Carnaval 2019 – GRES Feitiço do Rio – Sinopse do Enredo

0
1844

A Escola de Samba Feitiço do Rio divulgou a sinopse do enredo que apresentará na Intendente Magalhães, pela Série E, no carnaval 2019:

“Do sagrado ao profano, tem batuque na Pedra do Sal”, que será desenvolvido pelos carnavalescos Elídio Júnior e Daniel Sobral.

Confira a sinopse.

G.R.E.S. Feitiço do Rio – Carnaval 2019

”Do sagrado ao profano, tem batuque na Pedra do Sal”

Por: Daniel Guimarães e Antônio Gonçalves

Ecoa o batuque… ritmado, sofrido, pungente… Ecoa no ritmo do cair de uma gota de suor (ou será de uma lágrima?)… da dor da escravidão.

Pulsação sentida numa viagem que parece sem fim. Para muitos, o fim!

“Caça” na tribo e o homem vira mercadoria, vendida num mercado da cor, com as marcas da dor! Nem as realezas se salvaram das garras da ambição. Tribos, países, nações trazidas em tumbeiros… “batucavam” o sofrimento, a crueldade, a humilhação…

Dezenas… centenas… milhares… homens… mulheres… crianças à venda nas proximidades da Pedra da Prainha, do cais, do destino de uma viagem sem volta à sua tribo, ao seu povo, à sua cultura… Mas a “vida” precisava seguir… tinha que seguir!

Chega a família real, chegam mais “mercadorias”, a procura, agora, é maior! Mais “senhores”… mais “sinhás”… mais escravos!

O comércio aumenta (mais escravos), as fazendas aumentam (mais escravos), a atividade no porto aumenta (mais escravos)… novos trapiches, novos estaleiros (mais escravos)… precisava de mais sal (portanto, mais escravos).

De repente, uma luz! O comércio negreiro passa a ser considerado ilegal… mas pouco adiantaria, pois o sofrimento de quem já havia sido vendido continuou nas casas, fazendas e sobre a grande pedra de garimpo de sal.

Enfim, a abolição! Negros baianos vêm para o Rio em busca de uma vida melhor. Mas não vêm sós! Vêm batucando para seus Deuses… vêm trazendo e protegendo a sua cultura.

No terreiro de Alabá, Tia Ciata fazia suas oferendas junto a Bibiana, Perciliana e outras mais… A Pedra afirmava seu lado sagrado.

Na casa de Ciata, surgiria o samba… E pela Pedra passariam João da Baiana, Donga, Pixinguinha, Sinhô… Heitor Jovino… nasceriam os ranchos e cordões… cabarés… a malandragem, a boemia…A Pedra também guarda um lado profano!

Lados esses que fazem desse monte de granito insculpido um reduto de bambas… onde, aos seus pés, a cerveja gelada se mistura ao som do pandeiro, do repique, do tantã… à alegria e à fé…

Seus degraus levam e fazem história… Chão repleto de cheiros, encantos, cantos e sons… Sons marcados no sagrado e que demarcam o profano. Lugar com marcas de gente guerreira. Outrora nos grilhões e hoje, ainda, querendo ser “livre”… para se manifestar, sorrir, viver, morar, amar…

Numa época em que é preciso mostrar que pra ser livre não é preciso ser igual, ecoa o batuque do nosso FEITIÇO pelos degraus da Pedra do Sal!

“É preciso mostrar que para ser livre não é preciso ser igual”

Presidente Executivo: Antônio Gonçalves

Presidente do Conselho Deliberativo:

Alexandre Federici

Enredista: Daniel Guimarães

Carnavalescos: Elídio Júnior e Daniel Sobral