Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio – Programação de abril

0
2053
Fotos Museus

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio divulgou sua programação para este mês de abril. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Confira.

– No dia 13/04,  às 18h, acontece  mais uma edição do projeto “Astronomia no Museu”, realizado pela Rede Rio Astronomia em parceria com a Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro e o Mart. A palestra da noite será “Asteroides: viajantes cósmico”, ministrada pelo Naelton Araújo, inaugurando o “Asteroid Day Brasil 2018” para todo o Estado do Rio de Janeiro. Após a palestra, a partir das 19h, o público poderá participar da observação dos astros em evidência. Como todas as observações com telescópios dependem das condições de visibilidade e meteorológicas, é preciso ficar atento página do Mart no Facebook, para qualquer eventual cancelamento. A Rede Rio Astronomia também disponibiliza o telefone (22) 9.9239-7792 para mais informações.

– No dia 26/04 às 19h30h, a programação prevê Música no Convento com apresentação de Kéren-Hapuk. A cantora, compositora e atriz cabo-friense apresenta “Imensidão”, repertório de músicas autorais inspiradas na natureza de Cabo Frio, com poéticas reflexivas, femininas, que contemplam a imensidão do mar. Mais que um show, um encontro íntimo sonoro.

– No dia 28/04, a partir das 15h, os produtores agro familiares da região vão participar da Feira Agroecológica do Convento, com alimentos saudáveis, além de cerveja artesanal, gastronomia e atividades culturais. Também terá roda de dança com o Grupo Griot.

– Quem gosta de música pode participar de ensaios do Coral Despertar Alegria de Viver, sob regência do Maestro Francisco Silguero. Os ensaios acontecem todas às terças e sextas-feiras, a partir das 15h.

Às segundas-feiras, a partir das 15 horas, tem ensaios do Coletivo Gira-sol de Danças Circulares, sob a coordenação da psicopedagoga, arteterapeuta e focalizadora Elvi Vasconcelos. Além de assistir aos ensaios, o público também pode  participar de danças para energizar os chacras, danças para a saúde psíquica através das cores e danças do Sagrado Feminino e Masculino. A programação acontece nos jardins internos do Mart.

– Durante todo o mês de abril o público também poderá conferir exposições que estão abertas a visitação, como a mostra temporária “Viva Santos Reis”, do antropólogo Daniel Arrebola em parceria com fotógrafos regionais. Ela traz diversos objetos das Folias de Reis da região sudeste reunidos durante anos de pesquisa. A exposição mostra imagens de diversos grupos, destacando suas diferenças regionais, e inúmeros objetos, indumentárias, máscaras, bandeiras e instrumentos das Folias. A Região dos Lagos está representada na exposição pela Folia de Reis de São Cristóvão, Estrela do Oriente de Arraial do Cabo e Estrela Dalva Praia do Siqueira. Além disso, o próprio convento franciscano, construído no século XVII e considerado um dos marcos da arquitetura religiosa do período colonial, estará aberto para quem quiser mergulhar na história do local.

O Mart fica no Largo de Santo Antônio – Centro, Cabo Frio e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 14h às 18h. O agendamento de visitas escolares mediadas deve ser feito na Divisão Educativa por meio do telefone (22) 2646-7340 ou pelo e-mail: [email protected].