“A Iluminação na Narrativa Cênica” é o destaque do Theatro Municipal Palco Livre

0
403

Uma iluminação no palco faz toda a diferença. E para explicar como a luz conta uma história, quais as dicas para perceber a luz e a música em cena, as texturas e cores, o processo de criação em diversos momentos até a concepção do diretor, entre outros aspectos, o Theatro Municipal Palco Livre convida um dos mais importantes iluminadores cênicos do país, Fábio Retti e o operador de iluminação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Paulo Ornellas para um bate-papo sobre “A Iluminação na Narrativa Cênica”. A live acontece na próxima quinta-feira, dia 10 de setembro, às 15h, no Instagram do Theatro Municipal (@theatromunicipalrj).


Sobre Fábio Retti


Um dos principais iluminadores associados à ópera no Brasil, iniciou sua formação profissional em 1996 no Centro de Pesquisa Teatral. Fez sua estreia na cena operística em 2005 com Così fan tutte. Desde então, concebeu a luz de mais de noventa títulos do repertório operístico nos principais teatros e festivais da América Latina e Europa.Com forte atuação em diversas áreas das artes cênicas, destaca-se por trabalhos junto a nomes expressivos, como Raul Cortez, Thiago Lacerda, Giulia Gam, Débora Falabella, Maria Thaís, Eliane Giardine, Cacá Carvalho, Roberto Bacci, Tadashi Endo, Morena Nascimento, entre outros.Foi agraciado com o Prêmio Carlos Gomes de ópera na categoria iluminação por Andrea Chenier e Rigoletto. Venceu ainda a 20° edição do Prêmio Shell de Teatro com o espetáculo O Homem Provisório, entre outros prêmios e várias indicações.


Sobre Paulo Ornellas

Em 2012 ingressa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como operador de luz e participa de todas as produções, desde então. Ali prestou assistências de luz a Jorginho de Carvalho, Fábio Retti e Beto Bruel e assinou a luz do Ballet Giselle em 2019. Assinou também a iluminação de exposições no Museu da República, Cidade das Artes, Casa França – Brasil, da ópera “Domitila” e de diversos shows. É iluminador residente da Johann Sebastian Rio e da Cia.BEMO (Cia de Ballet Escola Maria Olenewa). Em 2020, iluminou a comissão de frente da Grande Rio.

 

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Vale e Petrobras convidam Fábio Retti e Paulo Ornellas em “A Iluminação na Narrativa Cênica”

Data: 10 de setembro – quinta – feira

Live às 15h

Instagram @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras