Cidade Integrada: RJ assina termo de cooperação e oferece aulas de música

0
624

Por meio da união entre cultura e inclusão social, a Orquestra da Biblioteca Parque de Manguinhos pretende transformar a vida de crianças e jovens de comunidades carentes do Rio de Janeiro. O Termo de Cooperação Técnica para formalização do projeto foi assinado nesta semana entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a ONG Ação Social pela Música, na Biblioteca Parque Estadual do Centro do Rio. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Programa Cidade Integrada, do Governo do Estado. 

As inscrições estão abertas, e os interessados devem levar identidade, CPF e comprovante de residência (serão aceitos comprovantes de pais ou responsáveis) na própria Biblioteca Parque de Manguinhos. O projeto, promovido pela Ação Social pela Música, em parceria com a Claro (por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e apoio da Superintendência de Leitura e Conhecimento da Secretaria, é voltado para crianças e jovens a partir de dez anos, com perspectiva de atender até 150 alunos. 

A Orquestra será formada por jovens das comunidades de Manguinhos, Jacarezinho e de outras localidades no entorno. As aulas se dividem entre ensino sobre o instrumento escolhido pelo aluno e teoria musical, permitindo que os jovens tenham formação completa dentro do segmento.  

Para realizar a inscrição, o candidato deve se dirigir à sede da Biblioteca Parque de Manguinhos, na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.184, Manguinhos – Benfica, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.