Café da Manhã com Villa-Lobos

0
812

Que tal acordar e escutar um pouco da história do Choro com músicas de um ícone da música de nosso país?

A Cia Bachiana Brasileira apresenta o Podcast “QUADROS DE UMA ALMA BRASILEIRA”, que conta a história do Choro até Villa-Lobos, este gênero genuinamente carioca, que assim passou a ser chamado desde a sua origem em 1870.

Este programa, uma homenagem à música brasileira através do seu mais importante compositor de nossa história, o igualmente carioca Heitor Villa-Lobos, foi contemplado pelo Edital para a Música intitulado “Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência”, do Itaú Cultural.

Ele está disponível ao público nas redes virtuais da Bachiana, mas precisa ser conhecido por todos os que se interessam pelas origens de nossa música. Então, aproveitem o tempo de seu café da manhã para ouvir essa história e comoverem-se com parte de uma coleção pouco conhecida da música do Villa. No final, compartilhem o link para todos os amigos, ajudando na divulgação dessa música maravilhosa.

Este Podcast ressalta quatro dos principais Choros de Câmara do compositor, terminando com o mais famoso de todos, o Choros n. 5, Alma Brasileira.

O conjunto dos maravilhosos solistas que este trabalho contou, foi formado por Turíbio Santos, violão; Marcelo Bomfim, flauta; Cristiano Alves, clarineta e Tamara Ujakova, piano, além do septeto de sopros com Paulo Passos, clarineta; Mauro Senise, saxofone; o saudoso Antonio Augusto, Josué Soares e Eliezer Conrado nas trompas; Marcos della Favera no trombone e o Coro masculino da Cia. Bachiana Brasileira com Ricardo Rocha na regência dos conjuntos.

Para o maestro Rocha, fundador e diretor musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, esse trabalho destaca uma fase brilhante de Villa-Lobos, que é aquele da década de 1920-30, época em que amalgama e traduz, em música, toda a força e o espírito de nossa ancestralidade.


Podcast – https://www.youtube.com/watch?v=p2-WUJIdqjM&feature=youtu.be


Sobre o maestro Ricardo Rocha:

. Fundador e Diretor Musical da Sociedade Musical Bachiana Brasileira, Orquestra e

Coro desde 1986, e da Cia. Bachiana Brasileira, em 1999

. Kappellmeister pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe, Alemanha

. Mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

. Comendador pelo Poder Judiciário, da Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª. Região

. Autor dos livros “Regência, uma arte complexa”, 2004, e “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma análise estrutural”, 2013 (Edições Ibis Libris, RJ)

. Professor de História da Música na Pós-Graduação da Faculdade de São Bento do RJ, 2010-2017

 

Sobre a Sociedade Musical Bachiana Brasileira – SMBB:

Fundada de fato no Rio de Janeiro em 1986 e de direito em 1993 em Cuiabá, Mato Grosso, SMBB – é uma associação civil, de caráter privado, sem fins lucrativos, tornada Bem de Utilidade Pública Federal através do Processo 08000-019379/99-00 de 4/4/2000 do Ministério da Justiça. Seu objetivo é a produção e a realização de atividades de música erudita, tais como: concertos, recitais, óperas, musicais, gravações, festivais, cursos de extensão, assim como seminários de música, aulas e atividades similares, realizados com alto padrão de qualidade e profissionalismo, nos quais todos os recursos auferidos são reinvestidos em prol de novos eventos musicais e de seu próprio desenvolvimento e expansão.

 

Cia Bachiana Brasileira, Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro :

Com mais de 70 gravações em seu canal do You Tube, 7 CDs, 4 DVDs e cerca de duas dezenas de programas para rádio e TV, a Cia. Bachiana Brasileira é o corpo artístico da SMBB, configurando a expressão de uma atitude cujas consequências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial. Desde 1999, desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira.

O alto padrão de qualidade com que executa do colonial brasileiro e barroco europeu à música contemporânea explica a posição ímpar que a Cia. Bachiana Brasileira ocupa hoje no cenário musical brasileiro, como atestam o recebimento do 1º Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e concertos seus apontados pelo jornal O Globo entre os 10 melhores de cada ano em 2007, 2008 e 2011.


Siga nas redes sociais:

Instagram:

https://www.instagram.com/cia.bachiana/?hl=pt-br

https://www.instagram.com/ciabachianabrasileira/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/ciabachiana.brasileira

Site www.maestroricardorocha.com