Em virtude da pandemia, Prefeitura de Itaguaí adota medidas importantes na saúde

0
585

A Prefeitura de Itaguaí definiu as condutas e procedimentos da Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. As medidas foram publicadas na Resolução SMS nº 004, de 06 de abril de 2020.

– Hospital é o Centro de Referência para casos graves de Covid-19

A Prefeitura definiu o Hospital Municipal São Francisco Xavier como o Centro de Referência para casos graves suspeitos de Covid-19. Por conta disso, as visitas foram restritas, momentaneamente, a uma pessoa que não pertence ao grupo de risco entre 16h e 16h30.

– Consultas eletivas suspensas durante a pandemia

As consultas eletivas previamente agendadas foram suspensas nesse período de pandemia e serão remarcadas em um momento oportuno após o término da pandemia de Covid-19.

– Profissionais são remanejados temporariamente durante pandemia

Por conta da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Itaguaí decidiu remanejar temporariamente os profissionais que atuam em algumas unidades de saúde para reforçar o combate à doença.

Considerando a suspensão das atividades, os profissionais lotados no Centro Municipal de Especialidades (CEMES) e no Centro de Especialização de Fisioterapia e Fonoaudiologia (CEFF) foram remanejados para outras unidades de saúde, conforme necessidade do serviço. A mesma coisa acontece com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais das UBS, ESF, CEFF e CAPS.

– ESF e UBS têm novo fluxo de atendimento durante pandemia

Com o objetivo de evitar aglomerações, proteger os profissionais de saúde e combater a Covid-19, a Prefeitura alterou o fluxo de atendimento nas unidades de Atenção Básica, reduzindo em 30% no período de pandemia. Os procedimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) seguirão o fluxo de Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde em Transmissão Comunitária para Covid-19 preconizado pelo Ministério da Saúde.

A coleta de exames nas UBS e ESF fica suspensa temporariamente. A medida se deu por conta do remanejamento de técnicos para o Hospital Municipal São Francisco Xavier. A coleta de exames laboratoriais será mantida apenas para gestantes em acompanhamento de pré-natal, sendo realizada exclusivamente na UBS Vila Margarida.

A atualização de receitas, no que se refere aos programas de Hipertensão e Diabetes, Anticoncepcionais, ou similar, passa ao prazo de seis meses e o fluxo de entrega deverá evitar aglomerações.