Campos – Secretaria de Educação elabora cadernos de atividades pedagógicas para os alunos

0
915

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), elaborou para os estudantes cadernos de atividades pedagógicas, com textos e exercícios a serem resolvidos durante o período de suspensão das aulas provocado pela pandemia do Coronavírus. São três modelos de cadernos, divididos por segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ). Os dois primeiros já começaram a ser distribuídos pelas escolas, o último está em fase de impressão. O material é composto por 10, 20 e 37 páginas, respectivamente, de acordo com o segmento.

Os cadernos são de aplicação facultativa pelas escolas, ou seja, a Smece deu às unidades autonomia de trabalhar ou não com o material ofertado. Algumas optaram por elaborar e fornecer o próprio conteúdo. As atividades contidas nos cadernos serão corrigidas pelos professores no retorno das aulas, ainda sem data para acontecer. Segundo o plano de retomada econômica da prefeitura, as aulas presenciais ocorrerão na fase branca, nível 1, de “Atenção”.

De acordo com a secretária de Educação, Luciana Eccard, desde o início da pandemia a Smece tem trabalhado para desenvolver instrumentos pedagógicos que possam mitigar o impacto da suspensão das aulas, respeitando as particularidades socioeconômicas do público atendido e a situação financeira do município. Além dos cadernos, outras medidas estão em desenvolvimento e serão anunciadas em breve.

– Não adotaremos o sistema de aulas pela internet, pois elas não são viáveis para a realidade da nossa rede. A maioria não possui computador ou internet em casa e muitas famílias têm mais de um filho matriculado na rede municipal. Como seria para essa mãe disponibilizar um único celular para cinco filhos assistirem às aulas ao mesmo tempo? Já pensamos em outra forma de disponibilizar o conteúdo e, em breve, lançaremos. Os cadernos são um suporte, para que os alunos possam ter atividades pedagógicas durante este período – explica Luciana.

Muitas escolas estão distribuindo os cadernos junto ao segundo lote do Kit Alimentação, que começou no último dia 26 e segue pelos próximos dias. Em outras e no caso dos cadernos do Ensino Fundamental II, a entrega será realizada separadamente. Entretanto, em ambos os casos, o agendamento para a distribuição é feito pela unidade escolar.

Alunos com necessidades especiais – Os alunos com necessidades educacionais especiais estão recebendo um material pedagógico especial, adaptado pelos profissionais que atuam nas salas de recurso das escolas da rede municipal, de acordo com a necessidade ou patologia de cada um, de modo individualizado.