Carnaval 2023 – Gato de Salto será Muso na Lins Imperial

0
488

A Escola de Samba Lins Imperial ganhou mais um reforço para o carnaval de 2023. Trata-se do tradutor e professor de samba, Felipe Moris, mais conhecido no mundo do samba como Gato de Salto.  

Felipe chega para integrar o time de musas e musos da escola que levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Madame Satã: resistir para existir”, uma releitura do Carnaval de 1990 com roupagem e samba-enredo inéditos.

Natural de São Paulo, o artista que vive na Áustria desde seus 18 anos, tem formação em Comunicação Transcultural e Interpretação de Conferência e já chegou a trabalhar como tradutor na ONU, mas foi através da dança que o jovem conseguiu conquistar seu espaço.

“A saudade de casa me fez entrar em depressão e foi através do samba que eu consegui me reerguer.  Passei a ouvir os sambas e assistir desfiles para matar um pouco a saudade de casa, além de me recuperar, percebi que eu levava jeito para a dança” contou o professor.

Autodidata, o artista aprendeu a arte do samba no pé assistindo vídeos de passistas e rainhas de bateria e decidiu incluir um item diferente em seus treinos, o salto alto.

“Fui gostando da coisa e notei que tinha que me profissionalizar. Fiz aulas de aperfeiçoamento com grandes personalidades do samba como a maravilhosa rainha da Estação Primeira de Mangueira, Evelyn Bastos, com Alex Coutinho, Mayara Santos, entre outros grandes nomes do samba.  Além da facilidade em sambar, eu me aventurei a sambar de salto. Comecei com o salto 12 cm, depois fui aumentando até conseguir sambar com o salto 15. Hoje domino com facilidade e ajudo mulheres que temiam em sambar de salto”.

Com um jeito único de sambar, gato vem dedicando sua vida a ensinar a técnica de sambar de salto alto a mulheres como um estilo de vida, uma prática de exercícios e a busca pela melhor qualidade de vida.  Através de suas aulas, o dançarino já percorreu mais de vinte países, ministrando aulas de samba no pé e participando de diversos festivais de dança.    

O convite para desfilar foi feito através de vídeo chamada pelo presidente da escola e prontamente aceito pelo ativista da causa LGBTQIA+ ao saber que o enredo da escola seria a história de João Francisco dos Santos, também conhecido como Madame Satã, a primeira transformista do Brasil e símbolo de resistência no Rio de Janeiro no século XX.

– Desfilar na Lins   com um enredo que fala sobre as lutas de Madame Satã é algo incrível.  Estou muito animado e mal posso esperar para pisar na Sapucaí como eu sou, como me sinto. Não será apenas um desfile, será um momento mágico em que acredito que todas as agressões e ataques que sofri na vida irão perder a força, será o momento onde terei a certeza de que venci na vida por quem eu sou” disse emocionado.