Classe artística pede apoio da ALERJ para preservação do Teatro Princesa Isabel, no Rio

0
621

Integrantes do movimento SOS Teatro Princesa Isabel se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e a deputada Martha Rocha (PDT), nesta quarta-feira (15/12), para pedir apoio para que o espaço cultural supere a crise financeira agravada pela pandemia do coronavírus. Nesta quinta-feira, a Casa vota o Projeto de Lei 5.202/21, que propõe o tombamento do imóvel como Patrimônio do Estado do Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1965, em Copacabana, Zona Sul da Capital, o teatro está fechado há 20 meses. O projeto, de autoria da deputada Martha Rocha, inclui o tombamento de todo o acervo artístico, histórico e cultural do teatro. “Às vésperas de completar 57 anos de existência, o teatro precisa do reconhecimento desta casa e da nossa ajuda para voltar à ativa. A área da cultura foi uma das mais atingidas com essa pandemia. Esse tombamento demonstra que o povo do estado entendeu que a preservação e continuação desse espaço cultural é importante”, afirmou Marta Rocha.

O empresário e um dos fundadores Orlando Miranda contou que, por mês, o teatro tem uma despesa na ordem de R$ 40 mil, só de aluguel o valor chega a R$ 15 mil. Os deputados sugeriram que sejam apresentados projetos artísticos à Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) que possibilitem a reabertura, assim como a manutenção de sua estrutura.

“Está sendo muito difícil mantermos o espaço aberto. Já usei quase todas as reservas e ele corre sério risco de fechar as portas. O Princesa, como é popularmente chamado, faz parte da história das casas de espetáculo cariocas. Fomos palco dos primórdios da Bossa Nova, estreamos Roda Viva, trabalhamos com Procópio Ferreira, Zé Celso, Guarnieri, Marília Pêra, Jô Soares, Miele & Bôscoli, Simonal e muitos outros. É uma tristeza estarmos vivendo isso agora”, relatou Orlando, que estava acompanhado do presidente da Funarj, José Roberto Gifford, do produtor cultural Perfeito Fortuna, entre outros representantes da classe artística.