Copa dos Refugiados e Imigrantes acontece no Aterro do Flamengo no próximo sábado

0
268

A terceira edição da Copa dos Refugiados e Imigrantes será realizada nos dias 25 de março e 01 de abril, nos Campos 1 e 2 do Aterro do Flamengo, no Bairro da Glória, e contará com a participação de imigrantes e refugiados oriundos de 14 nacionalidades. Organizada pela ONG Pacto Pelo Direito de Migrar – África do Coração (PDMIG), a Copa de 2022/2023 tem o apoio da Prefeitura do Rio, com as Secretarias Municipal de Cidadania (SECID), Secretaria de Esportes (SMEL), Secretaria de Assistência Social (SMAS), Gerência Executiva Local de Botafogo (Gel Botafogo), e do Serviço Social do Comércio (SESC – RJ), entre outros parceiros.

Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Guiné-Bissau, Haiti, Peru, República Democrática do Congo, Senegal e Venezuela serão os 12 times na disputa, que terá a ainda o reforço de representantes de Camarões e da Síria em campo, durante o torneio.

Além da premiação, que inclui troféus e medalhas para os vencedores, a Copa também busca promover a socialização, a resiliência e a construção de uma base de torcida leal pela causa da imigração e do refúgio.

Nesse objetivo de socialização, o evento abrigará também, no dia 25 de março, a feira multicultural Refúgio em Foco, com 20 barracas com opções de artesanato, gastronomia e arte, comandadas por empreendedores sociais imigrantes de vários países.

Equipe do Procon Carioca estará presente no local, para atendimento e orientações, no que se refere a demandas de consumo. É importante levar documentação pessoal e comprovantes de compras de produtos de serviços, como notas fiscais e boletos.

O secretário municipal de Cidadania, Renato Moura ressalta que o evento chama a atenção para a necessidade de acolhimento e da promoção à integração dos cidadãos, independente de suas nacionalidades. “Promover eventos como a Copa dos Refugiados significa quebrar preconceitos, promover direitos humanos e ultrapassar barreiras culturais com incentivo à inclusão social destes cidadãos na nossa cidade”, afirma Renato Moura.

“O esporte tem essa função de agregar, unir, socializar o cidadão. Para a SMEL é um prazer participar dessa ação tão importante e fundamental nos dias de hoje, que é promover a integração e mostrar que devemos ser solidários com todas as pessoas, independentemente de onde sejam. Os campos foram reformados e estão um tapete. É só rolar a bola. Boa sorte a todos”, diz o secretário municipal de Esportes Guilherme Schleder.

Na opinião do Secretário Municipal de Assistência Social, Adilson Pires, a Copa dos Refugiados e Imigrantes é, sem dúvida, uma ação que a secretaria tem grande carinho. “Atendemos pessoas de todo o planeta que escolhem o Rio de Janeiro como um recomeço, como um lugar de esperança de uma vida feliz. E o esporte torna-se a ponte ideal para diversas organizações e parceiros somarem na busca, também, por uma vida melhor, com dignidade e respeito aos refugiados que vivem em nossa cidade. Além de ser um momento de troca, aprendizado e novas experiências”, destaca Adilson Pires.

Já Mario Udinga, presidente da PDMIG, ressalta a importância integrativa do evento. “Em um mundo onde refugiados e imigrantes são com frequência estigmatizados e marginalizados devido ao racismo e à xenofobia, é fundamental que se promovam ações que fundamentem a quebra desses preconceitos e a garantia de que a terra não tem fronteiras. Nesse sentido, a Copa dos Refugiados e Imigrantes está, a cada edição, nos mostrando que tudo isso é possível, e que um evento com essa magnitude e abrangência aproxima os diferentes, agrega valores humanos e solidários e nos torna um só povo”, diz ele.

Lançada em 2014, a Copa dos Refugiados e Imigrantes ganhou visibilidade como um evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como sua segunda casa. A iniciativa conta com o apoio das Agências das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e para as Migrações (OIM), Ministério da Justiça (coordenador geral do Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE), entre outras instituições, e se consolida como atividade de integração, inclusão social e espaço de confraternização para comunidades migrantes.

 

SERVIÇO


Copa dos Refugiados e Imigrantes

Datas 25/03 e 01/04

Local: Aterro do Flamengo, campos 1 e 2, em frente ao Teatro Prudential

Endereço: Rua do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Horário: 09h às 17h