Jornalista Marcelo Faria recebe o título de Sócio Honorário da Assordheserj

0
520

No ano jubilar de 25 anos da Assordheserj (Associação Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro), quatro personalidades do mundo do samba e do carnaval, foram eleitas para receberem a honraria com o título de Sócio Honorário, por suas trajetórias e serviços prestados, tanto os colaborativos à Assordheserj, quanto à memória, preservação e valorização do samba e do carnaval.

Chegando a quarta personalidade homenageada, a Assordheserj apresenta o Jornalista Marcelo Faria: CEO do Grupo Sambrasil de Comunicação, jornalista especializado em samba, formado em Teologia e Filosofia Sistêmica (Mater Eclésie – Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro).

“Ter o meu trabalho reconhecido e valorizado é uma grande satisfação e a certeza do dever cumprido, ao longo de todos os anos que me dedico ao jornalismo, recebi cerca de 20 premiações, e a cada homenagem, me emociono como se fosse a primeira. Construí a minha trajetória sempre com amor, seriedade e principalmente com as bênçãos da Santíssima Trindade e de Nossa Senhora. Agradeço imensamente à Assordheserj pelo título de Sócio Honorário recebido e reafirmo o meu comprometimento em tornar a associação, protagonista das ações no segmento Harmonia, juntos as agremiações de escolas de samba, blocos e demais instituições ligadas ao samba e ao carnaval.”, comenta o jornalista Marcelo Faria.

Segue a nota/comunicado oficial da Assordheserj:

Encerrando o ciclo de apresentação dos Associados Honorários, falaremos especialmente do jornalista Marcelo Faria. Nascido em Nilópolis e torcedor da Beija-Flor de Nilópolis, a Deusa da Passarela, podemos chamá-lo de Nilopolitano raiz.

Ele é CEO do Grupo Sambrasil de Comunicação que há alguns anos divulga as matérias da sobre a Associação em seus veículos de comunicação, o Portal Sambrasil – Maior Portal de Notícias, Entretenimentos, Pesquisas e Referências sobre o Mundo do Samba e no Portal Sambrasil Turismo e Cultura com editorias sobre toda a cadeia produtiva do turismo e da cultura.

Carrega em seu DNA as influências da boa música e do samba, lições transmitidas por seus saudosos avós materno e paterno. Avô Manoel, que era trompetista, tocava nos bailes de Carnaval em Nilópolis e sua avó paterna, Yolanda Faria, apaixonada pelo Império Serrano.

Conheceu a antiga SORDHESERJ nos primeiros seminários e na gestão do Presidente Sérgio. Mais recentemente, recebendo um convite mais que especial da Diretoria Social da instituição na época formada por Lourenço Lucio, Alexandre Dutra e Jorgina Galdino para participar como mediador da mesa formada por grandes nomes e referências, assim como ele, quando o assunto é samba e carnaval; o Mestre Laíla, Sr. Jorge Castanheira, Dra. Helena Theodoro, carnavalescos, compositores e intérpretes, entre outros. Este seminário foi realizado na quadra do GRES Salgueiro e trouxe um debate enriquecedor para os trabalhos executados pela Harmonia nos Carnavais. Apesar dele não ser profissional do samba, é colaborador, visando o engrandecimento do trabalho e vivenciou como é desfilar em Escola de Samba do Grupo Especial na Sapucaí.

Ao longo dos anos acompanhando ensaios e desfiles, percebeu que as pessoas das Agremiações tinham intenção e boa vontade, mas faltava profissionalizar a atuação do Diretor de Harmonia. Sua colaboração vai além de debater, acompanhar, propagar o samba.

Almeja à ASSORDHESERJ, alcançar protagonismo nas agremiações de escolas de samba e instituições carnavalescas, para torná-la referência no quesito harmonia. E através de sua expertise contribuirá em agregar mais valor à formação técnica destes profissionais. Seu trabalho de assessorar com notoriedade a festa popular dá visibilidade ao Samba e suas manifestações populares nas mídias. Além de ter conhecimento técnico, que o fez ser por 4 anos o principal parceiro da Riotur, produzindo conteúdos de mídias e imagens; acompanhou os concursos de coreto, desfiles na Intendente Magalhães e Sapucaí, entrevistou as grandes personalidades do carnaval, sem esquecer de mencionar a cobertura dos blocos pelas ruas do Rio.

Departamento Cultural ASSORDHESERJ

Juntos Com a Harmonia – Gestão2020/2023