Governo do Estado apresenta novo protocolo para tratamento de pacientes da covid-19

0
767

As unidades de saúde estaduais passam, a partir de agora, a adotar um novo protocolo de tratamento para os pacientes da Covid-19. A informação foi anunciada, nesta terça-feira (19/05), pelo governador Wilson Witzel. Ao lado do novo secretário de estado de saúde, Fernando Ferry, Witzel agradeceu ao ex-diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle por ter aceito o desafio de assumir a pasta em um momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

– O doutor Ferry, com experiência acumulada nesses meses de pandemia, traz uma proposta que pode melhorar o tratamento e evitar a internação de muitos pacientes. Se nós aplicarmos em larga escala, mudando esse protocolo, certamente poderemos enfrentar a doença, o que reduzirá necessidade de CTI e aumentará nossa chance de rápida retomada da economia. Nós estamos em uma guerra – disse o governador.

De acordo com o secretário de Saúde, novos estudos científicos apontam que o tratamento deve ser precoce, quando os pacientes ainda não apresentam falta de ar e, por isso, não necessariamente precisariam ser entubados.

– Temos que tratar este paciente de forma muito precoce. Hoje, o protocolo é medicação e, caso o paciente tenha falta de ar, é orientado a voltar à emergência. Mas quando o paciente retorna ao hospital, ele já está com 50% do pulmão comprometido. A partir daí, não tem jeito. O novo protocolo que vamos adotar diz que, quando a pessoa entrar na fase 2, vamos administrar dois medicamentos: anticoagulante e corticoide. Se o paciente é internado nesta fase, com 25% de comprometimento pulmonar, e com estes remédios, evitamos a evolução do quadro. Isso está dentro das prerrogativas do SUS – explicou Fernando Ferry.

Ainda de acordo com o secretário de saúde, nesta quarta-feira (20/05), 135 respiradores chegarão para equipar o hospital de campanha do Maracanã.

– Na próxima semana, em data a ser definida ainda, nós teremos mais 160 respiradores – acrescentou o secretário, afirmando que eles serão destinados ao hospital de campanha do Maracanã.

Indagado sobre o novo cronograma de inauguração dos hospitais de campanha do estado, o governador lembrou que foi criado um comitê para acompanhar a evolução das obras realizadas pela organização social Iabas.

– A todo momento, eles (a OS) apresentavam uma justificativa diferente. Tudo isso será avaliado e, se eles não cumprirem com o que está determinado, serão punidos e eu, pessoalmente, vou decidir pela inabilitação da empresa – disse.

Flexibilização gradual a partir de junho

Com relação à flexibilização das medidas restritivas no estado, Witzel disse que a análise da curva de contaminação no Rio de Janeiro é feita semanalmente. Mas adiantou que algumas iniciativas já podem ser estudadas e colocadas em prática no mês de junho.

– O isolamento social é uma avaliação que fazemos de forma semanal. Pela evolução das contaminações, acredito que, no mês de agosto, já possamos ter uma quase plena retomada da economia. Estou trabalhando, inclusive para fins econômicos das finanças do estado, com a retomada gradual da nossa atividade econômica já no mês de junho. Espero que, partir do dia 1 de junho, nós já possamos pensar em algumas mudanças – adiantou o governador.