Café literário homenageia 170 anos da poetisa Narcisa Amália – São João da Barra

0
614

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de São João da Barra, promove um Café Literário na próxima quarta-feira (6/04), para homenagear os 170 anos da poetisa e jornalista Narcisa Amália, nascida em São João da Barra no dia 3 de abril de 1852. O evento será realizado às 19h30, no Centro Cultural que leva o nome da poetisa e jornalista, na Rua Barão de Barcelos.

A noite também vai contar com a celebração do 150 anos da grande obra de Narcisa Amália, o livro “Nebulosas”, que reúne uma antologia poética, lançado em 1872, e foi de forma esplendorosa reconhecido pelos literatos e intelectuais da época.

A programação contará com momento musical, recitações de poesias compostas pela escritora, leitura de um de seus artigos sobre a emancipação feminina, dança e um debate sobre vida e obra da poetisa com o pesquisador André Pinto e o historiador Bruno Costa, que está escrevendo a biografia de Narcisa Amália.

Narcisa Amália foi vanguarda no jornalismo, sendo considerada por muitos a primeira mulher jornalista profissional, além de ter usado sua poesia para o abolicionismo, com viés libertário das amarras imperiais e para emancipação da mulher.

Muitos foram os que se renderam à genialidade da poetisa e seu movimento vanguardista, com sua poesia romântica e social. Poetas como Fagundes Varela, Raimundo Correia ficaram deslumbrados com Narcisa, além de Machado de Assis, que teceu inúmeros elogios. Até o Imperador D. Pedro II fez questão de conhecê-la.