Discurso de posse do Sandro Avelar, novo Presidente do G.R.E.S. Império Serrano

0
161

RECADO À NAÇÃO IMPERIANA E AO MUNDO DO SAMBA

Inicio fazendo um agradecimento mais que especial à minha família, aqui representada pela minha esposa Rosana Farias e pelo meu filho Samir Avelar. Acredito que a família seja o pilar fundamental na vida de qualquer ser humano, pois serve como direcionamento para quaisquer outras diretrizes que se fazem sempre necessárias, em especial, serão de extrema importância para a construção desta jornada que se inicia hoje. Notada a importância da família, serei eternamente grato às duas pessoas que me fizeram ser um imperiano de alma e coração, que são meu avô Zacharias Avelar e meu pai Sidney Avelar. O Sr. Zacharias Avelar, meu avô, foi fundador do Império Serrano, inclusive presidindo esta agremiação por alguns anos. Assim com meu avô, passei dias, semanas, meses e anos frequentando a quadra do Império Serrano com meu pai, o senhor Sidney Avelar, igualmente responsável pela minha paixão por este pavilhão tão importante e histórico para nossa cultura.

Agradeço a ex-Presidente Vera Lúcia Corrêa pelo apoio e pela transição pacífica e respeitosa da antiga para a atual gestão. Um agradecimento também importante ao imperiano de coração, apaixonado por esta agremiação, o meu amigo Rildo Seixas. Não posso esquecer de agradecer meu amigo Renato Marins, Thor, pelo apoio e incentivo durante minha trajetória no mundo do samba. Sem vocês nada disso estaria acontecendo. Muito Obrigado!

Em seguida, faço meu agradecimento a toda a nossa equipe, que até aqui foi a equipe da chapa ‘Unidos pelo Império’ e a partir de hoje é a equipe que compõe a diretoria da nossa agremiação. Aqui, saúdo Paulo Santi, Marcio Araujo, Wagner Rogério, Paula Maria, Gregório, Wanderley, Priminho, Niltinho, Cosme Marcio, Chico, Flavinho, Arlindinho Cruz, Pretinho da Serrinha, Zé Luiz do Império, Jorginho do Império, Alex Ribeiro, Careca, Bruno Teté, Josimar e tantos outros que compõem essa nova diretoria. Esta é a Diretoria de uma das maiores agremiações carnavalescas do Maior Espetáculo da Terra, que é o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano.

Dentre todos os agradecimentos aqui destacados, talvez o mais importante deles, um agradecimento fundamental a toda a Nação Imperiana. Todos os apaixonados pelo Reizinho de Madureira, apoiadores, antigos e novos diretores, antigos e novos segmentos, os funcionários desta agremiação, enfim… todos sem exceção. O meu muito obrigado pela união feita em torno do meu nome, para que juntos pudéssemos iniciar este processo democrático de restruturação e resgate da nossa escola.

Foi graças aos incentivos do meu avô Zacharias Avelar e do meu pai Sidney Avelar, que me apaixonei por essa agremiação, na qual iniciei minha história através da escola mirim Império do Futuro. Muitas das personalidades que despontaram no mundo do samba, surgiram aqui no Império Serrano, a partir do Império do Futuro. Intérpretes, mestres-sala, porta-bandeiras, ritmistas, mestres de bateria, passistas, a história do samba só pode ser eternizada com a valorização e manutenção das escolas mirins, que formam nossos personagens. E o Império do Futuro é e sempre será essencial para o sucesso do Império Serrano.

Na história do Império Serrano, no maior palco do Carnaval do Rio de Janeiro, pude ajudar a escrever alguns capítulos compondo a ala das crianças, ala da comunidade, além de ter me tornado passista e posteriormente mestre-sala, quando pude ter a honra de proteger o pavilhão da minha escola de coração. Alcei vôos em outros lugares, fui mestre-sala em outras agremiações, fui Presidente de outra agremiação, inclusive havia prometido para mim mesmo que não mais voltaria a ser presidente de nenhuma agremiação nem liga carnavalesca, porém, o Império Serrano é algo a parte.

O Império Serrano é história, tradição, paixão, garra, luta, vontade de vencer, amor pelo pavilhão, é a história a qual minha família ajudou a escrever e eu não poderia deixar de contribuir mais efetivamente com o resgate e união de todos os pilares da nossa escola.

Por fim, não tem como se chegar a um objetivo sem se seguir um propósito. O sonho de qualquer gestor de escola de samba é associar sua missão, a missão de toda equipe, a algum sentido de propósito, algum sentido que dê àquela atividade, algo mais que um simples projeto de carnaval. Neste novo rumo que se inicia no Glorioso Império Serrano, o propósito é contemplar a união dos imperianos espalhados por divergências de outrora e devolver a escola às suas raízes, ao povo da Serrinha.

Vamos entregar a escola de volta para a comunidade da Serrinha, fortalecer nossos segmentos, valorizando o Império do Futuro, valorizando nossa comunidade, fazendo com que o Império Serrano volte a ser forte e competitivo, como sempre foi ao longo de sua história. Mas o mais importante, devolvendo a escola aos herdeiros do chão de Madureira.

Para que tudo isso seja possível, já iniciamos um processo resgate, fortalecimento e estruturação dos nossos segmentos. Um projeto campeão, que fará do Império Serrano novamente forte e competitivo. Tenho a imensa honra e satisfação de anunciar oficialmente a chegada de um time de ponta. São profissionais multicampeões por onde passaram, seja aqui no Império Serrano, como em outras agremiações. Profissionais que vão aliar seus potenciais vitoriosos à filosofia e tradição deste novo Império Serrano que renasce. Agradeço o apoio de vários profissionais renomados como Leandro Vieira, Nego, Patrick Carvalho e outros.

Estamos reescrevendo a história do nosso Glorioso Império Serrano! Juntos, estamos tendo a oportunidade de sermos testemunhas da construção da história. Não podemos deixar que o medo do erro, o medo da comparação ou o medo do julgamento nos impeça de alcançar nosso objetivo. Para isso, serão necessárias algumas mudanças que passam por fecharmos algumas torneiras que, já há algum tempo, fazem o Império Serrano transbordarem numa grave crise financeira. Mudanças ocorrerão! Mudanças essenciais! Nós não precisamos de magia para mudar a história da nossa escola, pois já carregamos todo este poder que precisamos dentro de nós mesmos. O amor pelo Império Serrano!


“Renasce na fonte do samba, um novo Império Serrano!” E, juntos, vamos levar nosso Glorioso Império Serrano, de volta, ao Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro!

Sandro Avelar
Presidente do G.R.E.S. Império Serrano