Comemoração à Nossa Senhora de Aparecida em Angra dos Reis

0
2608

As comunidades católicas do Balneário e da Praia do Machado, em Angra dos Reis vão celebrar sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, também padroeira do Brasil. As festas têm o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

No Balneário, a programação começa na próxima quinta-feira (3/10), quando terá início o novenário com missas, a partir das 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida. No domingo (6/10), Dom José Ubiratan, bispo da Diocese de Itaguaí, celebrará  missa às 9h, com sacramento da Crisma e, ao meio dia, será servido um almoço comunitário. Já no dia 08/10, às 15h, será celebrada a missa dos enfermos.

A auge da festa será no dia 12/10, feriado nacional. Neste dia, os fiéis católicos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida começarão as comemorações bem cedo, às 6h, com alvorada festiva. Às 6h30, será celebrada a primeira missa do dia. A missa solene está marcada para às 9h.

Às 17h, a comunidade católica vai se reunir no Convento do Carmo, de onde os fiéis sairão em procissão até a Igreja dedicada à santa, no Balneário. Após a procissão, mais uma missa será celebrada.

Na comunidade católica da Praia do Machado os festejos contarão com um tríduo com missas, de 9 a 11/10, às 19h30. No dia da festa, 12/10, a programação começa bem cedo, às 6h, com alvorada e terço, no Camorim Pequeno. Às 7h, terá um Café Caiçara, na Praia do Machado. Logo após, às 8h, acontecerá uma procissão, no Camorim Pequeno, e, às 9h, uma procissão marítima, saindo do Camorim em direção à Praia do Machado, onde, às 10h, será celebrada a missa solene. A programação continua ao meio-dia, com um delicioso almoço. O dia ainda contará com barracas típicas e show de prêmios, além de música ao vivo.