Casimiro de Abreu comemora o aniversário do poeta Casimiro

0
1719

Nesta sexta-feira (04/01), a cidade de Casimiro de Abreu realiza evento especial para  para comemorar o aniversário do poeta Casimiro de Abreu. A partir das 20h, a praça As Primaveras, em Barra de São João, recebe o cantor Fernando Otz. Em seguida, um Tributo a Tim Maia vai animar o público. Além de celebrar a data, o evento também marca o início das comemorações pelos 400 anos de Barra de São João, que teve sua origem em 1619 com a construção da Capela de São João Batista.

Casimiro de Abreu foi um dos principais poetas brasileiros da segunda geração do Romantismo, autor das obras “Meus Oito Anos” e “Canção do Exílio”, uns dos poemas mais populares da literatura brasileira. Ele nasceu em Barra de São João, no dia 4 de janeiro de 1839, no imóvel localizado à margem do rio São João, onde hoje funciona o Museu Casa de Casimiro de Abreu. Teve uma vida breve, vindo a falecer aos 21 anos, vítima de tuberculose. Publicou apenas um livro, As Primaveras, mas que o tornou imortal na literatura brasileira. Casimiro é patrono da cadeira nº. 6 da Academia Brasileira de Letras.

A casa onde o poeta passou parte de sua infância, hoje é um museu dedicado à sua memória. O acervo conta com peças de mobília originais e edições raras do livro As Primaveras. O imóvel, localizado na Praça As Primaveras, em Barra de São João, era a residência da família e local de trabalho de seu pai, grande comerciante da época. A casa de um pavimento, construção do período colonial, tem um salão e quatro salas laterais, um delas com um exposição permanente sobre Casimiro.

No quintal, às margens do rio São João, há duas estátuas de Casimiro.

Uma do jovem poeta, sentado à beira do rio, com o olhar ao horizonte.

A outra dele, aos oito anos de idade, sintetizando a imagem de seu mais famoso poema, Meus Oito Anos.