Aniversário da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis em Angra dos Reis

0
1665

Os 33 anos da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, de Angra dos Reis, a serem completados no próximo sábado (25/08), terá uma programação especial organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi fundada no dia 25/08/1985 e é a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta Brasil dos Reis e funciona em um sobrado de 1824. Foi fruto da luta do movimento cultural da cidade, liderado por artistas do grupo teatral Revolucena, com o apoio da população local, que reuniu muitas assinaturas, para evitar a demolição do casarão, que foi tombado, assim como outros patrimônios históricos do município. João Luiz Gibrail Rocha, então prefeito à época, decretou a desapropriação do prédio, cedendo-o para a criação de uma casa de cultura, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura.

Benedito Angrense Brasil dos Reis Vargas ou simplesmente Brasil dos Reis, nasceu em 4/05/1895 e morreu na Santa Casa de Misericórdia, em 22/04/1975. É considerado um dos maiores poetas do Estado do Rio, autodidata, conseguiu por esforço próprio uma invejável cultura literária. Aos 11 anos de idade já fazia versos e escrevia pequenos jornais manuscritos. Além, de poeta, Brasil dos Reis era também jornalista e historiador.

Confira a programação completa:

25 de agosto ( sábado)

A partir das 10h:

– Exposições

– Apresentação do projeto Musicalizando, com alunos do Frade e Belém

– Apresentação da equipe JB Kid – Karatê crianças

– Apresentação de músicos participantes do projeto Sarau in casa

A partir das 14h:

– Apresentação do grupo de dança Arte Fênix

– Performance teatral

– Dança com o grupo da terceira idade dos Cras

– Apresentação de dança com Jhonny

– Música voz e violão

A partir das 18h:

– Música ao vivo com Bruno Perez

– Cerimônia do corte do Bolo