Carnaval 2019 – GRES Unidos de Manguinhos – Sinopse do enredo

0
2152

A Escola de Samba  Unidos de Manguinhos divulgou nesta segunda-feira (11/06) a sinopse do enredo que apresentará na Intendente Magalhães, no carnaval 2019:”Carnevale”, de autoria do carnavalesco Diângelo Fernandes.

A sinopse completa com o regulamento da disputa poderá ser retirada pelos compositores na quadra da Unidos de Manguinhos ou pela página oficial da escola nas redes sociais. O carnavalesco Diângelo Fernandes estará na quadra da agremiação para tirar as dúvidas dos compositores nos dias 28/06 e 19/07. O primeiro corte de samba será no dia 19/08.

A quadra fica na Av. dos Democráticos, 32 – Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Confira a sinopse.

GRES UNIDOS DE MANGUINHOS – CARNAVAL 2019

“CARNEVALE”

‘Carne vale’, em Latim tem ligação com o chamado “adeus à carne”.

Significa o jejum, abstinência em relação à carne, que era praticada no período que vinha logo em seguida aos festejos carnavalescos. Desde o princípio esta festa se notabilizou pela presença da alegria, da extravagância e pelos exageros comportamentais que com o tempo começaram a se distanciar do seu passado religioso.

Depois disso a Igreja Católica acabou por fazer uso do carnaval como uma festa para anteceder o período de quaresma, fazendo com que se tornasse uma festa mais religiosa para muitas regiões da Europa. Estas manifestações acabaram por serem trazidas para o Brasil pelos Portugueses. Entre o sagrado e o profano, a devoção, a celebração das festas momescas, se misturam com as tradições e ritmos dos indígenas depois da chegada dos negros africanos, fazendo com que o carnaval brasileiro ganhasse diversos contornos diferentes, marcados pela miscigenação cultural.

A maior expressão cultural consolidada de um povo vem de suas histórias, fatos e cultura, portanto, nosso carnaval é considerado a maior expressão cultural do nosso país e tendo a alegria como a identidade do povo brasileiro!

É Carnaval! E nesse dia de festa, a Unidos de Manguinhos, nos seus 55 anos de existência, vem mostrar mais uma vez a alegria de fazer parte da maior festa do planeta. Vamos deixar a emoção tomar conta de nós e, mesmo que por poucos dias, vamos brincar sem pensar no amanhã, amar mais uma vez e com a força de um sorriso transformar nossa cidade.

A partir de agora o que vale é o faz de conta, ser herói, ser personagem e acreditar de repente que a vida é um sonho, nos ritmos das marchinhas, dos sambas, o coração bate mais forte, como num passe de mágica a alma flutua e os pés se soltam do chão. Nesta festa o que vale é cantar, dançar, ser feliz, ser louco, gênio, artista, rei e rainha desse mundo chamado Carnaval.

É neste superespetáculo das Escolas de Samba que a comunidade de Manguinhos, através de suas’o só a nossa maior festa, mas também a alegria do carioca em comemorar o nosso carnaval e as manifestações dos foliões. E assim, entre marchinhas e sambas enredos, festas e tradições advindas dos dias de folia.

Nessa viagem cultural que coroará Momo como rei, outros personagens serão lembrados e farão parte dessa grande festa da trupe da folia.

Assim a Unidos de Manguinhos convida a todos para que tragam sua felicidade e vistam sua fantasia… Chegou a nossa hora! Pois nesta noite de ‘Carnevale’, nossa comunidade vem cantar e uma só voz ecoará:

É CARNAVAL!

Diângelo Fernandes

Carnavalesco