Amadeus será um dos destaques em julho no projeto Música no Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

0
488

Eles já se apresentaram para o Papa, no Vaticano e no próximo dia 3 de julho, domingo, às 11h, serão a atração do Música no Assyrio. É o conjunto de violinos Amadeus, composto por adolescentes oriundos do grupo “Os pequenos Mozart”, que estreou a temporada do projeto no Municipal, em 15 de maio. Com direção artística da violinista da Orquestra Sinfônica do TMRJ, Suray Soren, os músicos se vestem com roupas da época do genial compositor Wolfgand Amadeus Mozart e são um sucesso por onde passam. No repertório, música do período barroco aos clássicos da mpb.  Durante a apresentação haverá ainda a participação de antigos músicos do grupo. Os ingressos tem preços populares (10 a inteira e 5 a meia-entrada) e podem ser adquiridos a partir desta segunda (27 de junho) na bilheteria do Theatro e na plataforma Imply.

 

Sobre Amadeus

O conjunto de violinos “Amadeus” é composto por adolescentes oriundos do grupo “Os pequenos Mozart”. Criado para trazer novos desafios aos jovens, os músicos foram se aprimorando com o passar dos anos. Com uma extensa agenda, o Amadeus fez inúmeras apresentações e em 2001, gravou ao vivo no concerto da Igreja da Candelária o seu primeiro CD. Em 2008 e 2009, realizou apresentações nas escolas em Santiago, Chile, divulgando a música brasileira. Por vários anos participou das comemorações de aniversário do Theatro Municipal do Rio de janeiro. Já se apresentou no Festival Vale do Café, Festival de Inverno de Petrópolis, Centro Cultural Banco do Brasil, BNDES, Concerto dos 500, reunindo cerca de 500 violinos no palco do Theatro Municipal e os integrantes tiveram a oportunidade de fazer uma participação especial no show com a violinista clássica-pop Vanessa Mae. Desde 2014, consecutivamente o grupo realiza uma Série de concertos pela Europa (Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Holanda, Itália, República Tcheca e Portugal), mais uma vez divulgando a música brasileira. Os jovens violinistas se apresentaram para o Papa, no Vaticano, na Audiência Papal, sendo para o grupo uma experiência inesquecível.     


Suray Soren, direção artística

Violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de piano aos três anos de idade e, aos onze anos, os estudos de violino na Escola de Música da UFRJ. Formou-se no curso superior de violino, aperfeiçoando-se mais tarde com o Professor Paulo Bosisio. Pioneira no ensino do Método Suzuki no Rio de Janeiro, há 30 anos adaptou o método japonês à nossa realidade, aproveitando a riqueza da música brasileira. Sendo assim, deu origem ao MÉTODO SUZUKI TROPICAL. Em 2010, realizou no Theatro Municipal o “Concerto dos 500”, reunindo 500 violinos: alunos, ex-alunos e convidados.Como violinista, representou o Brasil na Iª Orquestra Mundial, sob a regência do renomado maestro Carlo Maria Giulini, em Estocolmo, Suécia. Por vários anos tem realizado uma série de concertos com seus alunos, o grupo The Brazilian Tropical Violins pela Europa divulgando a música brasileira. Em 2018 dirigiu uma apresentação de seus alunos – grupo “Os Pequenos Mozart e Amadeus” – para o Papa Francisco na Audiência Papal, no Vaticano.

 


Programa:

Fiocco- Allegro

Corelli – La folia

Grétry – Tambourin

Fauré – Pavane

Vivaldi – concerto para 4 violinos em Si menor

Back- A thousand years

Webber- O fantasma da ópera

Louiguy/Piaf- La vie en rose

Bee Gees- How deep is your love

Morricone- Cinema Paradiso

Toquinho- Tarde em Itapuã

Jobim- Garota de Ipanema

Direção artística Suray Soren

 


Serviço:

Música no Assyrio /Amadeus

Data: 03 de julho – domingo

Horário: 11h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro

Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio

Preços populares: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada) – na bilheteria do Theatro e na plataforma Imply a partir desta segunda (27 de junho)

Classificação: Livre