Festa de São Benedito, em Angra

Dia 9 de abril é feriado municipal em Angra, Dia de São Benedito, que é venerado por milhares de pessoas e considerado o segundo padroeiro da cidade. As solenidades são organizadas pela Irmandade de São Benedito, uma das mais antigas do Brasil, instituída no século XVII no primitivo convento de São Bernardino de Sena da Cachoeira, com estatuto de 1820. O lema da festa é " Que a saúde difunda sobre a terra”, com o tema “Fraternidade e saúde pública”.

A tradicional procissão sai da igreja do Carmo, às 17h, conduzindo as imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e do Glorioso São Benedito, que percorrerão o itinerário de costume, pelas ruas do centro da cidade. No decorrer da procissão solene, será interpretada a "Vida do Glorioso São Benedito", do poeta Brasil dos Reis, pela artista Bianca Queiróis.

As festividades do grande dia começam às 5h30 com alvorada e repicar de sinos, espocar de foguetes, banda de música, congadas de Moçambique e bumba meu boi com Gruo Jataí e os senhores Antônio e Nagib, pelas ruas da cidade. Às 10h acontece a solene missa campal , no Cais de Santa Luzia, e às 12h a irmandade incorporada e também acompanhada da banda de música e congadas será recepcionada pelos juízes da festa, na ocasião em que será servido o almoço festivo e cortado o tradicional bolo, no Ceav.

No Domingo de Ramos, 1º de abril, será a realizada a cerimônia de Levantamento dos Mastros , com procissão saindo da igreja Santa Luzia , a partir das 16h, em direção ao largo do Carmo, onde serão erguidos os mastros com as efígies de São Benedito e N. Sra. do Rosário, com a presença da Irmandade do Glorioso São Benedito, banda de música e fiéis.

Às 19h30 do domingo acontecerá a solenidade de Imposição das Insígnias, na igreja Santa Luzia, quando serão entregues as Fitas e Opas de São Benedito aos novos irmãs e aos juízes da festa, vereador Marco Aurélio Vargas e Maria da Piedade Vargas e aos juízes do mastro Edson Lima e Márcia Lima. Logo em seguida haverá a coroação das figuras do rei e da rainha, interpretados por Zélio do Nascimento e Teresa Silva Monteiro, e transladação das imagens da igreja de Santa Luzia para a capela da Ordem Terceira do Carmo.

Os festejos de São Benedito serão encerrados no dia 15 de abril com a cerimônia de Descimento dos Mastros, no Carmo, com a presença da Venerável Imagem do Glorioso São Benedito, banda de música e seus devotos, seguida de procissão com os mastros e as imagens do Menino Jesus, de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, para a igreja São Luzia.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

MAIS PROCURADOS