Festival Vale do Café  – Movimento #MaisVassouras

0
2320

Este ano, a cidade de Vassouras está em festa comemorando seus 60 anos de tombamento. A Princesinha do Café tem sido procurada para restauração de seus casarões por parte da iniciativa privada, como é o caso da mais nova Casa Cazuza, adota pela Fundação Viva Cazuza. E foi pensando nesta comemoração e importância histórica da cidade, que empresários se reuniram em torno do movimento #MaisVassouras, que homenageará Vassouras enchendo seus espaços públicos com arte, beleza e reflexão.

A abertura da programação, dia 20/07, será com o lançamento da exposição de orquídeas no shopping Casario às 10h. Já a estreia musical do #MaisVassouras ficará a cargo da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que encherá de música a Igreja Matriz às 19h. Logo depois, às 21h, será a vez da Noites Cariocas homenageando Jacob do Bandolim na Antiga Estação Ferroviária da cidade.

Já no dia seguinte, 21/07, a festa começa de manhã, às 11h, na histórica Fazenda Santa Eufrásia, cujo terreiro estará aberto para o Jongo Renascer Caxambu, seguido da exposição Canteiro Aberto da Fazenda, que ficará aberta das 13h às 16h tanto no dia 21/07 quanto no sábado seguinte, 28/07. À noite, a festança recomeça às 19h, quando Fátima Natividade entoar sambas e choros na Antiga Estação Ferroviária, que também se agitará com André Medeiros e Old Seven Band. No intervalo, às 21h, Jorge Vercílio levantará a imponente e tradicional praça da cidade, Barão de Campo Belo.

A folia para crianças começa na praça, dia 22/07 às 14h, com Velhota Cambalhota contadora de histórias, seguida por Teatro Circense Andança às 16h. O Grupo Junino Spanta Nénem, às 18h, e o Bloco Exagerados, homenageando Cazuza às 21h, colocarão todos para dançar na Antiga Estação Ferroviária. O #MaisVassouras movimentará a cidade também durante a semana, com Os Pequenos Mozart e Amadeus apresentando-se às 19h do dia 24/07 na Igreja Matriz, às 20h do dia 25/07 no Shopping Casario e no mesmo horário no Centro Cultural Cazuza, dia 26/07. Ainda na quinta-feira (26), O PIM Convida receberá em sua casa, o Solar do Barão Massarambá. Eles também estarão na Câmara no sábado às 19h.

O fim de semana será badalado. Iniciando na sexta-feira dia 27/07, com a Estação Ferroviária recebendo a Orquestra Serra do Mar Cordas Dedilhadas às 19h, seguida do grupo Quatro no Choro às 21h. No sábado 28/07, além da programação já descrita acima, é a vez da Banda Alecrim, de Vassouras, animar o público da Estação Ferroviária às 21h.

A festa só encerra domingo 29/07, recheado de programação na Estação Ferroviária com Palhaço Piriri às 14h, grupo Cantarolando, às 16h, e, para encerrar, a descontração do Barba de Saia, que sobe ao palco da estação às 19h.

“Mais do que um evento, um movimento. É isto que queremos. Queremos ver as pessoas ocupando a cidade, vivenciando ela, olhando de um ângulo diferente cada pedaço que ela tem a nos oferecer. A ideia é invadir – no melhor sentido da palavra – o nosso patrimônio histórico.

Conseguimos formar uma programação ampla e eclética para que o evento, sempre gratuito, seja inclusivo ao máximo.” Afirma Décio Júnior, empreendedor, produtor e um dos idealizadores do movimento. Ele ainda lembra que a cidade estará repleta de food trucks, cervejas artesanais e três exposições permanentes: Orquídeas Bruzzone Flores, de Eng.

Paulo de Frontin, no Shopping Casario, Um encontro com nossa terra e Ivo Pinturas, ambas no Centro Cultural Cazuza. Relembrando que toda esta programação é gratuita e aberta.