“Coro do Municipal na Série Mozart” é o destaque do Theatro Municipal Palco Livre

0
716

Um dos maiores gênios da música erudita, Wolfgang Amadeus Mozart, será destaque no Theatro Municipal Palco Livre da próxima quinta-feira (09). O maestro titular do Coro do TMRJ, Jésus Figueiredo, e o diretor teatral Menelick de Carvalho vão bater um papo sobre o compositor austríaco, com destaque para o motetos no repertório de Mozart e José Maurício Nunes Garcia, a direção de imagem e as fotografias inusitadas do Municipal produzidas especialmente para esta série de vídeos, a história por trás das composições e ainda eles vão revelar um olhar para as letras das músicas sobre a perspectiva do pecado, arrependimento, oração e salvação, e suas origens na Bíblia e nos Salmos. O Coro do Municipal na Série Mozart começa às 19h, com transmissão ao vivo pelo Instagram @theatromunicipalrj.

Sobre o maestro Jésus Figueiredo

Jésus Figueiredo é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), onde trabalhando ininterruptamente desde 1999, e atua também junto a Orquestra Sinfônica do TMRJ na preparação de Óperas, dirigindo concertos e na regência de Balés. É também Regente Titular dos Coros e Diretor Musical da Associação Canto Coral (RJ), instituição fundada em 1941 pela maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, e a qual teve como incentivador e patrono o maestro Heitor Villa-Lobos. É bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela UFRJ, onde em diferentes períodos foi Professor de Regência, Prática Orquestral, Canto Coral e Regência de Banda Sinfônica. Ministrou aulas de Análise Musical, Harmonia, Canto Coral e Regência no curso de música na Universidade de Barra Mansa, e atualmente faz parte do quadro de professores da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música.

Sobre Menelick de Carvalho

É diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas. Graduado em Direção Teatral pela UFRJ, e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação sobre a teatralidade contemporânea em espetáculos de ópera. Entre seus trabalhos como diretor, destacam-se suas montagens da ópera “Carmen” de Bizet, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (2017), no Palácio das Artes – Belo Horizonte (2015) e no SESC Glória – Vitória (2019); do concerto cênico desenvolvido sobre “A Missa da Coroação” de Mozart no Teatro Municipal de São Paulo (2021); a estreia mundial da ópera brasileira “O Pagador de Promessas” (Teatro João Caetano – 2006); a peça teatral “Tolstórias” (2019/2020); e o musical americano “Yank!” (Teatro dos Quatro – 2018; Teatro Serrador – 2017). Desde 2009, é o coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos” (2018), bem como pela direção e versões em português de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” (2017), “Sweeney Todd” (2016), “A Festa Selvagem” (2015), “RENT” (2014), “A Chorus Line” (2013); e pela direção e letras originais dos musicais autorais “Hoje é Dia de Rock” (2019), “Tudo sobre Ela” (2012) e “Rebeldia” (2011). Foi assistente de direção nas principais Casas de Ópera do Brasil (TMRJ,TMSP, Palácio das Artes, Theatro São Pedro – SP, CCBB – Rio e Brasília, Teatro Carlos Gomes, entre outros), em mais de 40 espetáculos líricos, acompanhando nomes como André Heller-Lopes, Livia Sabag, Julianna Santos e Antonio Karnewale. Desde 2013, é professor do Bacharelado de Interpretação do Instituto CAL, lecionando as disciplinas Interpretação, Literatura Dramática e História do Teatro. Integrou a equipe do Projeto Ópera no Bolso (2004-2008), dirigiu as Oficinas de Teatro Musical do Espaço Voz Plena (2007-2009), foi professor de Declamação Lírica no Conservatório de Música de Niterói (2010) e fez a coordenação teatral de espetáculos da Escola de Jazz Carlota Portella (2008-2016). No Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), além de ter participado em diversos cursos como professor de Interpretação, também escreveu as letras para o musical autoral “O Cravo e a Rosa” (2019) de Tony Lucchesi e está dirigindo as práticas de montagem “Into the Woods”, “O Beijo no Asfalto” e “Les Misérables”. Ao longo da pandemia, deu diversos cursos on-line de Teatro Musical e História do Teatro para a CAL, o CEFTEM, e escolas de ensino de arte à distância como a VoxCantus e o InCena.

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre, Instituto Cultural Vale e Petrobras apresentam “Coro do Municipal na Série Mozart” com Jésus Figueiredo e Menelick de Carvalho

Data: 9 de setembro – quinta-feira

Live às 19h

Instagram – @theatromunicipalrj

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras