“Cantar e por onde começar?” é o tema da Campanha #AulaEmCasa do Theatro Municipal

0
681

Um casal com muitas afinidades. Unidos pela arte, os cantores do coro do #TMRJ, Frederico de Assis e Fernanda Schleder, aproveitam este período de pandemia para fazer apresentações na sacada do prédio onde moram, no bairro do Flamengo, zona sul carioca.

“A gente resolveu cantar na varanda no dia em que estaríamos estreando a temporada lírica do Municipal, com Il Tabarro e La Vida Breve, no domingo dia 22 de março, horário que seria a récita, às 17h. Foi então que resolvemos ir pra sacada pra não enlouquecer e mostrar o nosso dom aos vizinhos. Desde então, cantamos todos os domingos, às 17h. Deu super certo”.- afirma a soprano.

Agora, eles vão ensinar o público a cantar.

Na próxima segunda, dia 20 de julho, Frederico de Assis e Fernanda Schleder participam da Campanha #AulaEmCasa. Com patrocínio Ouro Vale e Petrobras, as aulas reúnem especialistas do Theatro Municipal para ensinar on-line os mais variados assuntos. Desta vez o tema é “Cantar e por onde começar?”. O barítono e a soprano vão dar dicas sobre a arte de cantar, desde os tipos de vozes masculinas e femininas, a importância de respirar corretamente para aumentar a abrangência da voz e evitar problemas nas cordas vocais, como fazer o aquecimento e mostrar a colocação certa da voz, entre outros tópicos. Durante a aula, o público pode participar fazendo perguntas e quem preferir, deve enviar perguntas para o e-mail [email protected]. A live começa às 14h, no Instagram do Theatro (@theatromunicipalrj). “Acho que é o sonho de muita gente começar a cantar. Vamos passar um pouco da nossa arte pra todo mundo” – conclui o barítono.

Sobre Fernanda Schleder

Soprano, natural do Rio de Janeiro, graduada em canto pelo Conservatório Brasileiro de Música, é bisneta da maestrina e pianista Grizelda Lazzaro Schleder e filha do percussionista João Alfredo Schleder. Aperfeiçoou-se com o professor Frederico de Assis desde 2005. Pertence ao Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2001.Participou como solista nas óperas: “O Chalaça” de Mignone, realizada na Escola de Música da UFRJ; “Le Nozze di Fígaro”, de Mozart, no papel de Condessa, também na Escola de Música da UFRJ e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do Maestro Guilherme Bernstein; “La Bohéme”, de Puccini, no papel de Mimi, no projeto ópera de bolso, realizada no Teatro Carlos Gomes.Vencedora do primeiro concurso de canto Lorenzo Fernandez, realizado no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, onde também recebeu o prêmio de melhor intérprete de ária de ópera.

Participou do concurso jovens intérpretes de Francisco Mignone, promovido pelo Espaço Cultural FINEP, onde recebeu o prêmio especial de melhor intérprete de Francisco Mignone.Foi solista por dois anos da tournée pelo Brasil do Projeto Mundial “Videogames Live”, com a Orquestra Petrobras Sinfônica sob a regência do maestro e compositor norte-americano Jack Wall. Interpretou a ópera “L’ Inocente” de Francisco Mignone no papel de Irene no Espaço Cultural FINEP. Interpretou também da ópera “La Bohéme” de Puccini o papel de Musetta no Museu de Arte Moderna (Projeto Música no Museu) e na Sala Baden Powell. Participou da montagem da ópera “Carmen” de Bizet no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica sob a regência de Silvio Viegas e direção de Carla Camurati. Participou da temporada carioca do musical “A Noviça Rebelde” que esteve em cartaz de maio de 2008 à fevereiro de 2009, sob a direção de Cláudio Botelho e Charles Möeller.É fundadora da EntreAtto Solistas, Coral e Orquestra, que realiza apresentações, des les, concertos líricos, casamentos e recepções no Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil. Foi solista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no Concerto “Jóias da Ópera” sob a regência do Maestro Jésus Figueiredo em 2018.

Sobre Frederico de Assis

Barítono, natural de Curitiba, graduado em canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná sob a orientação da soprano Neide Thomaz. Cursou Teatro na Universidade PUC em Curitiba. Cursou o Mestrado em Performance na University of Hartford (EUA), especializando-se em canto lírico e teatro musical com o Mestre Jerome Pruett.Integrou durante 13 anos o Coro Camerata Antiqua de Curitiba, regido e fundado pelo renomado maestro Roberto de Regina. Atualmente integra o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.Participou como solista nas óperas: “Rigoletto”, de Verdi como Marullo, no Teatro Guaíra em Curitiba; “La Traviata”, de Verdi, como G. Germont, no Teatro Municipal de Campos de Jordão; “Os Contos de Hoffman”, de Offenbach, como Dr. Miracle, no Teatro da Hartt School of Music; “O Cônsul”, de Menotti, como Mr. Kofner e Assan, na Hartt School of Music; “Le Nozze di Figaro”, de Mozart, como Conde, turnê pelas principais cidades do estado de São Paulo; “Don Pasquale”, de Donizetti, como Dr. Malatesta, no Projeto de Ópera de Bolso realizada no Teatro Carlos Gomes; “Madame Butter y”, de Puccini, como Sharpless, no Espaço Cultural FINEP e Teatro da Rádio MEC, sob a direção de Glória Queiroz; cantou também a premiére de uma ópera curitibana chamada “Curi- tim, a lenda de Curitiba”, de Edilberto Vasconcelos, no Teatro Guaíra de Curitiba. Cantou solo na Ópera Billy Budd, de Benjamin Britten, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.Apresentou-se recentemente na estreia Mundial da ópera “O Alabê de Jerusalém” de Altay Veloso no Theatro Municipal do RIo de Janeiro, reapresentada no Citybank Hall com grande sucesso.Foi maestro no coro da Universiade Cândido Mendes na Tijuca de 2006 a 2008. Foi, também, maestro preparador para a tournée brasileira do Show Videogames Live, sendo o assistente do maestro Júlio Moretzsohn neste Projeto de 2006 à 2008.Leciona canto e canto coral nas O cinas de Música de Curitiba e no Rio de Janeiro prepara cantores para Óperas no Teatro Municipal, e em alguns musicais como: “Beatles, num céu de diamantes”, “A Noviça Rebelde”,”Essa é a nossa canção”, “O Gato de Botas” entre outros. Foi solista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no Concerto “Jóias da Ópera” sob a regência do Maestro Jésus Figueiredo em 2018.

Serviço:

Campanha #AulaEmCasa com o barítono Frederico de Assis e a soprano Fernanda Schleder do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em “Cantar e por onde começar?”

Data: 20 de julho – segunda-feira

Live/ aula on-line às 14h

Plataforma: Instagram @theatromunicipalrj

Patrocínio Ouro @valenobrasil e @petrobras