Milton Cunha reúne 1.500 passistas em encontro nacional no Parque Madureira em janeiro

0
273

No dia 8 de janeiro, os passistas de todo país têm um encontro marcado: a partir das 17 horas, acontecerá no Parque Madureira Mestre Monarco, o II Encontro Nacional de Passistas e a IV edição do Baile de Passistas. O evento é idealizado e apresentado pelo comentarista de carnaval, pós-doutor em Narrativas de Cultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Milton Cunha.

O Baile dos Passistas surgiu em 2017 sempre trazendo um homenageado anual para que as novas gerações celebrem a ancestralidade. O escolhido para 2023 será o grande baluarte do ziriguidum, Careca. O Baile dos Passistas ajudou a fundar a APASB, Associação dos Passistas de Samba no Pé do Brasil / Ciro do Agogô, que aproveita a data do Baile para realizar Encontros Nacionais de suas sucursais, espalhadas pelos estados brasileiros.

Como não poderia deixar de ser, o evento é aberto ao público e terá transmissão on-line pela Fita Amarela. Dentre as 57 alas de passistas das Escolas de Samba de todos os grupos, que apresentarão toda a criatividade na passarela criada exclusivamente para o evento, podemos destacar a participação da Corte Sênior (rei, rainha, príncipe e princesa com mais de 60 anos), a Ala Plus e a passista com nanismo, que desconstroem os arquétipos de que há um corpo ideal para ser passista, o que colabora com a inclusão nas alas espalhadas pelo Brasil.

O Baile não é competitivo, nem comparativo. Cada edição mais histórico com elevada importância cultural, terá patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, através do prefeito Eduardo Paes.

SERVIÇO:
ll ENCONTRO NACIONAL DA APASB (Associação dos Passistas de Samba no Pé do Brasil – Ciro do Agogô) E lV BAILE DOS PASSISTAS DO CARNAVAL BRASILEIRO
Data: 07/01/2023
Horário: 17h
Local: Parque Madureira Mestre Monarco
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira – Rio de Janeiro – RJ