Adeus, Pelé

0
1589

Faleceu na tarde desta quinta-feira (29/12), aos 82 anos, o grande Pelé, Rei do Futebol, maior atleta do século.

Pelé estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A internação se deu em virtude de uma infecção respiratória, após contrair Covid-19, e para reavaliação do tratamento de um câncer no cólon.

Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, nasceu na cidade de Três Corações/MG, em 23 de outubro de 1940. Tricampeão mundial pelo Brasil, em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos quinze anos e pela Seleção Brasileira de Futebol aos dezesseis. Pela seleção brasileira de futebol, ganhou três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador. Também é o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos. Após se aposentar em 1977, tornou-se embaixador mundial do futebol. Em 1995, foi nomeado Ministro do Esporte no governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi nomeado Presidente Honorário do New York Cosmos.

Genial, Pelé tinha habilidade em chutar bem com os dois pés. Mas, além de jogador extremamente técnico, Pelé também era um jogador de garra, determinação.

A Pelé, nosso agradecimento por nos ter encantado com sua arte e títulos tão importantes para o futebol brasileiro.

Aos famliares do eterno Rei Pelé, nossos sentimentos de pesar.