CCBB promove o Seminário de produção da mostra Steve McQueen: Da curadoria à prestação de contas

0
941

De 13 a 17 de setembro, CCBB promove o Seminário de produção da mostra Steve McQueen: Da curadoria à prestação de contas, em formato on-line e com inscrições gratuitas na plataforma Sympla. Depois de passar pelo Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília a mostra Steve McQueen – The king of cool, que exibiu a trajetória de um dos principais fenômenos da indústria cinematográfica de todos os tempos, promove uma série de 5 palestras sobre os bastidores do projeto, que teve curadoria do jornalista, crítico e diretor de cinema Mario Abbade, com produção da BLG Entretenimento.

A mostra que conta com o patrocínio do Banco do Brasil e exibiu 29 produções, entre filmes e documentários, sobre o astro, em sessões presenciais e on-line ocorridas no primeiro semestre, oferece agora ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o “fazer” de um evento desse porte.

No dia 13 de setembro, às 19h30, Mario Abbade fala sobre o seu processo de curadoria para esse projeto especificamente, além de citar outras mostras que realizou. Em 14 de setembro é a vez de Breno Lira Gomes, coordenador do projeto, conversar sobre o trabalho de um produtor de retrospectivas cinematográficas. O dia 15 de setembro vai contar com as produtoras Isabela Reis e Andrea Borges falando sobre os desafios da produção de um evento on-line. Dia 16 de setembro será dedicado a Lei de Incentivo à Cultura e no dia 17 à Prestação de Contas. Ambas as palestras serão ministradas pelos produtores Mariana Sobreira e Felipe Valle, grandes conhecedores da Lei e de seu uso em projetos culturais.

Todas as palestras serão com inscrições gratuitas e vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas para cada atividade. Dessa forma, os interessados podem participar só de uma palestra ou de mais de uma. As inscrições podem ser feitas através do link:https://www.sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Estudantes e professores da rede pública de ensino podem solicitar reserva de vagas para grupos. É só contatar a produção do evento através do e-mail [email protected]

A transmissão das palestras será via Zoom, no período de 13 a 17 de setembro, sempre a partir das 19h30. Cada encontro terá duração de 2 horas e será emitido um certificado para cada um deles. Os encontros serão gravados com o propósito de comprovação de realização da atividade e não ficarão disponíveis para visualização após o seu término.

Sobre as palestras:

Palestra 1, dia 13 de setembro, às 19h30: Sobre Curadoria

Encontro dedicado a conhecer:

– O significado de curadoria.

– O funcionamento da curadoria.

– a formação para se tornar um curador.

– a diferença entre organizador, cinéfilo e curador.

Palestrante: Mario Abbade

Palestra 2, dia 14 de sembro, às 19h30: Sobre produção de mostras e festivais

Encontro dedicado a conhecer:

– A idéia

– O projeto: o que é, por que fazer, que objetivos alcançar

– Os tipos de mostras e festivais

– Sobre obtenção de recursos financeiros para a realização do projeto

– Negociação de direitos de uso de nome e imagem, direitos de exibição, isenção da Condecine e pagamento Ecad

– Local de realização

– Gratuidade vs. Ingresso pago

– Ação de divulgação e marketing

– Parcerias

Palestrante: Breno Lira Gomes

Palestra 3, dia 15 de setembro, às 19h30: Sobre produção de eventos on-line

Planejamento e desenvolvimento do projeto do evento online, o que inclui a definição e atividades de cada etapa, desenvolvimento de apresentação, objetivo e justificativa, definição de público-alvo, plano de divulgação, cronograma e orçamento.

Apresentação de plataformas de acolhimento de eventos online como: Sympla, YouTube, Stream Yard e Zoom e análise de diversos eventos em diferentes plataformas.

Palestrantes: Andrea Borges e Isabela Reis

Palestra 4, dia 16 de setembro, às 19h30: Conhecendo a Lei Federal de Incentivo à Cultura

Serão apresentadas as ferramentas e princípios básicos de funcionamento da Lei De Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet), proporcionando conhecimentos para a utilização do mecanismo e a reflexão crítica sobre sua implicação e importância para a sociedade.

Palestrantes: Mariana Sobreira e Felipe Valle

Palestra 5, dia 17 de setembro, às 19h30: Organizando a prestação de contas

Serão apresentados conceitos, ferramentas e boas práticas de gestão para a elaboração da prestação de contas de projetos culturais desde o início da sua execução.

Palestrantes: Mariana Sobreira e Felipe Valle

Sobre os Palestrantes:

Mario Abbade é curador da mostra “Steve McQueen – King of Cool”, jornalista, crítico de

cinema do jornal O Globo, colunista da TV Bandeirantes e da BandNews FM, professor do

curso de cinema da Universidade Estácio de Sá e diretor dos documentários sobre os

cineastas Neville D’Almeida e Ivan Cardoso.

Breno Lira Gomes é produtor e curador de mostras como El Deseo – O apaixonante cinema de Pedro Almodóvar, Cacá Diegues – Cineasta do Brasil, macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo e Stephen King: O medo é seu melhor companheiro.

Andrea Borges é Coordenadora de pesquisa na ONG Grupo Pensar Cultural, é mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC), atuando principalmente nos temas: turismo em favelas, cultura e eventos culturais. Possui experiência no ensino de turismo e temas afins, e também no desenvolvimento, implementação e análise de projetos sociais e culturais.

Isabela Reis é Cineasta e realizadora cultural, coordena projetos da ONG Grupo Pensar Cultural, coordenou projetos culturais como a FLUP (Festa Literária Internacional das Periferias), Mostras de cinema da CUFA (Central Única de Favelas) entre outros projetos nas áreas de: teatro, música, audiovisual e esporte. Faz assistência de direção e direção de produção de curtas e longas-metragens, muitos deles premiados em festivais nacionais e internacionais.

Mariana Sobreira é Diretora da Fomenta Consultoria, Mariana tem MBA em Gestão e Produção Cultural pela FGV e experiência em mais de 70 projetos de teatro, música, audiovisual e festivais. Atua no mercado há 16 anos, especializando-se no planejamento e viabilização de projetos culturais, leis de incentivo à cultura e na gestão financeira das produções. Foi produtora na Sarau Agência por mais de sete anos, dos quais cinco dedicados à produção e coordenação de planejamento, trabalhando na viabilização e gestão de patrocínios de mais de 20 projetos, além de assinar a produção executiva dos festivais Villa-Lobos e TOCA. Pela Fomenta, foi responsável pela gestão e consultoria de mais de 15 projetos culturais com produtores e artistas consagrados, como a Sarau Agência, Fábrica de Eventos e Acauã Produções (responsável pelos projetos de Elba Ramalho). Fez parte do corpo de professores e consultores do Rio Criativo, iniciativa da SECEC-RJ, e descobriu ali o amor pela troca de conhecimento em diferentes realidades.

Felipe Valle é Diretor da Fomenta Consultoria, produtor cultural com experiência em mais de 30 projetos de teatro, música e festivais. Pela Fomenta, já foi responsável pela gestão e consultoria de mais de 15 projetos culturais com produtores e artistas consagrados. Como produtor executivo, trabalhou em espetáculos como A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa (Dir. André Paes Leme), ELZA (Dir. Duda Maia), Sísifo (Dir. Vinicius Calderoni), Gota Dágua [A Seco] (Dir. Rafael Gomes), Suassuna O Auto do Reino do Sol (Dir. Luis Carlos Vasconcelos) e Macunaíma Uma rapsódia musical (Dir. Bia Lessa), 70? Década do Divino Maravilhoso Doc. Musical e AGOSTO (dir. André Paes Leme). No campo da música, destaca-se sua atuação como produtor executivo do Festival TOCA, trabalhando na realização de shows de artistas como Elza Soares, Tom Zé e João Bosco. Desde 2012, coordena a produção da companhia Trupe do Experimento, com atuação nacional e cerca de 50 prêmios ao longo de sua trajetória em festivais por todo o Brasil.

Serviço:

Seminário de Produção da Mostra Steve McQueen: Da curadoria à prestação de contas

Inscrições: https://www.sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Local: Zoom

Datas: De 13 a 17 de setembro de 2021

Ingressos: Evento Gratuito

Classificação indicativa 14 anos