20.2 C
Rio de Janeiro,BR
segunda-feira, junho 25, 2018

Peça  “A Mentira”, de Nelson Rodrigues, no Teatro Gláucio Gill

O Teatro Gláucio Gill recebe, de 15/06 a 9/07, sextas, sábados e segundas, às 21h, domingos, às 20h, a peça  “A Mentira”, adaptação do romance homônimo, ainda pouco conhecido, de Nelson Rodrigues, uma tragédia causada por mentiras e segredos. Lúcia é a caçula de uma família de quatro mulheres e um pai repressor, que vive na zona norte do Rio de Janeiro. Aos catorze anos ela sente um súbito mal-estar, que leva à terrível descoberta da gravidez. A suspeita sobre quem seria o pai da criança será o motor de uma sequência de revelações de acontecimentos passados e desejos ocultos sob a aparente harmonia familiar. “A Mentira” contém todos os elementos posteriormente chamados de rodriguianos.Em cena, sete atores e atrizes se revezam nos vários personagens da trama. Direção e adaptação de Inez Viana, com realização da Cia OmondÉ.

Em 1953, a pedido de Samuel Wainer, Nelson Rodrigues começou a publicar em episódios, no Jornal Última Hora, aquele que seria seu primeiro romance assinado, sem o pseudônimo Suzana Flag. Assim, dois anos antes da Lolita de Vladimir Nabokov, Nelson criou Lúcia. Na trama, desejos reprimidos dominam o cotidiano familiar e quando verdades inconfessáveis vêm à tona, a loucura contida pelos bons costumes eclode violentamente.

Em novembro de 2018, “A Mentira” participa do Projeto Ano da Dramaturgia Brasileira, do Sesc SP, com uma leitura dramatizada em forma de rádio novela, no Sesc Ipiranga.

Produzido com recursos próprios, “A Mentira” é o sétimo espetáculo da Cia OmondÉ, que em 2019 vai celebrar 10 anos de atividades com a montagem de uma obra inédita de Ariano Suassuna, a convite de Dantas Suassuna. Mais isso é uma outra história.

Em mais de 30 anos de profissão atua como atriz, cantora e diretora, com várias indicações e prêmios conquistados. Seu talento como atriz é reconhecido entre colegas, público e crítica, a exemplo do sucesso “A Mulher que Escreveu a Bíblia” (2007) com o qual ainda hoje tem feito várias temporadas e apresentações, festivais e turnês pelo Brasil, tendo recebido o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz e indicações aos prêmios Shell e APTR.

Em agosto de 2018, Inez Viana estreia como autora teatral, no Sesc Pompéia, com a encenação de “A última peça”, direção de Danilo Grangheia, colaboracão artística de Grace Passô e atuação de Inez Viana e Thomas Quillardet.

Cia OmondÉ: composta por Carolina Pismel, Debora Lamm, Iano Salomão, Inez Viana, Jefferson Schroeder, Juliane Bodini, Junior Dantas, Leonardo Bricio, Luis Antonio Fortes e Zé Wendell, a Cia OmondÉ surgiu no final de 2009 da vontade da diretora e atriz Inez Viana em formar um grupo com atores e atrizes vindo de várias partes do Brasil, para o aprofundamento de uma pesquisa cênica, onde a diversidade, a brasilidade e o diálogo com a cena mundial contemporânea fossem concomitantemente estudados.

Ficha técnica

Texto: Nelson Rodrigues

Direção e Adaptação: Inez Viana

Elenco: Leonardo Bricio, Inez Viana, Denise Stutz (revezando com

Inez), Junior Dantas, Zé Wendell, André Senna, Elisa Barbosa, Lucas

Lacerda

Assistente de Direção: Bruna Christine

Direção de Movimento: Denise Stutz

Iluminação: Ana Luzia De Simoni

Figurino: Virgínia Barros

Ambientação Cênica: Inez Viana

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Projeto Gráfico: André Senna

Fotos de Divulgação: Aline Macedo

Direção de Produção: Inez Viana

Produção Executiva: Junior Dantas e Lucas Lacerda

Realização: Cia OmondÉ

Serviço

Local: Teatro Gláucio Gill

Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/nº, Copacabana, Zona Sul do Rio

(próximo ao Metrô Cardeal Arcoverde)

Informações: (21) 2332-7904

Temporada: 15 de junho a 9 de julho de 2018

Dias e horários: Sextas, sábados e segundas, às 21h, domingos, às 20h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Lotação: 120 lugares

Duração: 90 minutos

Não recomendado para menores de 14 anos

Data

jun 25 2018 - jul 19 2018

Tempo

09:00 PM

Localização

Teatro Gláucio Gill
Teatro Glaucio Gill - Praça Cardeal Arco-Verde - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Categoria
QR Code