Escolas municipais de São Gonçalo preparam atividades para alunos durante a quarentena

0
937

Seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, as escolas públicas municipais estão realizando atividades através das redes sociais de forma optativa. As ações são feitas de acordo com a Portaria 057/Semed/2020, publicada no Diário Oficial da última terça-feira (31), durante o período de isolamento social previsto pelas autoridades municipais na prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19).

Dentro dessa linha de orientação, o Centro Municipal de Referência em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, localizado no Gradim, destaca através das mídias digitais, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta quinta-feira (2) de abril.

Esta é uma data muito significativa para a instituição que lida e convive com o autista e sua família. Nesse dia, o Centro de Referência com seus profissionais, familiares e amigos reservou um tempo para falar da conscientização e respeito, pois a maior dificuldade encontrada quando se trata de autismo ainda é o preconceito e a forma como a sociedade enxerga esse tema e reage a ele.

“Com a realidade que estamos vivendo hoje com o Coronavírus, este ano não poderemos ir às ruas, vestir azul, adiamos a terceira Caminhada do Autismo no município. Porém isso não significa que deixamos de lutar pela conscientização, pois somente com ela conseguiremos mais políticas públicas voltadas para estas famílias tão especiais. Combater o preconceito faz parte de toda sociedade, lutamos por um mundo onde todos tenham a oportunidade de ser iguais e especiais”, declarou Verônica de Sá, diretora do Centro de Referência.

O Centro de Referência Municipal em Autismo, neste momento, está junto com seus profissionais organizando atividades de cada área para orientar os pais neste período de quarentena, e à disposição deles para tirarem dúvidas, auxiliar e acolher a todos.

O Município de São Gonçalo possui leis para o Autismo , dentre elas está a Lei Municipal 561/2014 de 28 de janeiro – que institui a política municipal relativa aos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista e dá outras providências. Essa Lei foi uma conquista para muitos pais e responsáveis que atuam e lutam por esta causa há muito tempo em São Gonçalo.

Alberto Torres também se prepara para enviar atividades para os alunos

A Escola Municipal Alberto Torres (Emat), localizada no Mutondo, que atende alunos da educação infantil, 1º e 2º segmento, e classe especial, também segue as orientações da Semed, preparando atividades para os alunos, que serão disponibilizadas a partir da próxima semana através das rede sociais.

A direção da Escola também destaca em sua página o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com uma mensagem: “A Escola Municipal Alberto Torres ama um…um não, amamos vários alunos com Transtorno do Espectro Autista ou Autismo, que faz parte da nossa família escolar e que traz tantas alegrias no dia a dia da escola.”

Para Rossana Peyrek, diretora da unidade, apesar da quarentena devido ao Covid-19, os alunos estão sempre no pensamento dos profissionais da unidade escolar.

“Olá, meus queridos. Quanto tempo! Não pensem que esquecemos de vocês! Estamos com muitas saudades, mas nesse período de pandemia se faz necessário nos resguardarmos, ficamos em casa pelo nosso bem e pelas pessoas que amamos. Criamos uma página no Facebook, este canal foi criado para que possamos estreitar nossos laços”, declarou Rossana em mensagem.

A diretora acrescentou ainda que em breve vai divulgar através da página, recados e atividades preparadas pelos professores, para os alunos desenvolverem em casa. Destaca que essas atividades não substituem as aulas presenciais. É importante divulgar a página para que mais pessoas possam ser alcançadas.

A página no facebook pode ser encontrada através do nome: Escola Municipal Alberto Torres EMAT
Telefone de contato: (21) 98556-6247

São Gonçalo, 02/04/2020

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Número de acesso(s) : 41