Daniel Gonzaga lança documentário sobre a disputa de sambas de enredo na quadra da Estácio de Sá

0
1640

O Berço do Samba se prepara para o início de mais uma disputa de sambas em sua trajetória. Aguardando as surpresas que os compositores estão preparando para o concurso que vai eleger o hino com o qual vai desfilar no Carnaval 2019, a Escola de Samba Estácio de Sá abre suas portas nesta quinta-feira (16/08), das 18h às 21h, para inscrever as obras que participarão do duelo de versos inspirado na sinopse do tema “A Fé que emerge das águas”.  Após três semanas em que esteve disponível para tirar as possíveis dúvidas e orientar os compositores na montagem do samba, o carnavalesco Tarcísio Zanon confessa ansiedade no resultado das composições.

– Este é um momento muito importante para a Escola e feliz para os compositores. Apesar de saber que o investimento na disputa é alto, nossos poetas se esmeram neste período para trazer o que há de melhor para nossa Escola e isto é revigorante. Aqui no Estácio, a disputa de sambas é recheada de amor ao pavilhão e, como eles mesmos dizem, não existe adversário, existe concorrente, comenta o carnavalesco.

De olho na disputa e membro da ala de compositores desde 2015, Daniel Gonzaga foi picado pelo bichinho do samba e, por conta de tantas emoções em seu primeiro ano de disputa, decidiu retratar este passo a passo e a mistura de sentimentos que envolve o período em um documentário que será exibido na quadra da Escola pela primeira vez, no mesmo dia em que os poetas celebrarão o início de mais um concurso rumo ao sonho de ver sua obra cantada pelo maior coral popular do país no Sambódromo.

Produtor, cantor e compositor, Gonzaga iniciou os registros durante a leitura da sinopse do enredo “É, o moleque desceu o São Carlos, pegou um sonho e partiu com a Estácio”, em homenagem a Gonzaguinha.

-Cheguei na Estácio em 2015 para participar da disputa do enredo em homenagem a São Jorge. Era um universo totalmente novo para mim e foi a partir desse olhar que decidimos fazer o documentário. É muita coisa junta, sensações, aprendizado, todos os sentimentos ao mesmo tempo e isto precisa ser mostrado. Não é um documentário feito sob a visão de um compositor de samba-enredo, é o olhar de um “haollie” que hoje tem uma tremenda honra de ser compositor da primeira Escola de Samba do Brasil, comenta Daniel.

Com 80 minutos de duração, “Estácio de Sá – o Pavilhão do Amor”, fala sobre a arte da disputa e tudo o que a envolve, desde a leitura da sinopse, as reuniões das parcerias, a movimentação da quadra, chegando ao resultado e tudo o que vem depois até a aflição da apuração.

– A gente acha que o sofrimento acaba no resultado, mas ele só muda.

Agora, se você me perguntar se quero passar por tudo isso de novo, te respondo, sem dúvidas, sem pestanejar, é claro que sim! – brinca ele que vai participar da disputa deste ano.

A inscrição dos sambas poderá ser feita entre as 18h e 21h na quadra da Escola e o documentário será exibido às 21h30. As regras para quem quiser participar do concurso na Estácio de Sá estão no site da

agremiação: www.gresestaciodesa.com.br

Em 2019, a Estácio de Sá será a 3ª Escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, no sábado de Carnaval, pela Série A.

Dirigido por Daniel Gonzaga e Julio Freire, o documentário Estácio de Sá – O Pavilhão do Amor, fala sobre a arte de disputar um samba.

Mostra o caminho percorrido por uma Escola de samba, desde a apresentação da sinopse até o momento da apuração, fatos que passam desconhecidos do grande público. A quadra, o barracão, a emoção da final e o dia a dia da organização. Mas fala, principalmente, sobre o GRES Estácio de Sá, a primeira Escola de Samba do Brasil.

A película tem depoimentos de pessoas envolvidas direta ou indiretamente na disputa e mostra algumas cenas que ficarão marcadas na memória do Berço do Samba como imagens de Peninha, mestre-sala e o amor da locutora Marlene Povão à Escola.

Produzido por Moleque Produções e Biblioteca de Ritmos, o documentário mostra, antes de mais nada, o que é o Pavilhão do Amor.