Agenda Cultural

A Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira (Dicró), no Rio, será palco nesta  nesta sexta-feira (24/11), a partir das 20h, do evento "Varieté de Circo", com apresentações de artistas circenses. A entrada é franca. A Arena Dicró fica no Parque Municipal Ary Barroso - Avenida Brás de Pina, s/nº (com acesso pela Rua Flora Lobo) - Penha Circular, Zona Norte do Rio. Classificação: 12 anos. Informações pelo telefone (21) 3486-7643.
Dando seguimento a sua 10ª Temporada no Centro Cultural da Justiça Federal, e a 20ª de sua carreira, o grupo carioca de compositores Prelúdio 21 promoverá um concerto mais do que especial neste sábado (25/11), às 15h, no Centro Cultural da Justiça Federal. O penúltimo recital do ano será todo dedicado a um dos seus fundadores, o compositor Sergio Roberto de Oliveira, falecido em junho deste ano. No programa, somente obras do músico tijucano através dos intérpretes Paulo Santoro (violoncelo), Miriam Groisman (piano), Trio Capitu e o Conjunto de Saxofones da UFRJ. Duas vezes indicado ao Grammy Latino (2011 na…
A cantora, compositora e atriz HANNA fará o elogiado show do seu CD "O amor é Bossa Nova - Homenagem a João Gilberto” nesta sexta-feira (24/11), às 12h, no Teatro Glauce Rocha, no Centro, homenageando seu ídolo maior, João Gilberto, interpretando seus clássicos. O disco foi indicado em diversas categorias ao Grammy Latino e também ao Premio da Música Brasileira como Melhor Álbum. Com o toque sensual e aveludado de sua voz, que passeia com brilhante interpretação a cada canção, a cantora surpreende repaginando, com seu estilo único, a influencia inconfundível de João Gilberto, agora sob novos olhares. O show…
Nesta sexta-feira (24/11) a partir das 20h, na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, Zona Norte do Rio, será apresentado o espetáculo Toque de Negro. Logo após, a cantora Sandra Serrado e os atores da Cia Trupe de Teatro se unem no palco para prestar tributo à saudosa cantora Clara Nunes. As atrações fazem parte da programação especial em comemoração ao Mês da Consciência Negra. A peça Toque de Negro traz uma reflexão sobre a relação do homem com a natureza, e mostra, através de músicas e danças da cultura africana, como o homem deve mudar o seu comportamento. Em…
A Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Maré, apresenta nesta quinta-feira (23/11), às 17h, o projeto "Cine Rabiola", com exibição do filme infantil "Kirikou - Animais selvagens". A atividade é aberta às crianças que vivem nas 16 comunidades do Complexo da Maré. A Lona Cultural fica na Rua Ivanildo Alves, s/nº - Nova Maré, Zona Norte do Rio. Mais informações pelo telefone (21) 3105-6815.
A banda Ramona Rox se apresenta pela primeira vez em Miracema nesta quinta-feira (23/11), na festa de inauguração do pub Solos Beer, localizado na Rua Dona Emerlinda 19, no Centro. O novo pub conta com pratos e cervejas artesanais, além de músicas de alta qualidade. Na sexta-feira (24/11), o show acontece em Cabo Frio. E os seguidores da banda já podem preparar o look branco para a Festa Chic, no Tróia Lounge Bar, ao som da Ramona Rox. A festa começa às 23h, na Avenida Assunção, 721. Já no sábado (25/11), será a vez de Macaé receber a banda mais…
A Cia de Arte Persona apresenta o espetáculo "Luna Clara e Apolo Onze" neste final de semana (18 e 19/11) no Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes. "Luna Clara e Apolo Onze" é um espetáculo infantojuvenil, que mistura fantasia e realidade, tendo como foco principal o amor e a perseverança. A história leva a um mundo fantástico, embora trate de sentimentos e valores profundos e verdadeiros. Com o amor como pano de fundo, a história traz reflexões sobre perseverança, sinceridade, honestidade, alegria e fé na vida. Tudo se passa na região de Desatino, onde se encontram duas cidades:  Desatino do…
Nesta sexta-feira (17/11), agito total no Berço do Samba. A partir das 23h, a Estácio de Sá - a primeira Escola de Samba do Brasil - recebe mais duas agremiações coirmãs para uma confraternização onde o personagem principal é o sambista. As convidadas desta semana reúnem em suas histórias, títulos e muito respeito, sem contar no amor dos foliões aos pavilhões. Com as boas vindas da bateria Medalha de Ouro, Serginho do Porto e de todos os segmentos da Estácio de Sá, Imperatriz Leopoldinense e Unidos de Vila Isabel participarão do Projeto "Uma noite no Berço do Samba", levando alegria…
Seguindo o sucesso do “Samba da Feira”, a roda de samba que conquistou o público do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, chega o grupo Fundo de Quintal. Com um grande histórico no samba carioca, eles serão os convidados especiais do Grupo Bororó para a próxima edição neste sábado (18/11) reunindo famílias e amigos. O evento gratuito começa às 15 horas e se estende até 23 horas, nos Armazéns do Engenhão, na parte externa do Estádio Nilton Santos. Pelo ‘Samba da Feira’, já passaram craques como: Diogo Nogueira, Xande de Pilares, Reinaldo, Noca da Portela, Leandro Sapucahy, Revelação, Arlindinho,…
Na próxima segunda-feira (20/11),  Dia da Consciência Negra, a partir das 12h, o  Projeto Criolice   realiza o evento “Zumbi Vive”, no Clube 4 Linhas, em Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio. A programação é extensa: 12h - Abertura dos portões com a Feira de Afroempreededores; 12:00 às 13:00 - Batalha de Barbeiros; 13:00 às 14:00 - Roda de Capoeira; 14:00 às 16:00 - Feijoada servida gratuitamente; 15:30 às 16:30 - Karllote Well e Banda; 16:30 às 17:00 - Batalha de Passinho; 17:00 às 21:30 - RODA DE SAMBA - CONVIDADAS ESPECIAIS: ÉPRETA! É Preta é um projeto musical que reúne…
Um movimento projetado por um grupo de amigos com o intuito de fazer um samba com autenticidade. Manter a originalidade é o principal objetivo desse projeto, que em 20/11/2016, ou seja, há um ano, deu a partida para a construção de uma roda de samba em Magalhães Bastos, Zona Oeste do Rio, com a intenção de relembrar as rodas que se faziam no fundo dos antigos quintais. Desde então,  a roda acontece todo 3º domingo do mês, e no próximo domingo (19/11) irá comemorar seu primeiro aniversário. O ambiente familiar, com chão de terra batida e o público cantando na…
A Escola de Samba Unidos do Viradouro realiza no próximo dia 19/11 (domingo), em sua quadra, mais uma edição de sua feijoada mensal.  Desta vez terá entre as atrações musicais, o cantor Mumuzinho e o grupo Molejo, que vão agitar o público cantando seus grandes sucessos. Mas clássicos de sambas-enredo também estarão no repertório do evento, já que Zé Paulo Sierra, intérprete oficial da escola de Niterói, receberá Emerson Dias, da Acadêmicos do Grande Rio e se apresentarão ao som da bateria Furacão Vermelho e Branco comandada por mestre Maurão. A quadra fica na Avenida do Contorno 16, em Niterói.…
Celebração do Dia Nacional da Consciência Negra e 10 anos do registro das matrizes do samba como Patrimônio Imaterial do Brasil. O mês de novembro é especial para o samba e mais ainda para a roda PedeTeresa, que comemora 4 anos nesta sexta-feira (17/11), na Praça Tiradentes, Centro do Rio. Para celebrar, o PedeTeresa criou um evento com rodas de conversa e muita música. A  programação inicia às 16 horas com uma mesa de debate sobre o tema “Economia Criativa e Política Públicas para rodas de samba”. Já confirmaram presença o secretário estadual de cultura, André Lazaroni e Heliana Marinho,…
A Cia Mosaico de Teatro  apresenta nesta quarta-feira (15/11), uma nova “roupagem” do clássico Musical Hair. O espetáculo acontece às 20h, no Teatro Popular de Rio das Ostras. A ideia da releitura do musical é apresentar o outro lado da contracultura hippie, além de questões em torno do movimento antiguerra que será simbolizado na peça pelo corte de cabelo em cena. Quem for ao Teatro Popular de Rio das Ostras para assistir Hair terá também a oportunidade de conferir o trabalho de formação da Cia Mosaico em duas outras atrações: a microprodução da Cômica Família Addams e a montagem condensada…
O cantor, compositor e artista visual Mussa realiza o show "Mussa Samba Combo" no Teatro Gonzaguinha, no Rio, nesta quarta-feira (15/11), às 19h30. No repertório, entre outros sucessos, as músicas do seu CD "Mussa Samba Combo". Ingressos: R$ 20 / R$ 10 (meia entrada). O Teatro Gonzaguinha fica na Rua Benedito Hipólito, 125 - Praza Onze, Centro do Rio. Informações pelo telefone (21) 2224-3038.
Em cartaz no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo) a exposição "Retratos de negro", em homenagem  ao  Mês da Consciência Negra com . Com tinta acrílica e técnica de pastel seco, os artistas mostram personagens e hábitos da cultura negra em 30 quadros 50x70. A mostra está aberta à visitação de terça-feira a domingo, entre 10h e 18h. Classificação: livre. A entrada é gratuita. O Centro Cultural fica na Praia do Flamengo, 158, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Informações: (21) 2205-0655 e 2205-0276.
Com uma seleção musical abrangente e significativa, o show/homenagem ao maestro , Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim  - Tom Jobim, exalta toda a exuberância e grandiosidade da obra de um dos mais importantes compositores de todo o mundo. O show “TOM da saudade” tem direção musical e arranjos originais a cargo dos maestros Rafael Barros Castro (piano e voz), e Jaime Alem (violão e voz). Ele acontecerá dia 15/11o, às 19:30 horas, no Teatro Rival Petrobras. Na apresentação o público receberá o quinteto de cordas da OSRJ – Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (dois violinos, viola, violoncelo…
No próximo dia 15/11, às 19h30, o Teatro Municipal realiza a exibição de "Pitanga", documentário de Beto Brant e Camila Pitanga. A obra investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antônio Pitanga que, dirigido por grandes cineastas – como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. –, foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro, o Cinema Novo. Ficha Técnica Título: Pitanga Data de lançamento: 15 de outubro de 2016 (mundial) Direção: Camila Pitanga, Beto Brant Roteiro: Camila Pitanga, Beto Brant, Marçal Aquino, José Carlos Avellar, Juliana Munhoz, Xarlô Produção: Beto Brant,…
Véspera de feriado é um dia perfeito para cair no samba. Sendo assim, uma boa opção é o show de Adriana Passos no Teatro Rival Petrobras.   Criada nas rodas de samba caseiras, Adriana é neta de Arnaldo Passos, parceiro de Geraldo Pereira em “Escurinha” e de Monsueto em “Mora na filosofia”. Formada pela CAL – Casa de Artes de Laranjeiras –, Adriana participou da Companhia de Menestréis de Oswaldo Montenegro, atuando como cantora e atriz por três anos. Acabou se decidindo pela música e graduou-se na UNI-RIO. Passou, então, a cantar em casas noturnas e saiu do Rio para…
Na próxima terça-feira (14/11), a Orquestra Sinfônica Brasileira volta ao palco da Sala Cecília Meireles com mais um concerto da série OSB na Sala. Sob a batuta do maestro Lee Mills, o grupo de cordas e percussão apresentará obras de Mozart, Dvorak, Edino Krieger e Camargo Guarnieri. Duzentos anos de escrita para cordas, do classicismo ao neoclassicismo: a apresentação começa com o paradigma de excelência firmado por Mozart, em 1978, com a reelaboração de sua Fuga para dois pianos e passa pela cantável e dançante Serenata, de Dvorák, composta em apenas doze dias, até chegar a duas obras brasileiras do…
O Shopping Metropolitano Barra realiza no dia 14/11,  às 14h10, mais uma sessão CineMaterna especialmente para as mães levarem seus bebês de até 18 meses. O filme escolhido por meio de votação no site da Associação CineMaterna -www.cinematerna.com.br, foi "Depois Daquela Montanha". As sessões Cinematerna são programadas para levar entretenimento às mães no pós-parto, em um ambiente amigável para os bebês, com som e ar condicionado suaves, sala levemente iluminada e tapete emborrachado para que mães e crianças fiquem mais à vontade no chão. Há também trocadores disponíveis nas salas de cinema, equipados com fraldas, pomadas e lenços umedecidos -…
A Mostra Mundi -  Mostra Internacional de Cultura e Artesanato desembarca pela primeira vez no Shopping Metropolitano Barra. Até o dia 20/12, o público poderá conferir a exposição de objetos de cinco países - Turquia, Emirados Árabes-Dubai, Peru, Filipinas, Índia -, que também estarão disponíveis para venda. Para apresentar sua arte, os próprios artesãos vêm ao Brasil para mostrar os trabalhos. A Mostra Mundi, que já passou por várias capitais do Brasil, tem o objetivo valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse dos visitantes em relação aos costumes e à cultura de outros países. O evento é uma oportunidade…
A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro preparou diversas atrações para celebrar o Mês da Consciência Negra. Neste sábado (11/11), serão realizados 3 eventos gratuitos, de música, moda e gastronomia afro. Confira a programação: - No Centro Cultural Municipal Professora Dyla de Sá acontece a roda de samba "Diamantes do Samba", que prestará homenagem a compositores e sambistas negros, de 15 às 22h. O Centro Cultural Municipal Professora Dyla de Sá fica na Rua Barão, 1180 - Praça Seca, Zona Oeste do Rio. - A Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, recebe, das 14h às 21h,…
Em cartaz no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho,  conhecido como Castelinho do Flamengo,  a "Exposição Consciência Negra", com quadros de 30 alunos do Atelier Artístico Geraldo Aguiar, todos inspirados em personagens marcantes na vida de cada artista plástico. A entrada é gratuita. A exposição fica em cartaz até o dia 26/11. Na mostra, o público poderá conferir quadros pintados com a técnica pastel seco com tinta acrílica. As imagens retratam a cultura, pessoas anônimas e personalidades negras, resgatando e valorizando a contribuição cultural dos negros na formação da sociedade brasileira. A exposição está aberta ao público de terça a domingo,…
O Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian, no Rio,  promove nesta sexta-feira (10/11), a partir das 17h30, mais uma edição do projeto "Roda de Samba da Cabaça", com o melhor do samba de raiz. Participam do evento Gracy Mary (bisneta de Tia Ciata), Lizza Dias, Maytê Corrêa, Walber Júnior, Paulo Marins e a participação de Anderson Vaz e Mussa, além dos convidados especiais Elaine Machado e Mariano Maia. No repertório, o melhor do samba de terreiro e partido alto, com sucessos de Candeia, Bucy Moreira, João Nogueira, Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Dona Ivone Lara, entre outros.…
O cantor André Frateschi leva ao palco do Teatro Rival Petrobras o show BRock is back - Tributo ao Rock Nacional, nesta sexta-feira (10/11), às 21h. O repertório de BRock is back passeia pelas décadas de 80/90 trazendo ao palco o essencial do rock vigoroso e contestador da época, exaltando artistas e bandas como Cássia Eller, Cazuza, Nação Zumbi, Barão Vermelho, Plebe Rude, Titãs, Paralamas e, claro, Legião Urbana.  O projeto estreiou em São Paulo em agosto e passou pelo Rio em setembro, com duas noites igualmente lotadas - sendo uma delas no lendário palco do Teatro Rival. Depois de…
Quase dois anos após o lançamento do primeiro EP intitulado “O Rock está no Ar”,  a Banda Gente lança seu primeiro álbum no próximo dia 11/11 em única apresentação no Rio. O show acontece a partir das 18h na Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, Zona Norte do Rio, a preços populares. #SomostodosSilvas mergulha ainda mais na brasilidade de seus acordes com doses de samba, baião e outras influências regionais. Composições densas retratam as diferentes realidades de uma cidade partida contextualizada pelo olhar vindo de dentro da periferia carioca e fluminense. Em 2016 a banda participou do Concurso de bandas…
“Fato Venério” é o novo show de humor do Paulinho Gogó. Depois do sucesso “No gogó do Paulinho”, que ficou em cartaz durante oito anos, e percorreu quase todo o país, o artista Maurício Manfrini traz novas histórias e situações do cotidiano a esse novo espetáculo, prometendo arrancar ainda mais risadas da plateia. Em Nova Friburgo, “Fato venério” estará em cartaz nos dias 11 e 12/11 (sábado e domingo), às 20 horas, no Teatro Municipal Láercio Rangel Ventura (Praça do Suspiro). Humorista, locutor, dublador e cantor, desde 2004 faz parte do elenco da “Praça é nossa”, com Carlos Alberto de…
Com indicações aos prêmios Cesgranrio 2017 em 6 categorias (incluindo Melhor Espetáculo e Direção) e ao 17ª Prêmio Cenym 2017, em 4 categorias (incluindo Melhor Atriz), Hamlet teve estreia nacional em junho de 2017 no Teatro I do CCBB Rio de Janeiro, fez temporadas em Curitiba, Belo Horizonte, Vitória e agora, a partir de 9/11, inicia nova temporada no Teatro SESI, Centro do Rio, quintas e sextas às 19:30h e sábados às 19h, até 9/12. A Armazém Companhia de Teatro se volta agora para um outro tipo de processo, onde o que mais interessa é o seu posicionamento sobre a…
O Centro da Música Carioca Artur da Távola recebe até o dia 26/11 a exposição fotográfica Querubins da Grota,  com trabalhos desenvolvidos no Espaço Cultural da Grota, em Niterói. A exposição acontece de terça e no domingo, das 10h às 18h, e de quarta a sábado, das 10h às 19h30. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824,esquina com a Rua Garibaldi, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Informações pelos telefones (21)  3238-3743/3831 e 3238-3880.
Renato & seus Blue Caps voltam ao Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Méier, Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (8/11), às 16h, dentro do projeto Quartas Brasileiras. O grupo, que começou por brincadeira liderada pelos irmãos Barros e seus amigos no ano de 1959, promete fazer uma viagem no tempo, passando por grandes sucessos de sua longa carreira: desde os tempos do programa “Hoje é Dia de Rock”, da rádio Mayrink Veiga, quando ainda se chamava Bacaninhas do Rock da Piedade, até o período mais recente. “Menina linda”, “Feche os olhos”, “Garota malvada” e mais algumas canções da…
Na terça-feira, dia (7/11), o samba pede passagem com Jaci Temóteo que traz de Macaé seu CD “Sambaleante”, autoral e independente. O trabalho é recheado de vários estilos de samba, a maioria composta em parceria com Ivan Barboza, cujas letras trazem sempre cenas do nosso cotidiano.  Após o sucesso do lançamento no Sesi Riviera/Macaé, é chegada a hora do lançamento no Teatro Rival Petrobras/RJ. O CD SAMBALEANTE é um CD de sambas nos seus mais variados estilos e com foco nas composições de Ivan Barboza e Jaci Temoteo. Essas criações, cujos principais atributos são a criatividade e contemporaneidade dos temas,…
Na próxima terça-feira (7/11), às 18:30h, a Sala Cecília Meireles será palco de um belo concerto em comemoração aos 50 anos do compositor e pianista gaúcho Dimitri Cervo. O recital, que acontecerá no Espaço Guiomar Novaes, reunirá o Duo Santoro (violoncelistas Paulo e Ricardo Santoro), Sammy Fuks (flauta) e o próprio homenageado ao piano. No programa, somente obras do compositor: “Prelúdio”, “Tema para Filme II e I”, “Três Cenas Brasileiras” , “Cantiga: Pedro e Marcela”, “Papaji”, “Flot” e  a estreia mundial “Abertura Brasil 2012”. Dimitri Cervo é autor de obras como Renova-te, Toronubá e Abertura Brasil 2012, e reconhecido como…
<< Iniciar < Ant 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próx > Fim >>
Pagina 1 de 42
MAIS PROCURADOS