Carapebus inicia semana com novas regras na luta contra o Coronavírus

0
707

Considerando a atual situação mundial do Novo Coronavírus e a fim de evitar a disseminação da doença no município de Carapebus, foram adotadas várias medidas restritivas através do novo decreto municipal 2.618 que entrou em vigor no último sábado (20), e vai até 31 de maio de 2021 caso não precise ser alterado.

Diante disto a prefeita Christiane Cordeiro, decreta a proibição de funcionamento de casas de festas, casas de shows, festas de laço, utilização de carros de som em estabelecimentos comerciais e similares para realização de evento de qualquer natureza, público ou particular, com venda ou não de ingresso e aglomeração de pessoas.

O comércio terá novo horário de funcionamento das 7h às 20h, incluindo nesse horário, comércio em geral, lojas em geral, feiras livres, ambulantes, supermercados e mercados. Só poderão funcionar em período integral, os serviços considerados essenciais, como farmácias, padarias, lotéricas, bancos, correios e postos de combustíveis.

As igrejas, templos religiosos e retiros só poderão funcionar com a capacidade reduzida em 30%. O decreto também reforça o uso de máscaras ao sair a rua, utilização do álcool em gel ou 70° e o distanciamento social de pelo menos 1,5 metros.

Segundo o secretário de Saúde, Leonardo Moço, a forma mais eficaz de reduzir a aceleração e difusão do vírus é reduzir ao máximo o número de aglomeração de pessoas. “Evitar aglomerações já é uma determinação do Ministério da Saúde. Por isso estamos garantindo políticas sociais e econômicas com objetivo de conter a disseminação do vírus e prevenir o colapso em nosso sistema de saúde”, destacou Leonardo.