Comemorando o aniversário de Clint Eastwood, será lançado o livro Eastwood´s Rawhide, sobre o seriado “Rawhide”

0
218

Amantes do cinema ganham mais um presente em forma de livro: Eastwood´s Rawhide vem contar como foi o seriado  “Rawhide” (1959 a 1965), que fez muito sucesso da TV Americana e trouxe Clint Eastwood para as telas.  Escrito pelo jornalista, crítico e cineasta Mário Abbade  –  com prefácio de Daniel Filho, e orelha de Dira Paes, Moacyr Góes e João Luiz Vieira – , o livro Eastwood´s Rawhide  (Editora Estrada de Papel)  trata das oito temporadas na rede CBS e dialoga com a tradição cinematográfica formadora do cinema clássico americano.

O lançamento será no dia 31 de maio, dia que o ator americano completa 93 anos, no Estação Botafogo 2, com direito a exibição do documentário “The Eastwood Factor” (2010) às 19h – com direito a debate, bolo e sorteio de brindes depois da exibição.

Rawhide é uma série de TV americana de faroeste estrelada por Eric Fleming e Clint Eastwood . O programa foi ao ar por oito temporadas na rede CBS, de 9 de janeiro de 1959 a 3 de setembro de 1965, com um total de 217episódios em preto e branco.  Foi o sexto western mais antigo da televisão americana, superado apenas por 8 anos de Wagon Train , 9 anos de The Virginian , 14 anos de Bonanza , 18 anos de Death Valley Days e 20 anos de Gunsmoke.

O  documentário “The Eastwood Factor”, de 2010, que será exibido na noite de lançamento do livro, apresenta a vida e obra do diretor, ator e produtor Clint Eastwood, realizado após as gravações de “Invictus” – Morgan Freeman narra o filme, e Clint comenta sobre várias obras de sua carreira desde “Perseguidor implacável”.

“Atualmente, já passando dos 90 anos, ele continua implacável. E este livro fala de onde tudo começou quando ele era apenas alto, forte e bonito. Antes que me esqueça, ele também é pianista” –  Daniel Filho

“Neste livro, Mario Abbade reconstitui a rica trajetória desta lenda do cinema, desde quando Clint era somente uma sensação da TV. O cinema tem muito a agradecer à televisão, esta velha amiga que nos revelou um dos maiores mitos cinematográfica de todos os tempos” –  Dira Paes

“Quando sentávamos em volta das fogueiras, era para comer, ouvir e contar histórias. Tão importante como a subsistência, era a necessidade de produzir sentidos, compactuar o certo e o errado, entender o tempo, apaziguar as angústias da existência. Essa é uma marca e uma condição do humano, as histórias. O audiovisual americano, sua indústria, se constituiu e tornou-se poderoso porque não arredou dessa realidade” – Moacyr Góes.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Eastwood´s Rawhide, de Mário Abbade

Com debate, bolo e sorteio de brindes e  exibição do documentário “The Eastwood Factor” (2010)

Dia 31 de maio às 19h

Estação Botafogo 2 – Rua Voluntários da Patria, 88 – Botafogo – Rio de Janeiro