Complexo do Alemão e Cidade de Deus recebem guarda-roupas solidários do Sesc RJ

0
694

O Complexo do Alemão e a Cidade de Deus, Zonas Norte e Oeste do Rio, receberam esta semana duas unidades do projeto Guarda-Roupa Solidário Sesc RJ – uma terceira está prevista para janeiro. São araras e prateleiras que abrigarão peças de vestuário que poderão ser retiradas por moradores cadastrados mediante a entrega de roupas usadas. Ou seja, o usuário vai deixar o que não usa mais e retirar o que precisa.

Na Cidade de Deus, o projeto está funcionando no Espaço Social Quilombo (Avenida Cidade de Deus, 2.000 – Condomínio Habitacional Itamar Franco). Em janeiro, a comunidade receberá um segundo ponto, no Centro Educacional Criança Futuro e Adolescente (Rua Noé, nº 8). Já no Complexo do Alemão, a iniciativa acontece na ONG Emergência Social (Estrada do Itararé, 480). Interessados em fazer doações para o projeto podem procurar o Sesc RJ, pelo email [email protected].

Além da troca dos itens, o projeto prevê oficinas e treinamentos diversos, como de reparos de roupas e de construção de guarda-roupas com material reciclável. No caso do mobiliário fornecido pelo Sesc RJ, as araras, cabides e prateleiras foram confeccionadas com canos de PVC e outros materiais descartados de piscinas, além de caixas de papelão e caixotes de madeira.

“Reconhecido pela população por seu trabalho na área de assistência, o Sesc RJ viu crescer, nesse período de pandemia, a demanda por doações de roupas e também a oferta de doadores. Por esse motivo, criamos o projeto, esperando que ele se torne uma alternativa à população em situação de vulnerabilidade social neste momento tão difícil”, explica Ester Bayerl, coordenadora de Assistência do Sesc RJ.

Profissionais do Sesc RJ também capacitarão agentes nas comunidades para conduzir o projeto no dia a dia e ampliá-lo conforme as necessidades locais. Eles serão orientados sobre como cadastrar os usuários, utilizar os equipamentos, formar redes de trocas, mobilizar doadores, entre outros tópicos.

Sesc+ Juventudes – O Guarda-Roupa Solidário nasce do projeto Sesc+ Juventudes, cuja premissa é a realizar ações voltadas ao empoderamento juvenil e à participação cidadã a partir de núcleos de jovens formados nas unidades do Sesc RJ. O projeto considera os percursos biográficos, as dificuldades, os planos de vida e as incertezas sobre o futuro como recursos para a criação de ações que compreendam um olhar diferenciado sobre adolescentes e jovens.