Ícone do site Caminhos do Rio

Aniversário da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis em Angra dos Reis

Os 33 anos da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, de Angra dos Reis, a serem completados no próximo sábado (25/08), terá uma programação especial organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi fundada no dia 25/08/1985 e é a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta Brasil dos Reis e funciona em um sobrado de 1824. Foi fruto da luta do movimento cultural da cidade, liderado por artistas do grupo teatral Revolucena, com o apoio da população local, que reuniu muitas assinaturas, para evitar a demolição do casarão, que foi tombado, assim como outros patrimônios históricos do município. João Luiz Gibrail Rocha, então prefeito à época, decretou a desapropriação do prédio, cedendo-o para a criação de uma casa de cultura, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura.

Benedito Angrense Brasil dos Reis Vargas ou simplesmente Brasil dos Reis, nasceu em 4/05/1895 e morreu na Santa Casa de Misericórdia, em 22/04/1975. É considerado um dos maiores poetas do Estado do Rio, autodidata, conseguiu por esforço próprio uma invejável cultura literária. Aos 11 anos de idade já fazia versos e escrevia pequenos jornais manuscritos. Além, de poeta, Brasil dos Reis era também jornalista e historiador.

Confira a programação completa:

25 de agosto ( sábado)

A partir das 10h:

– Exposições

– Apresentação do projeto Musicalizando, com alunos do Frade e Belém

– Apresentação da equipe JB Kid – Karatê crianças

– Apresentação de músicos participantes do projeto Sarau in casa

A partir das 14h:

– Apresentação do grupo de dança Arte Fênix

– Performance teatral

– Dança com o grupo da terceira idade dos Cras

– Apresentação de dança com Jhonny

– Música voz e violão

A partir das 18h:

– Música ao vivo com Bruno Perez

– Cerimônia do corte do Bolo

Sair da versão mobile