Caxias shopping promove ações gratuitas para o Dia Mundial do Autismo

0
371

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo é no dia 02 de abril e o Caxias Shopping, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade e diminuir o preconceito que cerca as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, realiza neste fim de semana diversas ações gratuitas no Ateliarte. 

No sábado, dia 01 de abril, das 18h às 20h acontece a Roda de Conversa:  Autismo – Diversidade e Inclusão, em parceria com o Criar Recriar. Voltada para o público em geral, tem o objetivo de promover conhecimento e conscientização em torno do tema autismo. A ideia principal desta ação é conscientizar, acolher e facilitar a inclusão de pessoas com TEA. A roda é ministrada pela profissional Michele Joia, Pedagoga, Psicopedagoga, Educadora Especial, Qualificada em ABA e Gestora da Criar Recriar. 

No domingo, dia 02, as ações continuam em parceria com o projeto Alou Mulheres. A partir das 15h, acontece a palestra “Quem Cuida de quem cuida? – Um novo olhar para o despertar feminino” por Geovana Santos, mãe atípica, Coach Especialista em Saúde e Bem-Estar Íntimo e co-autora do livro “Mulheres A Bordo Na Pandemia”. A palestra tem como objetivo trazer um novo olhar sobre o cuidado e a importância do bem-estar das mulheres. 

Em seguida, às 16h, a psicoterapeuta Viviane Peba ministra uma oficina sobre “Conexões”, que tem como objetivo supervisionar o vínculo entre pais e filhos no dia a dia. Viviane é coach comportamental DISC, facilitadora sistêmica, treinadora e palestrante. 

Às 17h, a escritora Juliana Lima apresenta a contação da história “O Tesouro da Palhaça Beterraba no Mundo da Inclusão”, que conta a história de Beterraba, uma palhaça que herda um baú de tesouro e decide sair mundo afora para mostrar para as crianças seu tesouro. Nessa aventura mágica ela encontra a inclusão e conta com a ajuda da palhacinha Juju e de todas as crianças para derrotar o preconceito e resgatar valores. 

Finalizando as ações, das 18h às 20h as crianças participam da oficina de musicalização com Bruno Cortes, Musicista, Musicoterapeuta, atende crianças com autismo, qualificado ABA. 

Durante todo o evento (sábado e domingo), haverá também a degustação de alimentação inclusiva oferecida pela fundadora do Denguinhos de Vó, Betinha. Criado em 2018, o Denguinhos de Vó oferece alimentos para todos os públicos, incluindo aqueles que possuem restrições alimentares como diet, low carb, sem glúten e lactose, vegano e vegetariano. A ideia é oferecer alimentos saborosos e com memória afetiva para todos os participantes do evento. 

Segundo dados do IBGE, estima-se que há cerca de dois milhões de autistas no Brasil. A população total no país é de 200 milhões de habitantes, o que significa que 1% da população estaria no espectro. 

Visando melhorar o atendimento, o Caxias Shopping fará treinamento interno para as equipes de mall e alguns lojistas do segmento infantil. Para fácil identificação, os mesmos estarão usando um boton especial.

Serviço:

01/04 – Sábado

18h às 20h – Roda de Conversa:  Autismo – Diversidade e Inclusão – com Michele Joia, Pedagoga, Psicopedagoga, Educadora Especial, Qualificada em ABA e Gestora da Criar Recriar.

 

02/04 – Domingo

15h – Palestra:  Quem Cuida de quem cuida? – Um novo olhar para o despertar feminino – por Geovana Santos, Coach Especialista em Saúde e Bem-Estar Íntimo e co-autora do livro “Mulheres A Bordo Na Pandemia”.

16h – Oficina: Conexões – Como fortalecer o vínculo mãe/pai-filho no dia a dia – com a psicoterapeuta Viviane Peba.

17h – Contação de história – “O Tesouro da Palhaça Beterraba no Mundo da Inclusão” – com Juliana Lima.

18h – Oficina de musicalização – com Bruno Cortes

 

Local das ações: Ateliarte

Evento gratuito

 

CAXIAS SHOPPING
Rod. Washington Luiz, 2895 – Duque de Caxias
Central de Atendimento ao Cliente: (21) 2018-2324
www.caxiasshopping.com.br
https://www.instagram.com/caxiasshopping