Baile de carnaval ‘Mamãe eu quero mamar’ vai arrecadar potes para armazenamento de leite humano – Rio de Janeiro

0
290

O carnaval solidário está no ar e, nesta quarta-feira (15/02), será realizado o baile de carnaval “Mamãe eu quero mamar”, das 16h às 21h, no Clube Recôncavo de Sepetiba. A entrada é franca. O objetivo do evento é  arrecadar potes de vidro para o armazenamento de leite humano. A organização estima a presença de público de mais de 1,1 mil pessoas, com expectativa de arrecadação de 500 potes.

O objetivo do baile é aproveitar a época festiva para tratar um assunto sério: a doação de leite materno. Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando, tenha excedente de leite e que não utilize nenhum medicamento que contraindique o aleitamento materno é uma potencial doadora. Como algumas mulheres, por causas diversas, não conseguem amamentar seus filhos, os bancos de leite humano são fundamentais para atender alguns recém-nascidos prematuros, como os internados em CTI neonatal.

Além do baile de carnaval, a doação de recipientes para armazenamento de leite humano pode ser realizada em unidades de saúde do Município do Rio. O pote utilizado segue um padrão que possibilita a higienização adequada, sendo usados para este fim somente potes de vidro e com tampa plástica.

Para as mulheres que possam estar enfrentando dificuldades na amamentação, as clínicas da família e centros municipais de saúde oferecem grupos de educação em saúde, onde os profissionais ensinam técnicas e estratégias para fazer esse momento mais prazeroso e eficaz para as mães. Além de disponibilizar toda a estrutura desde a captação até a distribuição das doações.

O leite materno é um alimento completo, que tem todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê, dispensando o uso de água ou outros alimentos até os seis primeiros meses de vida. Além de proteger contra doenças, o aleitamento exclusivo traz inúmeros benefícios, não só para os pequenos, mas também às mamães.

Os bancos de leite localizados nas maternidades municipais recebem as doações de mães cadastradas. O leite passa por todo o processo de controle de qualidade para ser oferecido a  crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas pelas próprias mães.

Para encontrar o banco de leite ou ponto de coleta mais próximo da sua residência, acesse: https://saude.prefeitura.rio/doacao-de-leite-humano/