Acadêmicos do Sossego levará as “Visões Xamânicas” para Sapucaí em 2021

0
722

A Escola de Samba Acadêmicos do Sossego aproveita o Dia do Índio (19/04) para anunciar o seu enredo para o Carnaval 2021. No próximo ano, a Escola de Niterói levará “Visões Xamânicas” para a Marquês de Sapucaí. Desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues, o tema traz uma saga épica imaginada entre o presente e futuro, com a narrativa inspirada em relatos de David Kopenawa o grande Xamã Yanonami.

O enredo abordará o fato em que a humanidade se encontra exatamente, onde grandes profecias xamânicas disseram que chegaríamos: no colapso do planeta provocado por um sistema de ambição e consumo. Consciente do seu papel cultural e social, a Escola do Largo da Batalha abordará o contexto indígena para valorizar a natureza e fará a cidade cantar melodias de esperança e consciência para seu povo.

“Há dois anos eu havia preparado um enredo sobre resistência indígena, eu já cultivava esse desejo de mostrar algo mais ligado às referencias culturais dos nossos povos tradicionais. Durante esse período um amigo historiador me recomendou a leitura do livro “A queda do céu”, uma narrativa da vida do Xamã Yanomami Davi Kopenawa, contando um pouco da cosmologia do seu povo”, revelou o carnavalesco André.

Partindo de uma reflexão sobre a sociedade e cultura de consumo e progresso que o homem não indígena construiu, o enredo sofreu alteração em meio à crise causada pela Pandemia da Covid-19. Atualmente não pensamos o que estamos construindo em sociedade e o porque de não conseguir entrar em harmonia com a natureza. Criamos muitas versões de futuro, mas olha onde estamos: presos em nossas casas sem conseguir interagir e “progredir”.