Assistência Social, Saúde e IPP abrem consulta pública sobre o Censo de População em Situação de Rua 2022 – Rio de Janeiro

0
463

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Pereira Passos, vai abrir consulta pública sobre o Censo de População em Situação de Rua 2022 na próxima quarta-feira (28/09), às 10h. Na ocasião será divulgado o link para participação, por meio do canal do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) no YouTube. Haverá uma reunião com a participação de cerca de 300 entidades. 

– O objetivo é ouvir os setores da sociedade civil envolvidos com o tema, levando suas sugestões para as reuniões técnicas preparatórias – explicou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú. 

A SMAS iniciou os preparativos para o Censo de População em Situação de Rua 2022 neste semestre. Esse é o segundo censo voltado a essas pessoas na capital. Neste mês deverão ser estabelecidos os roteiros de rua da pesquisa, daí a importância da participação popular no processo.

O primeiro censo ocorreu em outubro de 2020 e apurou que 7.272 pessoas viviam nessa situação na capital carioca. Com a volta ao mapa da fome e o agravamento da crise econômica, a expectativa deste ano é de que esse número aumente.