CCBB Rio recebe a mostra Terry Gilliam – o Onírico Anarquista

0
612

O CCBB Rio de Janeiro começará o ano de 2022 com um petardo cinematográfico:  de 5 a 31 de janeiro a mostra Terry Gilliam – o oníricoanarquista ocupará o Cinema I, sendo esta a mais abrangente retrospectiva realizada no Brasil sobre o diretor, ator e animador americano naturalizado inglês, e que integrou o importante grupo de humor Monty Python. Além das 28 produções em sessões presenciais, em formato digital, também acontecerão atividades paralelas em formato on-line, e a exibição on-line de 3 filmes, sendo 2 deles com recursos de acessibilidade – toda a programação será gratuita. Ainda este ano mostra acontecerá também nas unidades do CCBB de São Paulo e Brasília.

Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, amostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos – um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como “Brazil – o Filme” (1985), “Os doze Macacos” (1995) e “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Vôo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação. A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme –a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj.  A programação será disponibilizada em

Sob curadoria do diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema Eduardo Reginato e do cineasta e editor Christian Caselli, amostra vai contar a história cinematográfica de Terry Gilliam, de 81 anos – um panorama fidedigno pelo olhar de icônicos filmes como “Brazil – o Filme” (1985), “Os doze Macacos” (1995) e “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” (1975), que se juntam aos curtas “Storytime” (1968), “O Milagre do Vôo” (1975) e “The Wholly Family” (2011), entre outros. Documentários assinados por diferentes diretores sobre Terry Giliam completam a programação. A mostra traz ainda um catálogo especial onde cada autor escreveu um texto por filme –a publicação será a primeira no Brasil em língua portuguesa, e estará disponível gratuitamente para download em blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj.  A programação será disponibilizada em https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro. A produção é da BLG Entretenimento.

Terry Gilliam é um dos mais cultuados criadores de sonhos e pesadelos no mundo do cinema, uma lenda da cultura pop, um dos realizadores cinematográficos mais cultuados desde o início dos anos 1980, um dos mestres da animação experimental desde o final dos anos 1960 e, por fim, um dos integrantes – o único americano – do grupo inglês de humor Monty Python. Seu trabalho é uma visão assustadora, hilária, dramática, poética e arrebatadora de um mundo carregado de realismo fantástico, flanando entre distopias, loucura, poesia, amor e destruição.

Segundo Eduardo Reginato, Gilliam é fascinado pelo período Barroco por conta da pronunciada luta entre espiritualidade e ecletismo dicotômico. A partir disso, seu cinema é dado a justaposições incongruentes de beleza e fealdade ou antiguidade e modernidade. “Os filmes de Gilliam têm uma aparência distinta, não apenas em mise-em-scène, mas ainda na fotografia para criar uma atmosfera surreal de inquietação psicológica e um mundo fora de equilíbrio, sendo frequentemente usados ângulos incomuns de câmera. O famoso crítico americano Roger Ebert disse que o mundo de Gilliam é sempre alucinatório em sua riqueza de detalhes”, explica.

As influências barrocas não são apenas teóricas; o cinema de Terry Gilliam é o cinema do gigantismo. “São imensos cenários, uma arquitetura abrangente, decadente e opressora, são essas as representações fílmicas de Gillian: dos sistemas infinitos e burocráticos, das instituições que aniquilam a liberdade do indivíduo, mas onde o indivíduo ainda tem uma última possibilidade de sonhar ou lutar tentando destruir um sistema autocrático”, diz Christian Caselli.

ATIVIDADES PARALELAS ON-LINE

TERRY GILLIAM – O ONÍRICO ANARQUISTA

Palestra

A ANIMAÇÃO DE TERRY GILLIAM

Professor: Christian Caselli

Data e horário: 15 de janeiro, às 15h

Carga horária: 90 minutos

Classificação indicativa 14 anos

Evento gratuito e on-line.

Inscrições a partir de 5 de janeiro pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Sinopse:

O curador da mostra Christian Caselli abordará sobre esta importante vertente da fase inicial da carreira do cineasta, que foi fundamental para a construção de seu estilo futuro. Será esmiuçado como ele desenvolvia suas animações através de técnicas mistas (colagens e desenho animado) e a importância que este período teve para criar a identidade visual e conceitual do grupo Monty Python.

Debate :

MOINHOS OU GIGANTES: A GRANDILOQUÊNCIA NA OBRA DE TERRY GILLIAM E OUTROS CINEASTAS

Mediação: Eduardo Reginato

Debatedores: O professor e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr. e o crítico de cinema Sérgio Alpendre

Data e horário: 22 de janeiro, às 19h30

Carga horária: 90 minutos

Classificação indicativa livre

Evento gratuito e on-line.

Exibição via canal do Youtube do Banco do Brasil

Sinopse:

“Gigantismo” é um termo muito usado por críticos e estudiosos de cinema para denominar determinadas produções cinematográficas que se destacaram positivamente ou negativamente pela grandiloquência de sua realização. Por exemplo, Terry Gilliam mandou construir cenários monumentais e minuciosamente detalhados nos estúdios da Cinecittà baseados na arquitetura do Oriente Antigo e da Europa do séc. XIX para o filme As Aventuras do Barão de Munchausen. Não só Gilliam é adepto do “gigantismo”. Cineastas como Jacques Tati que construiu uma cidade funcional inteira para o filme “Playtime” e ou o diretor Victor Fleming que utilizou 1500 figurantes e mais 1000 manequins em uma cena de E o vento levou… para simular a devastação da guerra cívil americana. O time não para, Abel Gance, D. W. Griffith, Charles Chaplin, Francis Ford Coppola, James Cameron, são outros que veem gigantes no lugar de moinhos tal como Terry Gilliam.

Aula Magna:

AS INFLUÊNCIAS E REFERÊNCIAS NA OBRA DE TERRY GILLIAM

Professor: Braulio Tavares

Data e horário: 29 de janeiro, às 15h

Carga horária: 2 horas

Evento gratuito e on-line.

Inscrições a partir de 5 de janeiro pela plataforma Sympla: sympla.com.br/produtor/blgentretenimento

Sinopse:

O tema proposto é a relação da obra de Terry Gilliam com o barroco, gótico, os elementos alegóricos e o realismo fantástico encontrados em seus filmes.

Filme com exibição on-line: Brazil, o filme

Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59.

O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.

Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir o filme.

Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.

Brazil – o Filme

Brazil, 1985, ING/EUA, 122min, cor

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Michael Palin

Sinopse: Sam Lowry é um pacato funcionário público que vive num Estado totalitário controlado pelos computadores e pela burocracia. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando pela “mulher de seus sonhos”que, na verdade, é uma terrorista. Classificação: 14 anos.

Filmes com recursos de acessibilidade: AS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHAUSEN e OS IRMÃOS GRIMM

As aventuras do Barão de Münchausen – legenda descritiva

Os irmãos Grimm – dublado e com audiodescrição

Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59.

O acesso é gratuito via plataforma Wurlak.com.br.

Os interessados deverão se cadastrar, sem custo, para poder conferir os filmes.

Aqueles que optarem por assistir via smartphone ou tablet, o recomendado é que faça download do aplicativo do serviço de streaming, que está disponível nas versões para IOS e Android.

As Aventuras do Barão de Münchausen

The Adventures of Baron Munchausen, 1988, ING/ITA/ALE/EUA, 126min, cor

Direção: Terry Gilliam

Elenco: John Neville, Eric Idle, Jonathan Pryce, Sarah Polley, Robin Williams, Uma Thurman

Sinopse: O filme conta as fantásticas histórias do Barão de Münchausen, o maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte para encontrar seus amigos com habilidades especiais e salvar a cidade de Viena do ataque dos turcos, o Barão relembra uma inusitada aposta com um Califa, a visita à Lua, a dança com a deusa Afrodite, entre outras aventuras. Classificação: Livre.

Os irmãos Grimm

The Brothers Grimm, 2005, TCH/EUA,118min, cor

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Jonathan Pryce, Lena Headey, Mackenzie Crook

Sinopse: Wilhelm e Jacob são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, repletos de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os colocam para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual meninas desaparecem misteriosamente. Classificação: Livre.

Sobre os curadores
Eduardo Reginato – curador, mediador do debate, professor curso, palestrante

Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura fantástica, de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa Cinema Mundo (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas (Re)corte Cultural e Arte com Sérgio Britto da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras Bertrand Blier e a Comédia da Provocação (2017) na Caixa Cultural SP, Mel Brooks – Banzé no Cinema (2020), Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror (2021) no CCBB, entre outras. Foi produtor das mostras O Cinema Total de David Lean (2015), Syberberg, um filme da Alemanha (2016), Aventura Antonioni (2017), Scorsese (2019), Fellini, il Maestro (2020), entre outras.

Christian Caselli – curador, mediador do debate, palestrante

Cineasta, editor e curador. Ganhou retrospectivas de sua obra em 2005 e 2015 em Portugal, em 2013 no Peru e em vários festivais do Brasil. Acumula mais de 10 prêmios e seu curta mais conhecido é “O Paradoxo da Espera do Ônibus”, de 2007. Trabalhou na edição e videografismo no longa “Salto no Vazio” (de Cavi Borges) e em documentários sobre o cantor Serguei e os cineastas Neville de Almeida, Ivan Cardoso e Luiz Rosemberg Filho. Para a TV, dirigiu as séries “Trash!” e “Cinema de Bordas” (Canal Brasil) e os programas “A TV que o Brasil Está Pensando” e “TV e Grandes Autores” (TV Brasil). Presta serviços para eventos de cinema em todo país, tais como Mostra do Filme Livre (desde 2005), Maranhão na Tela (desde 2008), Festival Curta o Curta, entre outros. Nestes, realiza oficinas, vinhetas, curadoria, produção, making ofs, etc.

SOBRE O CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro ocupa o histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças e aos negócios.

No final da década de 1980, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil decidiu pela sua preservação ao transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil conta com mais de 30 anos de história e celebra mais de 50 milhões de visitas ao longo de sua jornada. O CCBB é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e mantém uma programação plural, regular, acessível e de qualidade.  Agente fomentador da arte e da cultura brasileira segue em compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e promovendo, também, nomes da arte mundial.

O prédio possui uma área construída de 19.243m². O CCBB ocupa este espaço com diversas atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso, possui Biblioteca, além de abrigar o Arquivo Histórico e o Museu Banco

PROGRAMAÇÃO

MOSTRA TERRY GILLIAM – O ONÍRICO ANARQUISTA

CCBB RIO DE JANEIRO

05 de janeiro – quarta-feira

16:30 – The do-it-yourself animation show – Terry Gilliam + Curtas-metragens Terry Gilliam (Storytime; O milagre do vôo; The crimson permanent assurance; Wholly family; A lenda de Hallowdega) – 90 min – 14 anos

19:00 – E agora para algo completamente diferente – 98 min – 12 anos

06 de janeiro – quinta-feira

19:00 – Jabberwocky, um herói por acaso – 105 min – 14 anos

07 de janeiro – sexta-feira

19:00 – Monty Python em busca do cálice sagrado – 91 min – 12 anos

08 de janeiro – sábado

16:00 – Monty Python – O sentido da vida – 107 min – 14 anos

18:30 – Os 12 macacos – 129 min – 14 anos

09 de janeiro – domingo

15:00 – Os bandidos do tempo – 116 min – Livre

18:00 – O pescador de ilusões – 137 min – 14 anos

10 de janeiro – segunda-feira

19:00 – Monty Python’s flying circus – Terry Gilliam’s personal best + Monty Python and holy grail: Revisited – 86 min – Livre

12 de janeiro – quarta-feira

18:30 – Contraponto – 120 min – 14 anos

13 de Janeiro – quintafeira

18:30– Osirmãos Grimm – 118 min – Livre

14 de Janeiro – sexta-feira

16:00 – Teorema zero – 107 min – 14 anos

18:15 – O homem que matou Dom Quixote – 132 min – 14 anos

15 de janeiro – sábado

15:00 – Palestra A ANIMAÇÃO DE TERRY GILLIAM – palestrante Christian Caselli –  evento on-line – 90 min –14 anos

15:30 – E agora para algo completamente diferente – 98 min – 12 anos

18:30 – Monty Python – O sentido da vida – 107 min – 14 anos

16 de Janeiro – domingo

16:00 – Jabberwocky, um herói por acaso – 105 min – 14 anos

18:30 – Monty Python em busca do cálice sagrado – 91 min – 12 anos

17 de janeiro – segunda-feira

19:00 – Life of Python – 57 min – 12 anos

19 de janeiro – quarta-feira

19:00 – Curtas-metragens Terry Gilliam (Storytime; O milagre do vôo; The crimson permanent assurance; Wholly family; A lenda de Hallowdega) – 65 min – 14 anos

20 de janeiro – quinta-feira

18:30 – Contraponto – 120 min – 14 anos

21 de janeiro – sexta-feira

13:00 – Brazil, o filme – 122 min – 14 anos

Disponível on-line de 21 de janeiro, às 13h, até 24 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma wurlak.com.br ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.

15:30 – Medo e delírio – 118 min – 14 anos

18:30 – Teorema zero – 107 min – 14 anos

22 de janeiro – sábado

15:30 – O mundo imaginário do Doutor Parnassus – 123 min – 12 anos

18:30 – Brazil, o filme –122 min – 14 anos

19:30 – Debate MOINHOS OU GIGANTES: A GRANDILOQUÊNCIA NA OBRA DE TERRY GILLIAM E OUTROS CINEASTAS, mediação Eduardo Reginato com os debatedores Luiz Carlos Oliveira Jr. e Sergio Alpendre – Evento on-line com transmissão no canal do Youtube do Banco do Brasil – Livre

23 de janeiro – domingo

14:30 – O homem que matou Dom Quixote – 132 min – 14 anos

18:00 – As aventuras do Barão de Münchausen – 126 min – Livre

24 de janeiro – segunda-feira

17:15 – Getting Gilliam – 45 min – 14 anos

19:00 – The madness and misadventures of Münchausen – 73 min – Livre

25 de janeiro – terça-feira

Sessões inclusivas:

AUDIODESCRIÇÃO – OS IRMÃOS GRIMM

LEGENDA DESCRITIVA – AS AVENTURAS DO BARÃO DE MÜNCHAUSEN

Disponíveis on-line de 25 de janeiro, às 13h, até 31 de janeiro, às 23h59, gratuitamente na plataforma wurlak.com.br ou pelo aplicativo disponível para IOS e Android.

26 de janeiro – quarta-feira

19:00 – The battle of Brazil: A video history – 60 min – 12 anos

27 de janeiro – quinta-feira

18:30 – Medo e delírio – 118 min – 14 anos

28 de janeiro – sexta-feira

15:00 – O pescador de ilusões – 137 min – 14 anos

18:30 – Os bandidos do tempo – 116 min – Livre

29 de janeiro – sábado

15:00 Aula magna AS INFLUÊNCIAS E REFERÊNCIAS NA OBRA DE TERRY GILLIAM – professor e convidado de honra Bráulio Tavares – evento on-line – 120 min – 14 anos

15:00 – O mundo imaginário do Doutor Parnassus – 123 min – 12 anos

18:00 – As aventuras do Barão de Münchausen – 126 min – Livre

30 de janeiro – domingo

15:00 – Os 12 macacos – 129 min – 14 anos

18:00 – Brazil, o filme – 122 min – 14 anos

31 de janeiro – segunda-feira

15:30 – Perdido em La Mancha – 93 min – 12 anos

18:00 – Os irmãos Grimm – 118 min – Livre

Serviço:

Mostra Terry Gilliam – O Onírico anarquista

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema I

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3808-2007 | [email protected]

Funcionamento:

De quarta a segunda de 9h às 20h. A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 e uso de máscaras. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados na bilheteria do CCBB ou previamente no site Eventim.

Data: de 5 a 31 de janeiro de 2022

Horários: consultar programação em eventim.com.br

Entrada Gratuita

Lotação: 98 lugares

Todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br

Classificação: ver programação

Acesso para pessoas com deficiência: Sim

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: CCBB

INFORMAÇÕES AO PÚBLICO

SITE: www.bb.com.br

Twitter: twitter.com/CCBB_RJ

Facebook: www.facebook.com/CCBB .RJ

Instagram: @ccbbrj

E-mail: [email protected]