AMA Rio: novo programa da Secretaria Municipal de Cultura mescla arte e agenda climática com a formação de 350 jovens 

0
497

Depois dos programas Aprendiz Cultural e Zonas de Cultura, dando continuidade às políticas públicas de cultura e cidade, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio implementa o programa AMA Rio, de arte e meio ambiente. O lançamento do processo seletivo será nesta terça-feira (8/11). Serão selecionados 350 jovens residentes e/ou estudantes dos entornos de sete equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, sendo 50 vagas para cada: Espaço Sérgio Porto (Humaitá); Museu Histórico da Cidade (Gávea); Biblioteca Euclides Da Cunha (Ilha do Governador); Lona Cultural Terra (Guadalupe); Muhcab (Gamboa); Lona Cultural Gilberto Gil (Realengo) e Arena Carioca Fernando Torres (Madureira). Os interessados podem se inscrever neste link: http://bit.ly/AMARio

O AMA Rio vai ser executado pela organização da sociedade civil People’s Palace Projects (PPP), da Queen Mary University of London, que vai selecionar os 350 jovens, que receberão ajuda de custo mensal. O secretário Marcus Faustini explica que “a presença da cultura na defesa do meio ambiente retoma um debate importante e necessário, além de reunir lideranças criativas para pensar saídas concretas em torno da questão climática”.

O processo envolve compartilhamento de vivências e experiências de gerações, agentes transformadores, oficinas e aulas – jovens, artistas, pesquisadores e educadores ambientais – para o desenvolvimento de um projeto de intervenção física a ser implementado em cada equipamento cultural e/ou no seu entorno, unindo arte, cultura, meio ambiente, sustentabilidade e cidade. A formação dos jovens está prevista para iniciar em janeiro de 2023.