Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre Temporada 2018

0
1716

Neste sábado (31/3) o Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre sua temporada 2018, com a “Ressurreição”, de Mahler. Pela primeira vez, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Orquestra Sinfônica Brasileira estarão juntas no palco. E no domingo o concerto se repete, com a retomada do projeto “Domingo a um real”.

A Segunda Sinfonia de Mahler (“Ressurreição”) foi a obra escolhida pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro para a abertura de sua Temporada 2018. Sob a regência do maestro Tobias Volkmann, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal receberá a Orquestra Sinfônica Brasileira nos dias 31/03 e 01/04 para, juntas, interpretarem a complexa obra que traça uma narrativa sobre a beleza da vida após a morte e ressurreição.

“A sinfonia deve ser como o mundo. Deve abranger tudo”. A famosa frase de Gustav Mahler poderia ser usada para ajudar a descrever suas obras sinfônicas. Todas são épicas, intensas, escritas para muitos instrumentos. E dessa necessidade de uma orquestra com tantos músicos extras surge uma parceria inédita: Pela primeira vez na história a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e a Orquestra Sinfônica Brasileira, estarão juntas, somando mais de 120 músicos no palco. Eles se juntarão, ainda, a 95 cantores do Coro (sendo a soprano Flavia Fernandes e a mezzo-soprano Denise de Freitas as solistas) e às bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche, que apresentarão coreografia criada por Marcelo Misailidis. “É com muito orgulho que recebo a Orquestra Sinfônica Brasileira, pois já fui seu diretor artístico.

Agora, tenho a alegria de juntar pela primeira vez as duas orquestras neste evento histórico” – diz o presidente da Fundação Theatro Municipal, Fernando Bicudo.

A parceria, no entanto, tem um significado especial para a OSB, que estava impedida de se apresentar no festejado palco carioca, em função de um impasse financeiro. Os concertos em questão quitam uma dívida que a Sinfônica Brasileira tinha com o Theatro Municipal e reabre as portas da casa para a Orquestra. “Ficamos muito felizes e gratos com a possibilidade de resolver com nossa arte as pendências que impediam a OSB de voltar ao Municipal. O convite para abrirmos a temporada 2018, feito pelo Presidente do Theatro Fernando Bicudo, é um exemplo de solidariedade entre instituições, que são parceiras históricas. Não poderia ser mais emblemático o repertório escolhido, bem como o fato inédito de termos OSTM e OSB juntas no palco do Municipal” – comemora o diretor artístico da OSB, Pablo Castellar.

Com a Sinfonia nº 2, Mahler busca contar a história da vida. O primeiro movimento é considerado um grito angustiado buscando compreensão e significado, enquanto o segundo movimento é um tipo de reflexão nostálgica em tempos mais felizes. Usando as palavras do próprio Mahler, o terceiro movimento “é uma ruminação sobre a natureza sem sentido da vida”. Porém, o quarto vem como uma resposta a essa ideia e contempla a beleza e o significado da vida. O quinto movimento, de conclusão, é uma expressão de esperança e otimismo.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica na Praça Floriano, s/nº – Centro. Informações pelo telefone (21)  2332-9191.

Serviço:

Segunda Sinfonia em Dó Menor (“Ressurreição”)

Regência – Tobias Volkmann

Com Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Orquestra Sinfônica Brasileira, como convidada

Soprano – Flavia Fernandes

Mezzo-soprano – Denise de Freitas

Participação especial das bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche

 

 

 

 

 

PROGRAMA:

 

MAHLER, Gustav – Segunda Sinfonia em Dó Menor (“Ressurreição”)

 

  1. Allegromastroso

 

  1. Andante moderato

 

III.          In ruhidflissenderBewegung

 

  1. Urlicht (Primeval Light)

 

  1. Im Tempo dês Scherzo