11h às 13h, jovens com mais de 14 anos e adultos estão convidados a participar das aulas de Stiletto. A Lona da Maré…
Precursor da bossa-nova, o cantor Dick Farney é o homenageado no show “Alguém como tu”, que será apresentado no próximo dia 21/05, às 20h, na Sala Baden Powell, em Copacabana. O espetáculo vai apresentar clássicos da música brasileira lançados pelo artista entre os anos de 1940 a 1980. O tributo é para marcar os 30 anos de morte do cantor que fez muito sucesso com sua voz aveludada. O Sinatra brasileiro, como era considerado Dick Farney, será interpretado pelo cantor paulistano Zé Luiz Mazziotti, escolhido pela própria família do homenageado. Com arranjos do maestro Itamar Assiere, o show conta ainda…
Após quatro anos de sua estréia no meio fonográfico, com o elogiado CD “Bem Brasileiro”, os gêmeos violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro, integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, voltam a causar alvoroço sonoro, agora com o segundo disco em quase 30 anos de carreira. Novamente com produção de Sergio Roberto de Oliveira, o duo lança o CD “Paisagens Cariocas” (A Casa Discos / Tratore), que contou com participações especiais de José Staneck (harmônica), Cristina Braga (harpa) e Ana Letícia Barros (pandeiro), e, no Rio, vai ganhar um lançamento duplo, com dois concertos: na sexta-feira (19/05),  às 20h, na Sala Cecília Meireles,…
A cantora Vilma Rosa promove no próximo domingo (14/05) uma suculenta feijoada em comemoração ao Dia das Mães. O evento será realizado na quadra da Escola de samba Mocidade de Vicente de Carvalho. Na ocasião, a sambista recebe como convidados Elaine Machado e Leandro D'Mennor, diretamente do Quintal do Pagodinho . A quadra da Mocidade de Vicente de Carvalho fica na Av. Martin Luther King Júnior, 5.309. Serviço: Quadra da Mocidade de Vicente de Carvalho Av. Martin Luther King Júnior,5309 Dia: 14/05 - domingo Classificação: livre Horário: 12h Feijoada: R$ 15,00
A Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró), na Penha Circular, Zona Norte do Rio, promove neste fim de semana (13 e 14/05) o projeto "Cinema na Dicró" com sessões gratuitas de cinema infantil. No sábado (13/05) será exibido o filme "Alice através do espelho". No domingo (14/05) será a vez de "A Era do Gelo - 5: O Big Ben". As sessões começam às 10h30. A Arena Dicró fica no Parque Municipal Ary Barroso, na Avenida Brás de Pina, s/nº. Informações pelo telefone (21) 3486-7643.
A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira está preparando mais um grande evento no mês de maio para os amantes do samba. Após vinte anos o grupo Fundo de Quintal estará de volta ao Palácio do Samba para mais uma festa em verde e rosa. A edição especial do Dia das Mães acontece no dia 13/05, a partir das 13h, com muitas atrações e claro, aquele feijão nota dez premiado. Além do tradicional grupo carioca, também se apresentam a Velha Guarda Musical da Mangueira, o grupo Art Junior, Chacal do Sax, intérprete e a bateria da Mangueira. Os ingressos…
Nesta quinta-feira (11/05), a partir das 18h, acontece o lançamento da Roda de Samba-Enredo que vai levar os mais prestigiados intérpretes do carnaval carioca à quadra da Escola de Samb Arranco do Engenho de Dentro. Atrações confirmadas: - Léo Simpatia (Arranco do Engenho de Dentro) - Mariano Maia (Cacique de Ramos) - Leonardo Bessa (Acadêmicos do Salgueiro) - Ronaldo Yle (União do Parque Curicica) - Juan Espanhol (Cantor e compositor, estandarte de Ouro em 2006)   O evento acontecerá quinzenalmente na quadra da azul e branco, sempre  às 18h e com o encerramento por conta da galera. No repertório,   sambas…
A Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, promove às segundas e terças-feiras, das 13h às 15h, oficina de corte e costura. Às quartas-feiras, entre 9h e 11h, acontece a oficina de artesanato. A entrada é gratuita e as atividades são abertas a todas as idades. A Biblioteca Popular Municipal Cecília Meireles fica na Rua Dr.  Bernardino, 218. Informações pelo  telefone (21) 3833-0084.
A Biblioteca Popular Municipal Marques Rebelo, na Tijuca, Zona Norte do Rio,  promove este mês a exposição "Abolição da Escravatura", com livros e gráficos que homenageiam o 13 de Maio. A mostra pode ser visitada até o próximo dia 31, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é franca. A Biblioteca Popular Municipal Marques Rebelo fica na Rua Guapeni, 61, Tijuca. Informações pelo telefone (21) 220-0752.
O Shopping Metropolitano Barra realiza na próxima terça-feira (9/05), às 14h10, mais uma sessão CineMaterna especialmente para as mães levarem seus bebês de até 18 meses. O filme escolhido por meio de votação no site da Associação CineMaterna  foi "Velozes e Furiosos 8". As sessões Cinematerna são programadas para levar entretenimento às mães no pós-parto, em um ambiente amigável para os bebês, com som e ar condicionado suaves, sala levemente iluminada e tapete emborrachado para que mães e crianças fiquem mais à vontade no chão. Há também trocadores disponíveis nas salas de cinema, equipados com fraldas, pomadas e lenços umedecidos…
O Centro Cultural Theophilo Massad - CCTM, em Angra dos Reis, está comemorando 17 anos de fundação. O espaço recebe uma programação no mês de maio bastante variada e para todos os públicos e gostos, com muita música, poesia, teatro infantil e adulto, entre outras atividades. Para celebrar a data 24 de maio, data de aniversário do CCTM, a Secretária Executiva de Cultura e Patrimônio vai realizar uma programação especial, com a realização de oficinas, cinema, teatro, música, bate papo e o tradicional corte do bolo. Confira a programação: Dia 04, às 20h, Bruno Perez e Banda (música). Entrada R$…
A Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, em parceria com o Galpão Bela Maré, apresenta  programação recreativa com música e exposição de 16 artistas plásticos das comunidades que compõem o Complexo da Maré.  O evento acontece neste sábado (6/05), às 17h. A entrada é gratuita. Antes da inauguração da mostra, o público poderá dançar ao som das bandas Rico Dalasam, Digital Double e Son Sisters, além do cantor Jerubanto. A Lona Cultural fica na  Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré.  Informações pelo telefone (21) 3105-6815.
Neste domingo (7/05), a Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, com concerto em homenagem às mães. A atração é gratuita e terá início a partir das 17h, na Praça de Eventos do empreendimento. Sob a regência do maestro Sammy Fuks e com programação renovada, o repertório do concerto incluirá sucessos populares de Tom Jobim, como Garota de Ipanema e Eu sei que vou te amar, e os clássicos Bachianas brasileiras nº 9 e Bachianas brasileiras nº 2: O trenzinho do caipira, de Heitor Villa-Lobos, que completaria 130 anos em 2017. Serviço: Apresentação…
O nome da peça é LIVIA, e o da protagonista é Sol Menezzes , atriz de 21 anos, irmã mais nova de Sheron Menezzes, que, ao lado do jovem ator e autor angolano, Licínio Januário, vai emocionar plateias mundo afora com a história de vida simples e incrível de um casal como qualquer outro. Livia e Felipe, personagens criados pelo próprio Licínio no seu segundo mergulho em texto de dramaturgia – o primeiro foi Todo menino é um rei, ganhador do  prêmio Fomento Olímpico 2015 – percorrem diversas fases de suas vidas tomados por paixão, família, conflitos, escolhas, encontros e…
A edição de maio da Feijoada do Leão, de Escola de Samba Estácio de Sá,  reservará boas surpresas aos sambistas. Completando 90 anos em 2017, a primeira Escola de Samba do Brasil vai ter sua história contada na Intendente de Magalhães através do enredo do GRES.  Acadêmicos do Engenho da Rainha,  que vai desfilar pela Série “B”.   A festa começará às 13h, regada a muita feijoada e muita MPB na voz de Jorge Caetano. Em seguida, o pagode rola solto durante toda a tarde.  Serginho do Porto e a Bateria Medalha de Ouro fazem o aquecimento para o grande…
O Museu Histórico da Cidade, localizado no bairro da Gávea (RJ), é palco da exposição "O Rio de Janeiro de Estácio de Sá", que reúne pinturas, gravuras, esculturas, plantas e maquetes sobre os 452 anos do Rio. A mostra também apresenta documentos referentes à fundação por Estácio de Sá, em 1565, a Mem de Sá e à transferência da cidade para o Morro do Castelo. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, até o dia 4/06. A entrada é franca. O Museu Histórico da Cidade fica no Parque da Cidade -  Estrada Santa Marinha,…
O Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, oferece inscrições gratuitas para diversas oficinas de arte para crianças e adultos. São oferecidas as seguintes atividades:  aulas de teatro infantil e adulto, danças de salão, cigana, espanhola e do ventre, forró, jongo, canto coral, ioga, preparação vocal e pintura, entre outros. O Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá fica na Rua Barão, 1.180. Informações pelo telefone (21) 3833-4769.
Zeca Pagodinho se apresenta no próximo domingo (7/05) na “Feijoada de Bamba”, na quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias. Além de Zeca, o evento conta com a Bateria Invocada e o intérprete Emerson Dias, Chacal do Sax e a bateria da coirmã convidada: Beija Flor de Nilópolis, com o seu intérprete oficial, Neguinho da Beija Flor. A abertura fica por conta do Samba das Cabeleireiras. Nos intervalos tem Juninho DJ, agitando a quadra da tricolor de Caxias. O sambista promete fazer o público dançar com sambas do álbum “Ser Humano”, último trabalho solo…
O cantor Reinaldo, o Príncipe do Pagode, será a grande atração da roda de samba Feijão e Melodia, que é comandada pelo intérprete da União da Ilha do Governador, Ito Melodia. O evento acontece no próximo domingo (7/05), a partir das 13h, no Esporte Clube Cocotá, que fica na Rua Tenente Cleto Campelo, 497-Ilha do Governador. A festa contará com vários convidados, entre eles: Juninho Thybau, Carlos Caetano, Moises Santiago, Bruno Revelação, Bateria Estandarte de Ouro da União da Ilha comandada pelo Mestre Ciça entre outras feras do mundo do samba. A abertura fica por conta dos grupos 39.5, Segredo…
O Centro Cultural Municipal José Bonifácio promove oficina gratuita de dança afro. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, e aos sábados, das 10h30 às 12h. A direção é do professor Omar Jimenez. O Centro Cultural Municipal José Bonifácio fica na  Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, Zona Portuária do Rio. Informações elo telefone 2233-7754,  de segunda a sábado, entre 9h e 17h.
O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo promove às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, oficina gratuita de capoeira com o Mestre João Kanoa. A atividade é aberta a todas as idades. O Centro Cultural fica na Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa (RJ). Informações pelos telefones (21) 2215-0618 e 2224-3331.
Na próxima quarta-feira (3/05), às 19h, o Trio Aquarius, primeiro lugar e grande vencedor do edital de concertos da atual temporada do BNDES, fará um especial concerto de comemoração dos seus 26 anos de atividades ininterruptas. Com o objetivo principal de divulgar a música brasileira de concerto, o trio, formado pelo pianista Flávio Augusto, pelo violinista Ricardo Amado e pelo violoncelista Ricardo Santoro, homenageará três imortais da Academia Brasileira de Música (ABM), cujas obras são, em grande parte, dedicadas à música de câmara com piano: Edino Krieger (1928), acadêmico da cadeira nº 34; Francisco Braga (1868-1945), patrono da cadeira nº…
Seguindo o ditado que “um é pouco e dois é bom”, “Cena Impressa – Volume 2 – Teatro em parceria” repete a fórmula de autores novos com  textos surpreendentes, trazendo como novidade o trabalho em parceria.   O lançamento será dia 2 de maio, a partir das 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97). O diretor Diego Molina – que faz dobradinha com Leandro Muniz no texto “Debate” -, assina também a organização do segundo volume, que segue valorizando o trabalho feito pela “nova dramaturgia carioca”. O livro apresenta quatro peças, um esquete, cinco textos de…
Em cartaz no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, de 6 a 28/05, o monólogo “Frida Kahlo, a deusa tehuana” Alguns artistas ultrapassaram a popularidade adquirida com seu trabalho e tornaram-se sua melhor arte. Frida Kahlo pintou sua própria face um sem número de vezes no corpo de uma obra intensamente auto-referenciada. Teatralizou a sua própria existência, foi a expressão maior de luta e superação mesmo trazendo consigo as maiores dores – físicas e existenciais. No lugar do luto, vestiu-se de cores. Com direção de Luiz Antonio Rocha e atuação de Rose Germano, o monólogo “Frida Kahlo, a…
Clara e Isabel são lindas, jovens, talentosas e vivem um grande amor.  Mas o sentido da vida entra em xeque diante do diagnóstico de ELA.  Cada vez mais ausente fisicamente o tempo de Clara se expande em sua vida interior, comparecendo em cena através de memórias e delírios que nos fazem pensar no que seja a mente humana. Enquanto isso, com apoio de Paula, médica e amiga de infância, Isabel dá conta da realidade, galgando íngremes fronteiras com poder e coragem que jamais soube que poderia ter. Embora a doença as tenha enfraquecido, ELA fortaleceu os laços que as une.…
O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, realiza de terça-feira a domingo (25 a 30/04), a exposição "Bonecas africanas Ahosis", confeccionadas em papel marché com material reciclado. Sob direção do professor Vanilso Freitas, o trabalho é feito por artesãs idosas assistidas em programas sociais do Centro Cultural Onikoja, em Sepetiba. A mostra pode ser visitada das 10h às 18h. A entrada é gratuita. O Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169. Informações pelos telefones (21) 2215-0621 e 2224-3922.
O compositor e trompetista Silvério Pontes quer mais é botar o choro na rua. Afinal de contas, dia 23 de abril é o Dia Nacional do Choro, data em homenagem ao aniversário de Pixinguinha, o artista que consolidou nosso mais genuíno gênero musical. E Silvério Pontes – que lançou, em 2016, seu CD autoral “Reencontro”, pelo Selo Des Arts, comemorando seus 40 anos de carreira – está animado e preparado para as múltiplas comemorações.  Com a proposta de resgatar o apelo popular que o Choro tinha no século passado, Silvério está investindo no projeto “Choro na rua”. Neste mês de…
Neste final de semana (22 e 23/04), a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró), na Penha Circular, promove o projeto "Cinema na Dicró" com sessões gratuitas de cinema infantil. No sábado, será exibido o filme "Descendentes". Domingo, será a vez de "Bons de bico". As sessões começam às 10h30. A Arena Dicró fica no Parque Municipal Ary Barroso - Avenida Brás de Pina, s/n. Informações pelo telefone (21) 3486-7643.
<< Iniciar < Ant 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próx > Fim >>
Pagina 1 de 36
MAIS PROCURADOS