Lugares

Lugares

Capela Imperial de Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Praia da Bica, Jardim Guanabara, Ilha do Governador (RJ). Sua construção foi iniciada em 1662, quando fazia parte da fazenda que ocupava a área. A capela  foi doada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1786. Em 1816,  passou por  grande reforma, passando à forma que conserva até hoje.

Foi inaugurada no dia 13 de junho 1902. Localiza-se no alto de um morro do bairro, na rua Teodoro da Silva. Do alto tem-se bonita vista do bairro.

Igreja São Pedro de Alcântara, em Alcântara, São Gonçalo.

Capela de Nossa Senhora da Luz,  localizada na Praia da Luz, em Itaoca, São Gonçalo. A igreja é do século XVII.

Sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos - Instituto de Pesquisa e Memorial Pretos Novos, localizado na Rua Pedro Ernesto, 32/34, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.

O belo Parque Natural da Taquara, no 3º Distrito de Duque de Caxias.

A Zona Portuária, vista do alto da Rua Sara, no bairro do Santo Cristo, Rio de Janeiro.

A Cidade Nova, vista do alto da Rua Sara, no bairro de Santo Cristo, Zona Portuária do Rio.

Cenários do Rio. Baía de Guanabara, vista do alto da Rua Sara, no bairro do Santo Cristo, Zona Portuária do Rio.

Seropédica. O nome do município tem origem na antiga fazenda "Seropédica do Bananal", onde eram produzidos diariamente cerca de 50.000 casulos do  bicho-da-seda (serico - seda; paideia = cultivo). A cidade é sede da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

A bela e doce Vila Inhomirim, distrito de Magé.

Cenas de uma cidade - micos andam pela rede elétrica do bairro do Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio. Motivo: incêndio na Reserva do Grajaú.

A histórica igreja de N. Sr. do Bonfim, no Morro do Bonfim, Centro de Magé. Fundada em 28 de agosto de 1883.

Se a Baía de Guanabara fosse recuperada, o ganho econômico - pelo turismo, comércio, atividade pesqueira - seria considerável.

O nevoeiro no Rio. Um espetáculo da natureza.

A bela localidade de Pau Grande, pertencente ao 6º distrito de Magé (Vila Inhomirim) e terra do inesquecível Mané Garrincha.

Jaceruba, bairro de Nova Iguaçú, próximo a Japeri, Baixada Fluminense. O bairro se localiza na Reserva Biológica do Tinguá e ganhou muita importância com a construção da extinta Estrada de Ferro Rio d'Ouro.

Cenário carioca: a bela vista do alto do Morro do Leme, onde se localiza o Forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme.

Lins de Vasconcelos. Toda a área do bairro  ao Engenho Novo dos Jesuítas. Os tropeiros, vindos de Jacarepaguá pelo Caminho dos Três Rios, desciam da Serra do Matheus  e seguiam pela Estrada da Serra do Matheus (atual Rua Lins de Vasconcelos) até alcançar o Engenho. 

Engenho de Dentro. A abertura da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois Central do Brasil, deu impulso ao bairro, pois nele foram construídas as grandes oficinas ferroviárias do Engenho de Dentro que, em 1881, eram consideradas as mais importantes da América Latina.

 

 

A histórica Igreja de Santo Cristo, que deu nome ao bairro localizado na Zona Portuária do Rio. O bairro de Santo Cristo fica no limite do Centro com a Zona Norte do Rio, tendo por vizinhos os bairros Caju, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Cidade Nova, Centro e Gamboa.

O histórico Cemitério dos Ingleses (British Burial Ground), localizado na Gamboa, Zona Portuária do Rio. Foi inaugurado em 1809, nas terras doadas por D. João VI ao ministro inglês Lord Stranford, para que no local fosse instalado um cemitério a fim de atender à crescente comunidade protestante inglesa do Rio de Janeiro.

 

Paróquia Santa Rita de Cássia, em Paciência, Zona Oeste do Rio.

A histórica Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, localizada na Av. Passos, Centro do Rio. Pertencente à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé,  começou a ser construída em 1816, sendo concluída em 1859. 

A bela e centenária Igreja Nossa Senhora de Salette, no Catumbi (RJ).

Campo de Santana, no Centro do Rio. O local foi palco da Aclamação do Imperador D. Pedro I e da Proclamação da República do Brasil.

Situada ao lado do Hospital Nossa Senhora das dores, foi inaugurada em 1917.

 Jardim do Méier, Zona Norte do Rio. O jardim foi construído em 1916.

A beleza natural de Mangaratiba.

A histórica Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Resende.

Resende. Localizada às margens do Rio Paraíba do Sul, a cidade faz divisa com os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

A natureza das estradas do Rio - Rodovia Presidente Dutra.

Jardim Suspenso do Valongo, na encosta oeste do Morro da Conceição, bairro da Saúde, zona portuária do Rio. Construído em 1906  como parte de um muro de contenção, durante as obras promovidas pelo prefeito Pereira Passos, foi planejado pelo  paisagista Luiz Rei. Está a 7 metros acima do nível da rua e possui 1530 metros quadrados.

Convento de Santo Antonio, localizado no Morro de Santo Antonio, Largo da Carioca, Centro do Rio.

 Igreja de São Joaquim, no bairro do Estácio, Rio de Janeiro. A igreja foi construída em 1908.

Suas terras pertenceram aos jesuítas até a expulsão destes pelo Marquês de Pombal. Na Praia de Jurujuba acontece a tradicional Procissão Marítima de São Pedro, festa do calendário oficial de Niterói. 

A cidade foi capital do Estado do Rio até 1975, quando da fusão da Guanabara e Rio de Janeiro.

Em 1973 foi descoberto no local o Sítio Arqueológico dos Índios Tupinambás. 

A medida que se trabalha pela despoluição da Baía de Guanabara, a natureza mostra seu espetáculo. Recuperar é preciso. Respeitar, mais ainda. Zelar pela Baía de Guanabara é dever de todos.

Domingo é dia de "Macarronada" - Paracambi. As redes elétricas mal arrumadas, confusas, que estragam qualquer paisagem.

Ponte dos Jesuítas, Santa Cruz, Rio

MAIS PROCURADOS