Caxias Shopping promove ações de incentivo à leitura no segundo ano do Projeto “Leitura Para Todos”

0
545

Com o propósito de servir e encantar, a Aliansce Sonae, maior administradora de shoppings do país, entre eles o Caxias Shopping, tem como compromisso social transformar a realidade das comunidades localizadas no entorno dos seus shoppings.  Em 2022, reforçando seu pilar de incentivo à cultura e educação, o Caxias Shopping participa, pelo segundo ano, do projeto “Leitura Para Todos”, promovido pela companhia e que, no ano passado, distribuiu 200 mil livros infantis e realizou ações lúdicas e educativas de fomento à leitura para mais de 400 instituições. 

Esse ano, a primeira etapa teve início dia 8 de junho e vai promover, ao longo dos próximos meses, a distribuição do livro “Suvaco em um Mergulho Animal”, da autora Jana Del Fávero, indicado para crianças de até 9 anos. A obra conta as aventuras de um simpático cãozinho que mergulha no fundo do mar para conhecer a vida marinha – daí a escolha do dia 8, quando se comemora o Dia Mundial do Oceano, para este grande lançamento. Com a escolha, além de incentivar o hábito da leitura, o objetivo é destacar a importância de ações de conscientização ambiental. 

“O Leitura Para Todos é um projeto muito especial porque reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento social da região. Vai de encontro ao estímulo à leitura e, mais do que isso, contribui para ampliar o acesso à cultura e à educação, pois os livros escolhidos passam por uma curadoria muito cuidadosa, trazendo conteúdo lúdico aos pequenos leitores e, também, atividades educacionais”, afirma a diretora de Marketing da Aliansce Sonae, Ana Paula Niemeyer. 

Além da doação de livros, também serão promovidas ações que democratizam o acesso da população à leitura em seus shoppings. De 21 a 25 de junho, o Caxias Shopping vai receber uma biblioteca sobre rodas, um ônibus adaptado que vai estacionar no empreendimento. O público poderá visitar o ‘ônibus biblioteca’, que conta com mais de 2 mil títulos, de terça a sábado, entre 12h e 18h. 

Ainda, o Caixas Shopping vai promover no ônibus biblioteca diversas oficinas divertidas para os pequenos, além da distribuição do livro “Suvaco em um Mergulho Animal”. Cada oficina terá três turmas, com até 12 crianças, começando às 16h, às 16h20 e às 16h40. Na quinta, dia 23, na Oficina de Marcador de Página, a criançada vai utilizar a técnica da colagem para criar e decorar seus marcadores de página com temática oceano. Já na sexta, dia 24, a criatividade vai rolar solta na Oficina de Dedoche, na qual os pequenos vão criar seus dedoches com a temática oceano e usar a imaginação para idealizar suas próprias histórias. No sábado, dia 25, personagens do fundo do oceano irão compor pregadores decorados com imãs na Oficina de Porta Recado de Geladeira. 

A segunda fase do projeto acontecerá em outubro, no dia das crianças, com a doação de mais 100 mil livros, com outra temática, que também serão distribuídos para as instituições nos entornos dos shoppings. 

Todos os livros serão doados para diversas instituições em todo o país, com apoio de gestão realizado pelo Instituto da Criança. A mesma é responsável por um rigoroso mapeamento e seleção das instituições para garantir a idoneidade e seriedade das selecionadas, além do atendimento da faixa etária de 1 a 9 anos. “A escolha das instituições é uma etapa importante do projeto. Precisamos garantir que a iniciativa chegue ao público certo para potencializar o efeito, além de garantir a idoneidade das organizações que serão contempladas”, explica Ana Paula. 

Além disso, com a colaboração do Instituto da Criança, a Aliansce Sonae vai selecionar 20 crianças que foram atendidas pelo projeto em 2021 e terão o seu desenvolvimento acompanhado em 2022 e ao longo dos anos seguintes. “Essa é uma das formas que encontramos de medir e entender os efeitos do projeto na vida dessas crianças na prática”, explica Ana Paula.

 

SERVIÇO:

Leitura Para Todos no Caxias Shopping:

21 a 25 de junho (terça a sábado) – Ônibus Biblioteca, das 12h às 18h – no Estacionamento

Visitação GRATUITA

Oficinas:

Horários: 16h | 16h20 | 16h40

Quinta – 23/06 – Oficina de Marcador de Página

Sexta – 24/06 – Oficina de Dedoche

Sábado – 25/06 – Oficina de Porta Recado de Geladeira

Atividades GRATUITAS 

 

Caxias Shopping

Rod. Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias/RJ  

Central de Atendimento ao Cliente: (21) 2018-2324   

www.caxiasshopping.com.br

https://www.instagram.com/caxiasshopping