Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Série Mozart On-Line

0
475

O Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comandado pelo maestro titular, Jésus Figueiredo, apresenta a terceira e última parte da Série Mozart On-Line. Desta vez, com o Moteto de Mozart, Ave Verum Corpus, k.618 e em seguida o Moteto de José Maurício Nunes Garcia, Popule Meus, CPM 222.

Nunes Garcia (1767-1830) é considerado o principal compositor de sua época, não somente pelo extenso catálogo de obras produzidas, mas, sobretudo, pelo nível artístico de suas composições, influenciado tanto pela cultura musical popular vigente no Brasil de sua época como por importantes compositores europeus, entre eles Joseph Haydn e o próprio W.A. Mozart.

A Série Mozart On-Line, iniciou no dia 15, seguiu no dia 22, e o último vídeo será transmitido na próxima quarta-feira, (29), no Canal do YouTube – https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro e Facebook do TMRJ https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Programa:

Vídeo Coro On-Line 3

Moteto de Mozart

• Ave Verum Corpus, k. 618

Moteto de José Maurício Nunes Garcia

• Popule Meus, CPM 222

Amadeus Mozart

Sobre Wolfgang Amadeus Mozart (1757-1791)

Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart nasceu em Salzburgo, Áustria. Aos três anos de idade, já fazia acordes no cravo, aos quatro tocava peças curtas, e aos cinco, compunha suas primeiras obras e se apresentava em Munique e na corte imperial de Viena. Aos sete anos viajou pelos principais centros musicais europeus, passando três anos se apresentando nas cortes, nas igrejas e para o público em geral. Suas primeiras sinfonias foram escritas aos dez anos de idade e sua primeira ópera, aos doze. De 1769 a 1773 o jovem Mozart viajou pela Itália, onde aprendeu a dominar com maestria todas as técnicas de composição operística. Em Roma, teria ouvido o Miserere de Gregorio Allegri cantado pelo coro da Capela Sistina e o copiado de memória. Após servir na corte de Salzburgo, viajou para Paris e depois se estabeleceu em Viena em 1781, onde viveu e trabalhou até sua morte em 1791, aos 35 anos de idade. Mozart é amplamente reconhecido como um dos maiores compositores da história da música ocidental. Com Haydn e Beethoven, ele levou ao auge as conquistas da assim chamada Primeira Escola de Viena. Ao contrário de qualquer outro compositor na história da música, ele escreveu em todos os gêneros musicais de sua época. Ocioso seria tentar destacar algumas de suas obras dado o gigantismo de sua produção, mas podemos citar as óperas Le nozze di Figaro (1786), Don Giovanni (1786) – para alguns a maior de todas as óperas – Così fan tutte (1790) e Die Zauberflöte, (1791); suas quarenta e uma sinfonias; seus vinte e sete concertos para piano e orquestra, seus vinte e três quartetos de cordas e sua imensa produção de música sacra, na qual se destaca sua última obra, o Réquiem.

Sobre José Maurício Nunes Garcia

Nascido há exatos 254 anos, José Maurício Nunes Garcia foi compositor, mulato, filho de pretos forros, cravista, organista e padre. Desde a infância, a música fez parte de sua vida: aos 12 anos se tornou professor; aos 16 compôs sua primeira obra Antífona Tota Pulcra Es Maria; aos 17 participou, na fundação, de uma confraria da irmandade de Santa Cecília. Aos 25 anos, entrou para o sacerdócio, e em 02 de julho de 1798, assumiu o posto de Mestre de Capela da Catedral e Sé do Rio de Janeiro.

Com a chegada da Família Real em 1808, José Maurício alcança o cargo máximo que poderia ter um músico naquele período. Ao conquistar a confiança do Príncipe Regente D. João VI, o padre/compositor passa a ser o Mestre da Capela Real. E entre os anos de 1808 e 1811, tem seu período de maior produtividade musical, quando compôs cerca de 70 obras para atender a demanda de seu cargo. E além de compor, outras atividades e atribuições que ele tinha, aumentaram muito com a chegada da corte. Atuava como organista, arquivista, regente, administrador de pagamento de músicos, entre outras funções, o que levou a uma fragilização de sua saúde. E com a chegada ao Rio de Janeiro de muitos músicos de destaque vindos de Lisboa e de diversos países da Europa, rapidamente, José Maurício foi perdendo espaço e diminuindo consideravelmente sua atividade. Entretanto, manteve oficialmente seu título e trabalho como Mestre da Capela Real, e posteriormente Imperial, até o fim de sua vida.

Sobre o maestro Jésus Figueiredo

Jésus Figueiredo é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), onde está trabalhando ininterruptamente desde 1999, e atua também junto à Orquestra Sinfônica do TMRJ na preparação de Óperas, dirigindo concertos e na regência de Balés. É também Regente Titular dos Coros e Diretor Musical da Associação Canto Coral (RJ), instituição fundada em 1941 pela maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, e a qual teve como incentivador e patrono, o maestro Heitor Villa-Lobos. É bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela UFRJ, onde em diferentes períodos foi Professor de Regência, Prática Orquestral, Canto Coral e Regência de Banda Sinfônica. Ministrou aulas de Análise Musical, Harmonia, Canto Coral e Regência no curso de música na Universidade de Barra Mansa, e atualmente faz parte do quadro de professores da pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música.

Programa:

Dia 29 de setembro

Coro On-Line 3

Moteto de Mozart

• Ave Verum Corpus, k. 618

Moteto de José Maurício Nunes Garcia

• Popule Meus, CPM 222

Serviço:

Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na Série Mozart On-Line

Datas: 29 de setembro (quarta-feira)

Horário: 19h

Diretor Artístico: Ira Levin

Direção Musical: Maestro titular do Coro do Theatro Municipal Jésus Figueiredo

Direção de imagem e tradução: Menelick de Carvalho

Edição de Áudio: Miguel Torres

Edição de Vídeo: Fred Vreuls

Site – http://theatromunicipal.rj.gov.br/

Canal do YouTube – https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook – https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal