Com direção e texto de Pedro Cardoso e Graziella Moretto, espetáculo “Nem sim, nem não” estreia no Rio

0
380

O circuito do Festival Dança em Trânsito já começou e está a todo o vapor. O Palco Carioquinha, destinado ao público infantil, traz o espetáculo “Nem sim, nem não” (sucesso de público e crítica na temporada paulista), do Núcleo de Arte Ofício, sempre às 16h, aos sábados e domingos (04, 05, 11,12, 18 e 19/3), na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca.

Sobre o espetáculo “Nem Sim, Nem Não”

“Nem Sim, Nem Não”, primeiro texto infantil escrito pelos atores Pedro Cardoso e Graziella Moretto, que também assinam a concepção e direção da peça, tem sua primeira montagem carioca com os atores Viviana Rocha e Hernane Cardoso. A estreia dessa montagem aconteceu com o casal de autores em cena, em 2019, na cidade de São Paulo. O sucesso foi tão grande que recebeu indicações de prêmios reconhecidos no país: para prêmio APCA de melhor texto original, e para o prêmio FEMSA/Coca Cola de melhor texto original e melhor atriz para Graziella Moretto.

“Nem sim nem não” trata de assuntos como tolerância, autoridade e autoestima em tempos de relativização da verdade, sendo uma comédia infantil para toda família. A peça conta a história de uma jovem que começa a trabalhar cedo como empregada doméstica para ajudar a família, como tantas no Brasil. A menina consegue dois empregos. O primeiro é numa casa onde tudo pode: a “Casa do Sim”. Até o que não pode, lá pode. O segundo emprego é na “Casa do Não”, onde tudo é proibido, principalmente dizer sim. A moça, que desenvolve a criação e contação de histórias em seu trabalho de cuidar de crianças, busca arquitetar uma solução para a convivência com famílias de opiniões tão diferentes! “Nem Sim, Nem Não” é uma fábula sobre a polarização excessiva das opiniões.

Sobre o Dança em Trânsito

Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. E este ano apresenta o projeto Palco Carioquinha, com peça de teatro e espetáculo de dança para os pequenos.

Sobre o Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

Ficha Técnica:

Texto e direção: Graziella Moretto e Pedro Cardoso

Elenco: Viviana Rocha e Hernane Cardoso

Figurinos e adereços: Giovanna Moretto

Direção técnica: Hernane Cardoso

Produção da temporada Rio: Alexandre Mofati, Hernane Cardoso e Viviana Rocha

Realização temporada Rio: Ofício Produções e HM Produções.

Serviço:

Festival Dança em Trânsito 2023

Palco Carioquinha – Teatro infantil

Espetáculo “Nem Sim Nem Não”

Local: Sala Maria Thereza Tápias – Espaço Tápias

Horário: 16h

Dias 04, 05, 11,12, 18 e 19 de março – sábados e domingos

Duração: 50 minutos

Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – *pela plataforma SYMPLA

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca

Classificação: Livre