Banco de Sangue do Hupe precisa urgentemente de novas doações

0
492

O Banco de Sangue Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), está precisando urgentemente de novas doações, principalmente dos tipos A-, B-, AB-, e O-. A situação atual é crítica, o que coloca em risco a realização de cirurgias.

O procedimento de doação, desde a chegada no hospital até a saída, dura cerca de 50 minutos e é acompanhado de medidas protetivas.

– Nós seguimos todas as regras sanitárias de distanciamento e higienização. Os voluntários ficam em locais isolados. Desde o momento da triagem até a coleta, há distância segura entre os doadores. Além disso, o Banco de Sangue fica do lado de fora do Hupe, então não há contato com pessoas internadas – ressalta.

Quem preferir pode agendar horário pelo telefone (21) 2868-8134, mas as doações também ocorrem sem horário marcado. É preciso apresentar documento com foto que permita a identificação do doador. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Não abrirá nos feriados dos dias 6 e 7. O endereço é Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel.

Seja solidário, ajude a salvar vidas!

Quem teve Covid-19 pode doar sangue? Sim.
• com sintomas leves, aguardar 30 dias após o fim dos sintomas.
• com sintomas graves e internação, aguardar 12 meses.

Quem tomou vacina pode doar? Sim.
• Coronavac/Butantan: aguardar 48 horas para doar.
• AstraZeneca/Fiocruz (Oxford): aguardar 7 dias para doar.
• Pfizer: aguardar 7 dias para doar.
• Influenza: aguardar 48 horas para doar.