Altay Veloso abre nesta quarta o projeto Palavra Líquida, no qual é homenageado – São Gonçalo

0
365

O cantor, compositor, dramaturgo e escritor gonçalense Altay Veloso abre nesta quarta-feira (14/9) o projeto Palavra Liquida, evento literário do Sesc RJ que discute temas relacionados às letras a partir do diálogo com as demais linguagens artísticas. Homenageado desta sétima edição, que se estende até o dia 21/9, no Sesc São Gonçalo, Altay participa de três atividades nesta quarta: a conferência “As paralelas do existir – a força das palavras”, com Miriam Alves; a exibição do documentário “Altay Veloso – Alabê de mim mesmo”; e da abertura da exposição “Pontos Cruzados: A intersecção da arte contemporânea e a obra de Altay Veloso”. A entrada é franca. 

Saiba mais sobre Altay Veloso
Aos 71 anos, mais de 50 deles dedicados às artes e à cultura, Altay é um apaixonado pela cultura negra. Filho de jongueiro e neto de sanfoneiro, estudou acordeão e violão e iniciou a carreira musical aos 17 anos. Começou tocando em bares de São Gonçalo e, depois, do Rio de Janeiro, até entrar para a banda da cantora Wanderleia. São quase 500 músicas gravadas por nomes como Nana Caymmi, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Wando, Fagner, Alcione, Elymar Santos e Jorge Aragão, entre outros. Em visita do líder sul-africano Nelson Mandela ao Brasil, cantou com Alcione sua música Sinfonia da Paz, feita para Mandela.

Entre suas criações, talvez a mais importante e icônica seja o “Alabê”, esse personagem/persona que nasce no livro “Ogundana – O Alabê de Jerusalém”, publicado em 2004. A obra foi matéria-prima para a criação da ópera Alabê de Jerusalém, encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2005, além de longa temporada no Canecão e outros palcos. O Alabê também virou espetáculo cênico, um monólogo encenado pelo próprio Altay Veloso, além de concerto musical. Com canções eternizadas nas vozes de Roberto Carlos, Alcione, Leny Andrade e Jorge Vercillo, Altay é também um escritor e dramaturgo de grande importância. Seu trabalho como compositor de samba-enredo se faz presente nas escolas Viradouro, Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.


SERVIÇO
Palavra Líquida 2022
De 14 a 21 de setembro de 2022
Sesc São Gonçalo: Avenida Pres. Kennedy, 755
Entrada franca
Algumas atividades estão sujeitas a inscrições prévias
Programação e mais informações em www.sescrio.org.br