11 anos do Caminhos do Rio

0
702

Nestes seus quase 11 anos de existência, o site Caminhos do Rio tem se dedicado à divulgação da cultura popular carioca e fluminense.


Neste momento de crise do coronavírus, estamos nos dedicando a divulgar notícias do Governo do Estado e Prefeituras fluminenses, com orientações e medidas.


Nosso intuito em trazer essas notícias oficiais é informar nossos internautas de forma precisa. Daí nossa preocupação em publicar a fonte e o link da publicação original.


Infelizmente, muitos são os fakes distribuídos, em especial, nas redes sociais. Fakes que só colaboram para confundir as pessoas, para criar tumulto.


O quadro é sério, sim. O vírus não escolhe sexo, raça, cor, nível social, educacional, ideologia política, religião. Ataca a qualquer um. Logo, é assunto para ser tratado com a devida seriedade. E principalmente: respeito às pessoas.


O momento não é de pânico. O momento é de equilíbrio, inteligência, seriedade, solidariedade, consciência. E prática de cidadania.


Por exemplo. Quando aproveitamos o momento de isolamento social para organizar nossa vida doméstica, podemos também ajudar a terceiros menos favorecidos. É quando se separa o que não queremos mais, porém ainda é útil, e doamos. Nosso espaço fica organizado e ainda ajudamos alguém. O mesmo se aplica quando tomamos a decisão de separar o lixo entre reciclável e não reciclável. Colaboramos com a natureza, com a melhor qualidade de vida da cidade e de seus moradores. Podemos contribuir positivamente, também, quando divulgamos sites confiáveis com programação educativa infantil, em especial para amigos que estão com os filhos em casa. Assim como podemos divulgar iniciativas positivas, que habitualmente usamos em nossa casa., como higienização do ambiente, organização, reaproveitamento de alimentos, etc.


Em suma, podemos aproveitar este momento para termos atitudes positivas que vão contribuir não só para passar o tempo, mas para promover mudanças em nossa qualidade de vida.


Uma atitude muito positiva: não repasse qualquer matéria recebida, sem antes checar a veracidade. Pesquise, na internet, se a mensagem é verdadeira. Analise a informação antes de retransmití-la. Não encaminhe fakes.


E cuide-se. De si e de sua família. Assim se evita a contaminação, bem como a transmissão do vírus.