Prefeitura do Rio homenageia Pelé com nome de avenida nas imediações do Maracanã

0
341

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (4/1), a nova sinalização do trecho da Avenida Radial Oeste, nas imediações do Maracanã, que foi rebatizado com o nome de Avenida Rei Pelé em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, falecido em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em São Paulo. O trecho escolhido tem início na altura da Avenida Maracanã e final na confluência das ruas São Francisco Xavier e Oito de Dezembro, totalizando 1.470m de extensão.

Eleito Atleta do Século, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, tinha uma grande relação com o Maracanã. Foi no estádio carioca que ele marcou o milésimo gol da carreira, no dia 19 de novembro de 1969, na vitória do Santos sobre o Vasco, por 2 a 1. O gol veio em cobrança de pênalti.

Oito anos antes, no triunfo do Santos sobre o Fluminense, por 3 a 1, marcou um gol após driblar seis adversários, o que rendeu uma placa de bronze no saguão do Maracanã, dando origem à expressão “gol de placa”, em referência a gols espetaculares. Ainda pela equipe paulista, Pelé brilhou em outras partidas no estádio, como no primeiro jogo da final do Mundial Interclubes de 1962. Ele marcou duas vezes na vitória sobre o Benfica (POR), por 3 a 2.

No dia 18 de julho de 1971, Pelé se despediu da Seleção Brasileira em um amistoso no Maracanã. O Brasil empatou por 2 a 2 com a Iugoslávia, com gols de Rivellino e Gérson, diante de um público de mais de 130 mil pessoas.

Pelé é, até hoje, o único jogador de futebol tricampeão da Copa do Mundo, tendo conquistado os títulos em 1958, 1962 e 1970. Pelo Santos, sagrou-se bicampeão mundial da Taça Libertadores e Mundial Interclubes, em 1962 e 1963; foi seis vezes vencedor do Campeonato Brasileiro e dez vezes do Campeonato Paulista. Na carreira, marcou 1.282 gols em 1.364 partidas. Pelos times do Rio, jogou amistosos com as camisas do Fluminense, Flamengo e Vasco, este último ele declarou ser seu time do coração.