“Instituto do Samba” lança série ” Samba comentado” do Grupo Especial do RJ 

0
352

O Instituto do Samba, em parceria com os “Doentes da Sapucaí”, está lançando a série “Samba Comentado”, que pretende explicar o que está por trás das 12 letras dos sambas das escolas de samba do Grupo Especial para o carnaval de 2022.  

Explicados em formato de vídeo, mostrando de forma ilustrada e dinâmica toda a história, o projeto visar mostrar as curiosidades e as mensagens que estão por trás de cada letra. Ao todo, serão 12 vídeos, um para cada escola de samba do Grupo Especial do RJ de 2022. Cada vídeo tem duração média de 10 minutos e utiliza imagens, vídeos, entrevistas com os compositores, animações e muita pesquisa para ilustrar de maneira didática e dinâmica o significado de cada trecho dos sambas. A apresentação do projeto coube à jornalista Aline Bordalo, pesquisas do jornalista e compositor Alexandre Araujo e direção, produção e edição de Mill Müller. As gravações e as entrevistas dos compositores foram realizadas no Baródromo (Tijuca, RJ) e no Assembleia Bar (Vila Mariana, SP). 

Rogério Portos, presidente do Doentes da Sapucaí, e um entusiasta do carnaval, falou sobre o projeto. 

– “Quanto mais entendemos, mais gostamos de um samba. O samba-enredo é de fazer inveja a qualquer livro de história. Responda rápido: você sabe quem foi o 1º presidente do Brasil? A resposta está no samba da Imperatriz 1989, que dizia “Na noite quinze reluzente, com a bravura, finalmente, O marechal que proclamou foi presidente Liberdade, Liberdade! Abre as asas sobre nós! “. Em 15 de novembro de 1989 o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república e se tornou o 1º presidente do Brasil. Identificamos que a profundidade do conhecimento a respeito da história por trás da letra do samba está diretamente ligada ao quanto a pessoa gosta daquele samba. O Samba comentado quer colocar luz nos sambas de enredo para o público possa entender melhor a mensagem que está por trás das letras, e assim levar conhecimento ao público para aumentar seu interesse no samba e valorizar o rico conteúdo nele inserido”. 

A exibição será feita pelo canal do Instituto do Samba no YouTube (www.youtube.com/institutodosamba ), e a divulgação nos diversos canais dos parceiros: escolas de samba, LIESA – Liga das Escolas de Samba do RJ, intérpretes, compositores, portais de comunicação e personalidades ligadas ao universo do samba. O lançamento será no dia 01/abril e os 12 vídeos serão publicados diariamente, em sequência. Após o dia 13/abril, serão divulgados trechos de entrevistas com os compositores, com o presidente da LIESA, entre outros materiais que auxiliarão na promoção do projeto. O 1º episódio que irá ao ar será o da Vila Isabel, que trará detalhes do samba feito em homenagem ao mestre Martinho da Vila, como por exemplo a explicação do trecho “Eu vou junto da família. Do Pinduca à Alegria pra brindar. Modéstia à parte, o Martinho é da Vila”. Por que “Do Pinduca à Alegria”? Vale a pena conferir! 

Marcos Seixas Soares, vice-presidente do Instituto do Samba, contou como surgiu a ideia de criar o samba comentado  

–  “O “Samba Comentado” nasceu da ideia de entender passo a passo o samba da Imperatriz Leopoldinense de 2018, que falou sobre o Museu Nacional do RJ e que sofreu um incêndio meses depois de ser enredo da Imperatriz daquele ano. Naquela época, de forma amadora e ancorado apenas em pesquisas pela internet, o 1º Samba Comentado foi criado. Um ano depois veio a 2ª edição, agora falando sobre o enredo dos Doentes da Sapucaí de 2029: “As 10 Campeãs da Sapucaí”. 

Segundo o jornalista e sambista Alexandre Araujo, o trabalho faz com que você tenha uma nova visão sobre o samba-enredo.  

–  “Nós compositores ouvimos que os sambas são muito parecidos, mas acho que nunca houve um trabalho que esmiuçasse e explicasse o que está por trás de cada letra de samba. Acho que essa série vai fazer com que muita gente se eduque e passa a olhar os desfiles de escolas de samba com uma outra perspectiva”. 

Canal Instituto do samba: www.youtube.com/institutodosamba